domingo, 17 de outubro de 2010

PRESSÃO BAIXA? O QUE FAZER?


PRESSÃO BAIXA PODE SER 
SINTOMA DE DOENÇA GRAVE
Apesar de ser comum, especialmente, no calor, as pessoas atribuírem algum mal-estar à pressão baixa e comer sal para normalizar a pressão, em geral, o diagnóstico está errado e comer sal não resolve nada, ou pior, pode ser perigoso. Além disso, se a pessoa freqüentemente sente mal-estar, deve recorrer a um médico isso é sintoma de várias doenças graves.

A pressão arterial normal é 12x8, como se fala popularmente. Para ser considerada baixa, deve ficar próxima a 9x6 e a pessoa deve apresentar alguns sintomas, como tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço, podendo até desmaiar. “A redução do fluxo sangüíneo nas artérias leva à deficiência de sangue no cérebro e à queda da pressão”, explica o Dr. Abrão José Cury Jr., diretor da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, médico assistente da Universidade Federal de São Paulo e cardiologista do Hospital do Coração.

Porém, não existe uma doença definida como pressão baixa, mas se a pessoa tem queda de pressão com freqüência deve investigar porque pode ser sintoma de outras doenças, como deficiência na produção de cortisol, problema na supra-renal e disautonomia vagal (elevação ou redução da frequência cardíaca com redução da pressão arterial).

Pessoas com insuficiência cardíaca em estágio avançado têm dificuldades para manter a pressão arterial estável. Infecções também podem ser responsáveis por queda de pressão. Remédios para emagrecer, compostos por diuréticos e laxantes, podem provocar perda de líquido, o que leva à queda da pressão. A causa mais simples da queda de pressão é a desidratação, provocada pela perda de água e de eletrólitos através do suor, somada a vasodilatação, causada pelo calor.

Pessoas com mais de 60 anos com freqüência têm problemas circulatórios, cujos sintomas podem ser confundidos com queda de  pressão. Alguns remédios para hipertensão provocam mal-estar, também confundido com pressão baixa, principalmente, quando se levanta rapidamente.

A pressão baixa pode ser perigosa quando provocada por problemas graves, como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, desidratação, hemorragia, podendo até chegar à morte. De qualquer forma, deve-se procurar o médico para descartar doenças graves e para saber quais medidas adotar para evitar o mal-estar.

O Dr. Abrão orienta: “Quando houver queda de pressão, a pessoa deve ficar deitada com a barriga para cima. Se estiver vomitando, deve ficar de lado. Se não estiver vomitando, deve ingerir líquidos, como água, isotônicos e soro caseiro, e se alimentar bem. Comer sal não é bom, apesar de ser um hábito muito difundido, pode não adiantar nada e, dependendo do problema de saúde da pessoa, pode até ser perigoso”.

4 comentários:

  1. bem interesante, bem ao contrário do que eu pensava no termo de comer coisa salgada na hora da pressão alta!

    ResponderExcluir
  2. aminha espoza esta com dor de cabeça muito forte e moleza e presao baixa?

    ResponderExcluir
  3. Tenho problemas com pressão baixa mesmo assim posso fazer caminhada por que eu também tenho problema de colesterol alto então tenho de manter o nível do colesterol o que tevo fazer?

    ResponderExcluir