sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA A POSTURA?






Ter uma boa postura evita a flacidez e o encurtamento dos músculos que geram diversos males, dentre eles a dor nas costas. Os pais devem ficar atentos, filhos com má postura, com os ombros voltados para frente, jogados no sofá ou cadeira quando se sentam.

Os exercícios físicos são fundamentais para fortalecer os músculos, que fortalecidos são capazes de suportar o próprio peso corporal com mais facilidade e ainda promovem a liberação de substância do cérebro, que geram uma sensação de bem estar e mais disposição para realizar as atividades do dia a dia. 

A prática de qualquer atividade física é o primeiro passo para ganhar uma boa consciência corporal e evitar dores crônicas relacionadas à má postura. Os melhores exercícios são aqueles que se gosta de fazer, para não cansar ou enjoar com facilidade, mas claro que existem alguns mais apropriados para manutenção de uma boa postura e fortalecimento dos músculos.



Exemplos de exercícios físicos que colaboram para uma boa postura são o ballet, a musculação, a equitação, a dança, o Pilates, a natação e a prática de sessões de RPG.


A Reeducação Postural Global (RPG) é o mais voltado para a recuperação de uma boa postura no dia a dia. 

A Reeducação Postural Global é uma atividade voltada para um estilo de vida mais saudável, cujo objetivo está ligado a corrigir as alterações da postura que causam dor ou desconforto, harmonizar o corpo de uma maneira global levando em conta as necessidades individuais. É recomendado tanto para pacientes que sofrem dores quanto para os que buscam apenas viver em harmonia com o corpo. A RPG trabalha o desbloqueio da respiração, alongamento muscular e aumento do espaço articular para que se possa chegar a um equilíbrio global do corpo.

Outro aspecto importante da prática rotineira de exercícios físicos é a diminuição considerável de ganho de peso, afastando a preocupação com a obesidade. Com o peso equilibrado e os músculos fortalecidos diminuem as possibilidades de sobrecarga na coluna.

Deve-se evitar a inatividade que causa tensão muscular e fraqueza, permanecer em uma mesma posição por muito tempo ou ter um estilo de vida sedentário não é apropriada para quem quer adotar a boa postura como estilo de vida. Comece seu programa de postura perfeita, se tiver dificuldade procure um profissional fisioterapeuta RPGista.


Como é o tratamento de RPG?

A RPG deve ser aplicada por fisioterapeutas RPGistas, ou seja, que participaram do curso preparatório ministrado por Philippe Souchard.  


O tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana com cerca de 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta acompanhante. 


Logo na primeira avaliação pode se ter uma idéia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento.


Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.
Fonte:.rpgsouchard










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário