domingo, 31 de outubro de 2010

QUAIS AS VANTAGENS DA PLATAFORMA VIBRATÓRIA?

Principais Vantagens
- Treino curto. De 15 a 45 minutos;
- Resultados rápidos;
- Aumento da força e definição muscular;
- Combate à celulite;
- Aumento da circulação sanguínea através da drenagem;
- Aumento de equilíbrio e de coordenação;
- Preserva as articulações;
- Aumento da densidade óssea;
- É seguro contra lesões;
- Ajuda a reduzir a dor;
- Aumento da taxa metabólica;
- Melhora da flexibilidade;
- Massagem terapêutica;
- Estimulação do intestino.

Este equipamento promove a combinação de exercícios físicos com a contração muscular, fortalecendo ossos e músculos em curto espaço de tempo. 30 minutos, em média, é o suficiente. 

Além disso, a passagem da vibração estimula os sistemas muscular, cardiovascular, endócrino, tegumentar, linfático, nervoso, respiratório e ósseo.
 
A vibração é transmitida pelo corpo através do ponto de contato da pessoa com a base da plataforma e se desloca em três eixos, tendo ênfase no eixo vertical. 

É através da vibração que os exercícios são potencializados conseguindo atingir até 100% das fibras musculares, o que é praticamente impossível com o exercício comum.

Sobre a plataforma, que vibra em várias direções de trinta a cinquenta vezes por segundo, a pessoa executa movimentos como agachamentos e abdominais, só que com os músculos contraídos pela necessidade de manter o equilíbrio, o que pode multiplicar por cinco a intensidade do exercício.





Restrições
  • mulheres grávidas, 
  • crianças menores de oito anos, 
  • pacientes com doenças cardíacas ou vasculares severas, 
  • portadores de tumores, 
  • epiléticos, 
  • portadores de próteses no joelho, bacia ou pinos metálicos  portadores de hérnia de disco grave. 
  • Qualquer outro problema de saúde deve ser discutido com o médico.

Mecanismo  
O mecanismo da plataforma vibratória foi desenvolvido, na antiga União Soviética, para combater a perda óssea ocorrida na permanência dos astronautas no espaço. 

Sua primeira aplicação foi no tratamento da osteoporose e posteriormente para melhorar o desempenho de atletas olímpicos e na recuperação após atividades físicas. Aprimorado na Holanda, no início da década, o aparelho foi adaptado para tratamentos de saúde e estéticos.

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA
NESTE BLOG EM
25 FEV 2010





4 comentários:

  1. quantas vezespor dia pode ser usada a paltaforma?e qual o tempo de intervalo

    ResponderExcluir
  2. Ana Delfina

    Tudo vai depender de acordo com o objetivo desejado,
    Em geral, podem ser indicadas de uma a cinco sessões por semana.

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  3. quantos minutos por dia e indicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A utilização de sessões de apenas 10 minutos, três vezes por semana é o bastante para se obterem resultados significativos, sem que haja o inconveniente e a necessidade de trocar de roupa, para uma utilização eficaz deste aparelho.

      A força física ou de vontade também não são requisitos essenciais, pois é a estimulação mecânica criada pela máquina que potencializa o exercício físico.

      Os investigadores desta tecnologia concluíram que os resultados obtidos, utilizando os já referidos 10 minutos por sessão, superam, ou no mínimo equivalem, aos resultados obtidos com 1 hora de qualquer atividade tradicional esportiva.

      Nos últimos 30 anos têm-se realizado na Holanda, na Alemanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha, na Finlândia, na Itália, em Israel, nos E.U.A. investigações científicas para avaliar as consequências do estímulo vibratório sobre o metabolismo humano.

      Tem-se concluído que este estímulo possui uma ação peculiar sobre a musculatura humana:
      O fato desta se contrair e relaxar involuntariamente 30 a 50 vezes por segundo em resposta a uma vibração que é ajustável em frequência, duração e amplitude, faz com que os músculos estimulados o sejam quase a 100%, de forma muito menos arriscada e estressante, por quase não haver mobilização das estruturas intervenientes – (ligamentos, articulações, tendões e músculos,) e a duração dos exercícios ser mínima – a maioria das vezes 30 segundos.


      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe

      Excluir