sexta-feira, 15 de novembro de 2013

COMO É A RPG NA PRÁTICA (Reeducação Postural Global) ?

A RPG tem oito posturas que trabalham o corpo todo simultaneamente, dando ênfase, cada uma delas, a uma cadeia muscular. As posturas nada mais são que movimentos lentos, graduais e progressivos que duram, em média, 20 minutos cada. A sessão de RPG dura uma hora e os tratamentos variam de uma a dezenas de sessões, mas a média é de 12 sessões. O objetivo é alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem a ficar nas posições fisiologicamente corretas. Dessa forma podemos nos manter em posturas adequadas sem o esforço que você deve estar fazendo agora, tentando manter a postura correta (você ainda está lá, né?).



Mas, antes que você jogue a revista na cadeira e comece a praticar RPG sozinho em casa, é bom avisar: o tratamento é personalizado, pois parte do princípio de que cada pessoa é única. Ou seja, cada um se entorta de seu jeitinho especial. Por isso, sim, é preciso ir a um especialista, nem que seja para descobrir que posturas são as mais adequadas a você e, principalmente, como fazê-las corretamente. Quem tem algum tipo de lesão não pode, de forma alguma, realizar o método sem o acompanhamento de um fisioterapeuta com especialização em RPG.

Para os demais, se a grana estiver curta - no Brasil as sessões variam de 50 reais a 200 reais - até dá para fazer autoposturas seguindo passo a passo as instruções de algum livro sobre o assunto - como é indicado para as pessoas que realizaram o tratamento e desejam manter os benefícios. Mas antes é essencial fazer uma avaliação com um profissional.

Eu mesma fiz, diz Ana Cristina Igai.  Funciona assim: a partir da análise de sete zonas do corpo - cervical, ombros, dorsal, lombar, bacias, joelhos e pés - e dos sintomas relatados pelo paciente, o profissional indica os exercícios de respiração e as posturas a serem seguidas. "Se não houver dor, procuro o que mais sai da fisiologia do corpo".

Eu, por exemplo, me queixei de dor na cervical e me indicaram algumas posturas. Antes, porém, me ensinaram exercícios de respiração e, quando comecei a fazê-los, a fisioterapeuta me disse: você precisa aprender a respirar. Achei curioso. Nunca pensei que eu não soubesse respirar porque, bem ou mal, estou viva. Mas lembra da história, lá em cima, da defasagem das trocas? Pois é, sou mais uma vítima.

Ela me explicou que eu deveria soltar mais o ar, "enchendo o barrigão". Mas eu não conseguia. Por um momento desisti do exercício, mas logo engrenei de novo e tive a ingenuidade de dizer: "Vou tentar outra vez". "Outra vez? Por acaso em algum momento você parou de respirar?", disse ela. Entendi. Era para tentar o tempo todo, a cada respiração, como você, que está aí, mantendo a postura o tempo todo, sem esmorecer.

E assim foi a sessão, cheia de micos. Eu sempre querendo me movimentar mais rápido e com mais força do que era preciso. Mas aprendi que, na RPG, devemos usar a força natural dos gestos. E que, quanto maior o tempo em cada movimento, maior o alongamento. É preciso paciência, porque os músculos precisam se acostumar às novas posturas. Por isso propus aquele desafio a você no início da matéria. E aí, como se saiu? Se não conseguiu se manter na posição até agora, pense bem: você pode estar precisando de RPG.
Fonte: http://boaforma.abril.com.br









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário