sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

INCONTINÊNCIA URINÁRIA - A CAUSA PODE SER UMA FRAQUEZA MUSCULAR DO ASSOALHO PÉLVICO

Caracterizada pela incapacidade de segurar a urina, a incontinência urinária atinge 10 milhões de brasileiros de todas as idades, sendo duas vezes mais comum no sexo feminino, afirma a Sociedade Brasileira de Urologia.

Mulheres, crianças e idosos sofrem mais com o problema, que pode ser prevenido e tratado com exercícios ou cirurgia, nos casos mais graves.

O assoalho pélvico é um dos grupos de músculos do corpo que sustenta sua bexiga, intestinos e útero.


Localizado entre suas pernas, os músculos do assoalho pélvico têm um formato em arco e vão desde seu osso púbico na parte frontal até a base da coluna nas costas. Quando esses músculos ficam frouxos ou pouco fortalecidos, podem acontecer vazamentos involuntários da bexiga ou do reto. Por isso, exercícios para fortalecer o assoalho pélvico devem ser feitos todos os dias.





Os três tipos principais de incontinência urinária são:

Incontinência de esforço – ocorre durante algumas atividades, como tossir, espirrar, rir ou realizar exercícios.


Incontinência de urgência – envolve uma necessidade súbita e forte de urinar, seguida de uma contração instantânea da bexiga e a perda involuntária de urina. Não há tempo suficiente para chegar ao banheiro quando você percebe que precisa urinar.
Incontinência de sobrefluxo – ocorre quando a bexiga não se esvazia por completo, o que leva ao gotejamento.


Incontinência mista – envolve mais de um tipo de incontinência urinária.



Exercícios  simples  para o músculo do assoalho pélvico:






Contraia os músculos lentamente apertando seu ânus e puxando sua vulva para dentro. Segure contando lentamente até 10 (ou o máximo que conseguir), depois lentamente relaxe os músculos. Repita 10 vezes. 

Quando você estiver acostumada com os exercícios, alterne contrações lentas com uma série de 10 apertões rápidos (contrair e soltar), depois repita o exercício, mas lentamente. Repita o maior número de vezes possível ao longo do dia.

Você pode fazer esse exercício quando estiver assistindo TV, trabalhando no seu computador ou em pé no chuveiro. São super discretos, ninguém irá saber que você está se exercitando.

Perder xixi não é normal. Se isso começar a acontecer com frequência, procure um médico ou um Fisioterapeuta especialista na saúde da mulher 

Por falta de informação ou até por vergonha, muitos indivíduos partem direto para o uso de fraldas ou absorventes. Este problema destrói a qualidade de vida e pode ser resolvido, às vezes sem intervenção cirúrgica.
Fonte: boapostura.com.br







VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
20 MAR 2011
EXERCÍCIOS DE KEGEL PARA CONTROLAR A INCONTINÊNCIA URINÁRIA


.


2 comentários:

  1. Uma pessoa com 94 anos de idade pode melhorar da incontinência com este exercício? É o caso de minha mãe que se sente muito mal com o problema.

    ResponderExcluir
  2. Raisa
    Muitas vezes, a incontinência urinária é considerada, equivocadamente, pela família e pelos amigos, como parte natural do envelhecimento.


    A incontinência urinária é um estado anormal de saúde, e que com o devido acompanhamento , na maioria das vezes, os casos podem ser resolvidos ou minorados.

    Muitos indivíduos podem recuperar o controle vesical, modificando alguns comportamentos, como por exemplo:
    - urinar em intervalos regulares, a cada 2 ou 3 horas, para manter a bexiga relativamente vazia;
    - evitar bebidas irritantes para a bexiga, como por exemplo, as que contêm cafeína;

    As técnicas de treinamento vesical, que englobam os exercícios da musculatura pélvica, são muito úteis. A fisioterapia pode auxiliar no ensino destes exercícios, que implicam na contração repetida da musculatura, várias vezes ao dia, para desenvolver a resistência e o aprendizado da utilização adequada da musculatura, nas situações que provocam incontinência urinária.


    Atenciosamente
    Roberto Quintana

    ResponderExcluir