domingo, 28 de fevereiro de 2010

FATORES QUE DETERMINAM O ENVELHECIMENTO ATIVO

As melhorias das condições de vida dos idosos, proporcionando um envelhecimento ativo, evidenciando principalmente a ação tem sido um dos principais temas discutidos em congressos de gerontologia nacionais e internacionais.

O objetivo é permitir que os idosos continuem envelhecendo trabalhando com a sociedade. “O ideal é que eles não fiquem ociosos e saibam o quanto é importante o papel social que possuem”.

Dados de uma pesquisa realizada no Japão revelaram que as pessoas com falta de contato social tinham uma vez e meia chances de morrer nos três anos seguintes do que as que possuíam apoio social.

Entre os apoios sociais necessários para as boas condições de vida, enumera os principais:

Moradia segura: para evitar acidentes domésticos. E também a boa conservação de calçadas e vias públicas que é uma responsabilidade do poder público, que tem uma negligência histórica em cima disso.

Fatores psicológicos: falta de motivação, falta de socialização e falta de confiança.

Fatores sociais: solidão e isolamento.

Fatores comportamentais: Abuso de álcool e medicamentos.

Violência e abuso contra o idoso: Não adianta ter um Estatuto do Idoso, um código de defesa se ele mesmo não consegue se defender das injustiças sociais.

Exclusão: falta de educação e alfabetização.
Os principais fatores que determinam o envelhecimento ativo são: renda, trabalho e proteção social (que na verdade não existe, pois se o idoso precisa de um atendimento médico, procura um posto de saúde, chega lá e não recebe atendimento, onde fica a proteção social que ele tem direito?).

Entre os principais desafios que deverão tornar prático este envelhecimento ativo está: transporte gratuito e de qualidade, criação de uma imagem mais positiva dos idosos e redução da injustiça social.  

Referência:
Envelhecimento Ativo – OMS, 2002












.

Nenhum comentário:

Postar um comentário