quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PRÓPOLIS ACELERA A CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS


A SUBSTÂNCIA DÁ UMA BELA AJUDA
À REGENERAÇÃO DA PELE

Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da coleta de resinas da flora (pasto apícola) da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica.

Tem sido utilizada na medicina popular por vários anos, com funções variadas, porém pouco se encontra relatado cientificamente na literatura sobre a própolis.

Acredita-se que a própolis tenha várias atividades
farmacológicas, dentre elas, destacam-se seus efeitos antimicrobianos, bactericidas, antimicótico, antiinflamatório, adstringente, além dessas alguns autores relatam atividade anestésica e citostática

As propriedades antibióticas e fungicidas desta substância, que em nossa língua se chama própole, eram conhecidas desde a mais remota antiguidade pelos sacerdotes egípcios e pelos médicos gregos e romanos, assim como por algumas culturas sul americanas.

Estudos das últimas décadas atribuem à própolis a melhora no tratamento de queimaduras, cicatrização e ulcerações (MUJALLI, 1999).

Na composição química desse produto destacam-se os flavonóides, grupo de substâncias as quais são atribuídas propriedades antibióticas. Além disso, a própolis apresenta propriedades cicatrizante e antiinflamatória.


Composição química da própolis

Resinas e bálsamos aromáticos: 50%
Ceras: 25 a 35%
Óleos essenciais: 10%
Grãos de Pólen: 5%
Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B.
Flavonoides: Ésteres cafeinados.




A PRÓPOLIS É UM EXCELENTE CICATRIZANTE DE LESÕES

Com potente ação antimicrobiana, a própolis elimina bactérias, como a Staphylococcus aureus, que normalmente se instala na lesão cutânea.

A enzima catepsina presente na composição da própolis estimula a remoção da pele lesada e o crescimento de novo tecido.

Para "fechar" a ferida, a própolis intensifica a multiplicação das células do local. Assim a pele se regenera.



13 comentários:

  1. maravilosa essas imformacãoes

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, otimas respostas.

    ResponderExcluir
  3. Info verdadeiras.. Na verdade usei em dermatite atopica q so reagia a corticoide oral. Em 2 dias a propolus vrrde m curou!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se a própolis queima quando passado nas feridas ...Obrigada pelas informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A própolis é uma substância produzida pelas abelhas para proteger a colmeia de vírus e bactérias. Por isso, ela atua como um antibiótico natural, capaz de combater uma série de doenças.

      Dentre os ingredientes que compõem a própolis, encontramos alguns minerais importantes, como: cálcio, ferro, magnésio, silício, bromo e zinco.

      Ela também contém bioflavonoides, que funcionam como antioxidantes. Essas substâncias são as grandes responsáveis pela ação antibiótica da própolis. Outra informação relevante é que a própolis facilita a absorção de vitamina A e vitaminas do complexo B.

      Devido a essas substâncias benéficas, a própolis possui diversas propriedades terapêuticas. Além de funcionar como antibiótico, ela também atua como analgésico, broncodilatador e cicatrizante.

      Por mais que a própolis seja um produto natural, não devemos exagerar nas quantidades. A própolis não queima quando passada sobre as lesões. Além disso, é sempre importante consultar um profissional para conhecer a quantidade indicada para o seu caso.

      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe

      Excluir
    2. O q se diz q "arde" é o alcool utilizado no extrato de propólis, mas existem extratos que usam água purificada, que não ardem.

      Excluir
  5. Faz efeito em cicatrizes com cerca de 3 meses? Queimadura neste caso..

    ResponderExcluir
  6. senti diferença na cicatrização em 12 horas

    ResponderExcluir
  7. Minha Mae corto o peito do pe e formo uma ferida pois deu ponto e nao fechou,posso pass a o propolis direto na ferida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bactericida (mata bactérias), fungicida (mata fungos), anticancerígeno, antiviral, alivia a dor pois possui propriedades analgésicas, além de ter muitos outros benefícios que estão sendo estudados. Pode-se colocar no ferimento, porém provavelmente vai arder um pouco na hora, mas o custo benefício é muito bom.

      Excluir