segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CARACTERÍSTICAS DE UMA CADEIRA ERGONÔMICA


Atualmente, sentar não é mais uma mera questão de descanso enquanto comemos, conversamos, relaxamos, é a posição que assumimos para trabalhar.

O Sentar um dos atos mais básicos do ser humano

Uma das conseqüências da era da informação é um número cada vez mais expressivo de pessoas que permanecem sentadas por períodos mais longos, geralmente de forma incorreta. E o que é pior, com um corpo que, na verdade, foi concebido especificamente para o movimento.

O ato de sentar, embora muito simples e cotidiano, envolvem vários movimentos.

Somente o sentar ativo, amplamente adaptado ao ser humano e suas necessidades, é capaz de atender às demandas do futuro.

Como considerar uma cadeira ergonômica?


Para ser uma cadeira de escritório ergonômica ela tem que:

  • Ter regulagem da altura do espaldar ou encosto suficiente para que a região lombar das costas seja devidamente apoiada.
  • O espaldar deve abraçar a região lombar e, portanto, deve ter no mínimo 41 cm X 26 cm. Ideal 40 cm x 35 cm.
  • O espaldar deve proporcionar pressão positiva na lombar.(O ideal é o contato permanente da lombar ou chamado "permanent contact").
  • Cuidado com a largura do espaldar e sua curvatura. Algumas cadeiras de escritório possuem curvatura muito acentuada que associada ao contato permanente não proporcionará conforto.
  • A regulagem da altura do assento da cadeira de escritório deve ser multi ponto com amortecedor e pistão (a gás ou mecânico).
  • As espumas da cadeira devem ser de poliuretano injetado para o assento e espaldar e devem ter garantia com testes comprovados de sua durabilidade de compressão e controle da densidade ponto a ponto.
  • Apenas a espessura da espuma e densidade sem especificar em quais pontos não garante este particular. O que se quer é uma força de reação ao nosso peso sobre as nossas nádegas o mais uniforme possível a fim de se evitar tensões.

Portanto comprar a cadeira para seu escritório de maneira certa você vai estar, contribuindo para a saúde do trabalhador, diminuindo dores nas costas, ensinando bons hábitos e zelando pelo bolso de todos principalmente dos patrões.

É de fundamental importância treinar os trabalhadores com uma boa dose de ergonomia de conscientização assim que novas cadeiras ou qualquer outro produto ergonômico sejam implantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário