quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PILATES: EQUILÍBRIO ENTRE CORPO E MENTE



Equilíbrio entre corpo e mente



Método, que vem fazendo sucesso nas clínicas de fisioterapia, consiste em um sistema diferenciado e único de reforço e alongamento muscular



Para quem quer trabalhar com o alongamento dos músculos sem sobrecarga e com precisão de movimentos, nada como a prática do pilates, que atualmente vem sendo responsável pela superlotação das clínicas de fisioterapia de Campos.  


O método foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates em meados de 1914 e consiste em um sistema diferenciado e único de reforço e alongamento muscular . O Pilates tem seis princípios básicos de funcionamento, que devem ser respeitados para sua correta aplicação, que são: concentração, controle, centro, movimento fluído, precisão e respiração.De acordo com a fisioterapeuta Cláudia Duncan, todos os princípios devem estar presentes nos exercícios para que não ocorra lesão nem sobrecarga, evitando as compensações e as tensões musculares.

 http://fisioterapiaquintana.com.br/




“É importante, para o sucesso do Pilates, que todos os movimentos sejam completamente controlados pela mente. Movimentos e atividades sem controle levam à um conjunto de exercícios contraproducentes, uma vez que se perdeu o foco do real objetivo em questão. O método enfatiza o fortalecimento do centro de força, composto pelo abdômen, pela parte inferior das costas e nádegas e pelos órgãos internos”, explicou.


Cláudia ainda ressalta que praticamente todos os exercícios têm seu foco no centro de força, para estabilizar e permitir o alongamento. Movimentos centrados levam a uma cintura mais fina, um abdômen mais definido e uma postura correta.


Entre outros benefícios da prática estão a consciência corporal, a melhora da postura, da autoestima, do combate ao estresse, o alívio das dores musculares, a prevenção da incontinência urinária, a silhueta mais fina, melhor coordenação motora e mais flexibilidade. Todos esses fatores contribuem para uma vida mais saudável.

                        http://fisioterapiaquintana.com.br/


Para quem procura praticar o Pilates para perder peso, a fisioterapeuta explica que o método não é considerado para o emagrecimento, pois tem baixo gasto calórico.


“A grande maioria dos pacientes procura o método do Pilates achando que vai emagrecer com a prática dos exercícios, mas isso é um mito. O Pilates é maravilhoso não somente para o corpo, mas também psicologicamente, pois envolve muita concentração. Quando associado a uma dieta saudável e a prática de exercícios, seus benefícios são ainda melhores e mais rápidos”, garantiu.

Para quem está interessado na prática, o método Pilates pode de ser feito dos 10 aos 100 anos, por grávidas e também por portadores de necessidades especiais. Cada aula, que na maioria das vezes é realizada entre duas e três vezes na semana, dura cerca de uma hora
Fonte:.jornalterceiravia.

                         http://fisioterapiaquintana.com.br/










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário