segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BENEFÍCIOS DO RPG

rpg-souchard

Philippe Souchard- criador do método-

desenvolvendo uma das inúmeras posturas
praticadas na RPG(Reeducação Postural Global).




RPG previne e corrige erros de postura

É muito raro uma pessoa que trabalha e vive na cidade grande não se queixar de dores na coluna ou tensão muscular. O estresse, os problemas e o ritmo alucinado do dia-a-dia deixam seqüelas no corpo do indivíduo. O organismo é forte, mas tem seus limites. Um dia, ele manifestará os problemas causados pela pressão a qual está constantemente submetido. Quando isso acontece, a solução pode estar nas terapias corporais.

Por todo o Brasil, existem diversos especialistas dispostos a resolver o problema das vítimas da má postura. São os "rpgistas", ou seja, fisioterapeutas que trabalham com o método denominado RPG - Reeducação Postural Global, criado pelo frânces Philippe Souchard. As pessoas que procuram a técnica não apresentam necessariamente dores musculares ou nas articulações. Muitos, mesmo os que praticam esporte, desejam apenas conhecer melhor o seu corpo, sem preocupação direta com a melhora da postura.

Como o nome já indica, a principal característica do RPG é cuidar do paciente de forma integral, diferentemente da fisioterapia tradicional, que tem a atenção voltada apenas à queixa imediata do paciente, como uma dor aguda, por exemplo. O corpo é uma rede de músculos interligados e as reações sempre ocorrem em cadeia.

Forçados em posições estranhas, os músculos se travam e deixam de trabalhar direito. Daí, com o tempo, surge a dor. O que o RPG busca neste sentido é corrigir a musculatura, ou seja, dar um fim à causa do problema. Os resultados costumam ser excelentes, como comprova uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, que comparou os efeitos do RPG com os efeitos da fisioterapia clássica. A reeducação postural se mostrou mais eficiente, tanto em derrotar o sofrimento como em evitar dolorosas recaídas.

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO RPG


  • O RPG é famoso por tratar os casos de hérnia de disco, quando as estruturas com função amortecedora entre as vértebras saem do lugar.
  • Lordose, escoliose e cifose também podem ser resolvidas ao longo de algumas sessões de RPG.
  • A reeducação corrige desvios nos joelhos e nas articulações, em geral.
  • Não cura, mas ajuda muito quem tem artrite, fibromialgia, dores de cabeça e lesões causadas pelo esporte.
  • O método não trata apenas só onde dói, mas sim o corpo todo, da cabeça aos pés.
  • O tratamento alonga e fortalece os músculos que estão fora de forma.



Fonte: Karin Dauch











VEJA NESTE BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário