quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

QUANDO PASSAMOS DO LIMITE NOS ESPORTES


Seu corpo tem limites e precisa que sejam respeitados.

A síndrome do supertreinamento (ou overtraining, como chamam os especialistas) traz riscos sérios à saúde.

O overtraining pode ser definido como sendo a condição na qual as pessoas apresentam baixo nível de desempenho, apesar do treinamento continuado ou até mesmo aumentado (Maughan, Gleeson e Greenhaff, 2000).
A grande causa do estabelecimento do estado de overtraining é o excesso de exercício, conduzindo a uma resposta de estresse, intensificada pelo tempo insuficiente de recuperação entre os períodos de atividade.

Cada pessoa tem características diferentes, portanto suporta sobrecargas diferentes de treino.
O profissional que estiver lidando com o atleta ou paciente em questão, precisa ter sensibilidade para observar e graduar a evolução do programa, sem exigir demais .
Este profissional pode ajudar neste processo, distinguindo o esforço que é parte do desenvolvimento daquele que representa uma agressão ao organismo.

Mas a auto-avaliação é fundamental .
Alguns alertas do corpo indicam quando a evolução está sendo feita com sobrecarga EXAGERADA. Notando mais de três dos sinais abaixo, vale uma reavaliação do método de treinamento usado e, quem sabe, retroagir uma etapa.

OBSERVE:
- taxas sangüíneas alteradas
- irritabilidade
- insônia
- freqüência cardíaca basal aumentada
- freqüência cardíaca nos treinos aumentada
- falta de apetite
- perda de peso
- cansaço excessivo
- sono excessivo durante o dia
- falta de libido
- ausência ou desregulagem do ciclo menstrual (mulheres)
- dificuldade de recuperação no pós-treino
- contusões e resfriados freqüentes
- dores de cabeça
- sede anormal
- ansiedade
- sudorese aumentada
- depressão

No início é bem difícil fazer isso. O corpo está acostumado ao sedentarismo e vai responder com dores e cansaço.
Com um mês de atividade, mais ou menos, esta percepção já vai estar melhor. E, cada etapa, vai ficando mais simples reconhecer e vencer os limites de forma natural e saudável.

O ideal é sempre começar com uma carga de treino mais leve. À medida que o organismo responde positivamente, há um aumento gradativo, num processo constante.

Caso perceba a síndrome do overtraining, o descanso é essencial. Embora para alguns a idéia de parar seja muito difícil. É preciso um tempo de recuperação de pelo menos duas semanas para a recuperação.

Dependendo do caso
apenas mudar de modalidade pode resolver.


Por exemplo, um atleta de corrida que apresente os sintomas do overtraining, pode parar os treinos de corrida e passar a treinar na piscina, fazendo uma atividade mais leve e relaxante. Depois ele poderá voltar aos treinos de corrida numa intensidade menor e ir progredindo aos poucos através de um novo planejamento de treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário