domingo, 13 de dezembro de 2009

DOR NA SOLA DOS PÉS (Fasceíte Plantar)


Dores nas solas dos pés são mais comuns em pessoas entre 30 e 50 anos


A fáscia plantar é um tecido espesso que reveste toda musculatura da planta do pé. Ela tem origem no calcanhar (osso calcâneo) e percorre toda a região plantar até chegar à base dos dedos.

Fasceíte ou fascite plantar pode ser definida como a inflamação da fáscia plantar.


Essa inflamação é comum em pessoas entre a terceira e quinta década de vida, sendo a lesão mais comum da planta do pé e uma das principais lesões em corredores, representando 20% das lesões esportivas. Sua causa é multifatorial, porém pode ser didaticamente dividida em três fatores:

-  Fatores anatômicos: alterações posturais, pé plano (chato), pé pronado, pé cavo e diferença de comprimento de membros inferiores;

Fatores biomecânicos: encurtamento dos músculos da panturrilha (tríceps sural), diminuição da força dos músculos flexores plantares e intrínseco dos pés, obesidade ou súbito aumento de peso e traumas locais;

- Fatores ambientais: erros de treinamento, aumento de treinamento com súbita sobrecarga de velocidade, intensidade e duração de treinos e corrida; corrida em aclives e terrenos irregulares, calçados inadequados e alongamento insuficiente.


O diagnóstico é realizado através de avaliação física, queixas do paciente, palpação da região e exames de raios-X, ultrassom e ressonância magnética.

Entre os pacientes afetados, são comuns relatos de dor irradiada do calcâneo até a base dos dedos, dor intensa ao primeiro apoio matinal do pé no chão e dores durante a deambulação (marcha do dia a dia).


Geralmente a fasceíte (fascite) plantar começa como uma dor leve ou sensibilidade na área da planta do pé próxima ao calcanhar que, gradualmente fica mais intensa e severa.

A fisioterapia tem papel fundamental no tratamento e prevenção da fasceíte (fascite) plantar e de suas complicações, sendo o esporão de calcâneo a principal delas.


Todo programa de fisioterapia para o tratamento e prevenção da fasceíte (fascite) plantar visa à diminuição da dor, controle do processo inflamatório, orientações e reequilíbrio muscular através de alongamento e fortalecimento.

Dica: Aos primeiros sinais de dores na região plantar do pé, procure um profissional para uma completa avaliação e o correto diagnóstico e tratamento, só assim você terá condições de realizar suas atividades esportivas sem maiores complicações.


VEJA MATÉRIA PUBLICADA EM
31 JAN 2010

(ALGUMAS SUGESTÕES PARA EVITAR  A DOR NOS PÉS)

90 comentários:

  1. Tenho sentido dores fortissímas na sola do pé (bem no meio)e elas são piores quando acordo e coloco o pé no chão e essa dor é somente no pé esquerdo. De qualquer forma, o esclarecimento foi muito bem vindo.
    Cláudia Camargos - BH - MG
    claudialuciacamargos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como voce eu tambem tenho dores no pe ja ha alguns meses. Comecou no pe direito e de repente passou para o pe esquerdo. Doi demasiadamente a ponto de ter muita dificuldade para andar e incrivelmente piora apos 5 minutos depois de estar deitado na cama, parado, sem fazer nada. Na realidade enquanto estou deitado nao doi, mas quando levanto quase nao consigo pisar de tanta dor. Me parece que os dedos estao ficando pretos e duas vezes eu ja tirei peles mortas, como de uma bolha em volta de todo o dedos e entre eles. Ja fiz varias pesquisas mas nao consegui encontrar algo que pudesse dizer extamente oq ue eh. Tomo varios analgesicos o dia inteiro e nada adinanta. Alguem tem alguma sugestao? Obrigado! Alex

      Excluir
    2. OI ALEX, VOCE DEVE PROCURAR UM ESPECIALISTA, UM MÉDICO ORTOPEDISTA...NÃO FIQUE TOMANDO REMÉDIOS SEM SABER QUAL SEU PROBLEMA.REMÉDIOS SEM CAUSA PODE PREJUDICAR O TRATAMENTO FUTURO POIS SEU ORGANISMO IRÁ SE ACOSTUMAR COM ELES.

      Excluir
    3. Eu ja tive isso acumpltura resolve!

      Excluir
  2. Tenho sentido muitas dores na sola dos pés e nas costas, pois parei de fumar e ganhei muitos quilos. Imagino que esteja com alguma inflamação na sola dos pés, vou procurar um ortopedista imediatamente.
    Valiosa orientação, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Cláudia Camargos
    Que bom que pudemos auxiliar na sua compreensão sobre esta situação.
    É interessante procurar ajuda de um profissional para diagnosticar a causa do problema, assim a solução para estas dores será facilitada.

    ResponderExcluir
  4. Carlos
    É importante procurar a ajuda de um ortopedista, porque você ficará sabendo exatamente o que está causando esta situação e saberá como agir corretamente.
    Abraço

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. tenho dores horriveis nos calcanhares.no começoera quando acordava,mas agora nao consigo ficar muito tempo de pe pois doi muito.
    quando me deito para descansar meus pes fican latejando nao consigo nem colocar os sapatos
    o que pode ser?
    aguardo resposta
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. É muito importante a avaliação de um médico ortopedista, você vai poder realizar exames para detectar exatamente qual é o seu problema, a partir do correto diagnóstico o tratamento adequado será providenciado pelo médico responsável.

    Mas é muito importante esta avaliação para fazer uso das medidas corretas.

    A fisioterapia poderá ser de extrema ajuda neste processo diminuindo a dor, controlando o processo inflamatório e orientando o reequilíbrio muscular através de alongamentos específicos.
    Abraço

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  7. ola tenho dores fortissima na sola dos pes.
    principalmente quando levanto de manha.
    que medico devo procurar, nao consigo nem andar no decorrer do dia.
    desde ja agradeço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve procurar um ortopedista,eu também tenho estas dores é horivel mesmo, de manhã faça massagem, alongamentos e procure o medico .boas melhoras.

      Excluir
  8. O ideal é você procurar um médico ortopedista, mas caso seja difícil esta especialidade procure um clínico geral que também poderá avaliar esta situação e conduzir o tratamento correto.

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Há alguns dias estou com dor na sola do meu pé, mas é bem na frente, quase perto dos dedos..
    Dói quando eu coloco o pé no chão e até mesmo quando não estou em movimento.
    O que me sugere fazer ?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbem estou cm essa msm dor, dá até umas agulhadas...vou ao ortopedista pedir exame .

      Excluir
  10. Paula

    É importante a avaliação de um médico especialista na área, mas de qualquer forma como você refere dor específica na parte anterior do pé, vale a pena dar uma olhada na matéria publicada neste blog em 31 de janeiro de 2010,
    NEUROMA DE MORTON: A DOR NO ANTE-PÉ QUE ATINGE CORREDORES.
    Você irá clarear suas idéias a respeito da situação.

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  11. eu tenho 19 anos.sinto fortes dores na sola,dificulta maS e se eu me deitar no amanhecer eu ñ consigo me levantar pois tenho fortes dores,e no decorrer do dia se fico muito tempo em pé doi e incha o que pode ser?

    ResponderExcluir
  12. A causa é multifatorial, portanto pode ser decorrente de diferentes motivos, como: alterações anatômicas, alterações na forma comum dos músculos, ou alguma sobrecarga exercida na região.
    Todos estes fatores precisam ser avaliados para chegar a uma conclusão da causa e aí sim partir para o tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  13. tenho muito dor na sola do pé quando fasso um movimento de agaixar
    para eu pegar algo q esteja no chao tenho q levantar a perna para tras
    ou se nao vou sentir uma fisgada igual agulhada
    o que é isto?

    ResponderExcluir
  14. É importante a busca de um profissional para uma completa avaliação e o correto diagnóstico e tratamento desta situação.
    Pode ser encurtamento muscular.
    Os alongamentos de músculos são de fundamental importância para um bom desempenho nas atividades da vida diária.
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  15. Há uns tres anos, em intervalos irregulares,quando acordo e vou pisar tenho fortes dores na sola do pé. No início as dores passavam ao longo do dia, hoje tenho o sono interrompido pelas fortes dores, que vêem aumentando muito. Já fiz exames e foi descartado problemas circulatório.

    ResponderExcluir
  16. Leila é muito importante a definição do diagnóstico, só assim poderá seguir o tratamento correto.
    Continue procurando por um médico que possa ajudá-la neste sentido.
    Prossiga nesta busca e tente outra especialidade médica, talvez um ortopedista, ou até um neurologista.
    Abraço
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  17. tenho dores nos dois pes,na sola,qdo. ano mto.,pela manha,usava sandalias rateirinha,parei,mas a dores continuam,ja quebrei os dois pes,o que fazer pra diminuir essas dores...

    ResponderExcluir
  18. DESDE CRIANÇA QUE TENHO DORES NAS PERNAS, LEMBRO-ME QUE CHORAVA MUITO, E ATÉ HOJE ESSAS DORES ME ACOMPANHAM SÓ QUE AGORA, TENHO UMA DOR BEM NO MEIO DO PÉ, SENDO QUE TENHO O PÉ CHATO. O QUE PODE SER?

    ResponderExcluir
  19. Puca
    O ideal é usar calçados com um solado baixo,os alongamentos são de fundamental importância. Utilizando o calçado correto existe uma probabilidade de diminuir estas dores.
    Sempre é importante uma avaliação médica.
    Abraço
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  20. Você que tem esta dor bem no meio do pé, verifique os textos neste blog que mencionam NEUROMA DE MORTON, digite neuroma de morton em pesquisar neste blog e aparecerá todos os textos que mencionam esta situação.
    Vale a pena se informar para conhecer , pode ser isto, mas é preciso uma minuciosa avaliação médica.

    ResponderExcluir
  21. Tenho fasceite a 4 anos,ja fiz fisioterapia(ultra som,micro ondas,ondas curtas,muito alongamento)usei corticoide (intra muscular),fiz nataçao e ainda continuo com a dor.O que você me recomenda fazer? Voce acha que a tecnica da crochetagem ajudaria? Ou recomendaria outra tecnica?

    ResponderExcluir
  22. ola alem das dores na sola dos pes,agora estoucom dor na virilha direita,nao consigo corrrer,andar rapido,dobrar a pena,ja consultei,fiz rx. e nao deu nada,tomei antiinflamatorio e nada,as dores continuam,andava mto. de bicicleta,desde qdo. começou parei,mas ela e o meu meio de conduçao,o que pode ser,obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Considero a técnica de crochetagem eficaz.
    Devido a praticidade na utilização do instrumento (gancho), utilizado na crochetagem aliado a inexistência de custos adicionais; bem como a facilidade na aplicação da técnica, tornam a crochetagem bastante atraente como recurso terapêutico no tratamento da fascite plantar.

    ResponderExcluir
  24. Puca é importante verificar isso mais detalhadamente.
    É preciso avaliar com mais precisão, converse com seu médico para aprimorar mais o diagnóstico, talvez outros exames devam ser feitos.
    Fico à disposição para maiores esclarecimentos

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  25. Todos os fisioterapeutas que fazem a fisioterapia ortopédica são capacitados a aplicar a crochetagem? Ou tem que ser um fisioterapeuta especializado?

    ResponderExcluir
  26. O fisioterapeuta que faz uso da técnica da crochetagem deve ter formação no método e profundo conhecimento de anatomia, principalmente anatomia palpatória.

    Se não é feita a correta identificação da estrutura a ser tratada é impossível realizar a técnica e a técnica não trará os resultados desejados.

    É importante que o profissional que faz a crochetagem tenha grande precisão anatômica, somente desta maneira é possível chegar a bons resultados.

    ResponderExcluir
  27. Olá.. tenho fortes dores na sola do pé um pouco antes dos dedos, quando acordo ando com dificuldades e com o passar do dia essa dor vai passando e so volta a doer quando coloco o sapato para ir ao trabalho.. será que pode ser o sapato? ah, e também sinto dores nas costas, será que está ligado ao problema do sapato...? e que especialista devo procurar?
    Obrigado.
    Cleberson Paiva

    ResponderExcluir
  28. olá! a minha dor no pé esq.começounum determinado local, um ponto, naquele ponto doia e doe na verdade! um dia destes, andei muito numa feira em sp, ai naquela noite quando fui colocar os pés no chão, ai! sola do pé esq., nossa! até hoje, parece que só quando esquenta e que passa, li todos os comentários, estou com ortopedista marcado, mas a pergunta é. Ganhei peso repentinamente após seções de quimio, quando reduzir o meu peso, isto tudo ameniza, ou o estrago já está feito?????

    ResponderExcluir
  29. vc, como fisioterapeuta, aplica a tecnica da crochetagem? quantas sessoes são necessarias ?

    ResponderExcluir
  30. Eu não aplico a técnica de crochetagem, de qualquer forma é uma terapia muito indicada para problemas dolorosos nos pés.
    Dependerá muito da habilidade do profissional pois este deverá ter um profundo conhecimento anatômico para o devido sucesso do tratamento.

    ResponderExcluir
  31. Voce conhece algum profissional que aplique, para me indicar?

    ResponderExcluir
  32. Sinto essa dor a um bom tempo. Não sei se foi por falta de interesse do meu ortopedista, mas qdo informei sobre a dor ele disse q eu tinha q pegar um cabo de vassoura, cortar e ficar rolando os pés q melhorava. Isso realmente resolve??
    Não passou nenhum exame nem nada assim como para a epicondilite q tenho no cotovelo, q está se agravando.

    ResponderExcluir
  33. Adriana
    Somente com a avaliação física é possível diagnosticar a fasceíte, embora possa ser usado outros métodos adicionais para o correto diagnóstico,
    O diagnóstico pode ser realizado através de avaliação física,
    queixas do paciente,
    palpação da região,
    exames de raios-X,
    ultrassom e
    ressonância magnética.

    Quanto a forma de tratamento adotada,a massagem na sola do pé, ajuda na diminuição da dor,mas é de extrema importância o controle do processo inflamatório,através de medicações específicas, e orientações para o reequilíbrio muscular através de alongamento e fortalecimento.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana

    ResponderExcluir
  34. dor forte calcanhar direito ,somente com sapatos com salto, com chinelos e similares não da dor, poderia ser ciatico.....

    ResponderExcluir
  35. Pode ser ciático sim porque a dor ciática ou ciatalgia (mais vulgarmente conhecida por ciática) é uma dor forte e incapacitante devido à inflamação do nervo ciático e pode aparecer em qualquer parte do trajeto do nervo ciático que se estende por toda a perna, da coluna lombar se estendendo até o pé.

    A inflamação do nervo ciático pode provocar fortes dores desde a zona lombar até ao pé impossibilitando muitas vezes a pessoa de andar e mesmo de se movimentar.

    ResponderExcluir
  36. Tenho dores na sola do pé quando me abaixo, e também tenho dor na região lombar, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  37. É importante você procurar um médico para ser feita uma avaliação completa, não esqueça de alongamentos musculares que sempre são muito importantes para todas as pessoas.

    O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

    Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.

    Esta dor na região lombar ou mesmo a dor no pé quando faz o movimento, pode ser encurtamento, mas pode ser, não que seja realmente.

    Por isso é imprescindível a avaliação médica

    ResponderExcluir
  38. muito obrigado pelas informações dr roberto quintana,foi de sumaimportância para buscar o tratamento correto.
    abraços

    ResponderExcluir
  39. Bom dia,

    Estou à cerca de 3 dias com uma dor na planta do pé esquerdo que me está a deixar preocupado. Localiza-se um pouco antes dos dedos e depois da curvatura do pé. O que poderá ser? Importa dizer que estou num período particularmente stressante na minha vida profissional o que me tem causado dores musculares (trapézio sobretudo e nos musculos do pescoço) mas sempre do lado esquerdo. Agradecia imenso receber os seus comentários. Obrigado e cumprimentos, Joao Paula

    ResponderExcluir
  40. Há uns dois meses que começou dores no calcanhar direito.Fiz raio -x e não tem nada, as dores são terriveis, tem dias .O médico só me deu anti inflamatório e receitou uso de palmilhas.

    ResponderExcluir
  41. sinto dores horríveis nas plantas dos pés. caminho aproximadamente 2 km por dia, mas já sentia estas dores antes de começar a caminhar. também estou com sobrepeso. este fator pode piorar tais dores?
    muito grata,
    Vera Abrantes

    ResponderExcluir
  42. Sua situação precisa de uma avaliaação detalhada porque muitos fatores podem estar envolvidos.

    A obesidade, por exemplo, é um importante desencadeador de dor na articulação do tornozelo.

    Mas a dor pode não ser causada apenas pelo peso em excesso:
    - sapatos inadequados à anatomia dos pés também são motivos freqüente de dores nos pés e nos tornozelos, apenas para citar um fator.

    - o salto alto, por exemplo, aumenta em até 75% a carga no antepé, podendo também ser responsabilizado por muitas das queixas de dor no pé.

    - tipo de solo,aclive, declive

    Entre muitos outros fatores.

    Mas, respondendo diretamente sua pergunta a obesidade pode sim piorar as dores nos pés.

    ResponderExcluir
  43. Paulo.

    Tenho muitas dores na planta dos pés. Durante o dia se ficar muito tempo em pé, ou se andar muito,sinto dores horríveis.Quando levanto de manhã cedo ao colocar os pés no chão, as dores são muito fortes, principalmente se no dia anterior fiquei muito tempo de pé ou se andei por muito tempo.

    ResponderExcluir
  44. Paulo
    Como pode ver no texto acima, a fasceíte plantar pode ter variadas causas , e como você mesmo afirma, a sua situação ocorre quando fica por muito tempo em pé.

    Este fator pode ser a causa, mas primeiramente é necessário a confirmação deste diagnóstico, para daí então tomar as medidas necessárias.

    ResponderExcluir
  45. Tenho sentido fortes dores plantares no pe´esquerda, próximo e abaixo ao hálux e com dificuldade de fexão e sensibilidade a dor também na região lateral do hallux. tenho feito crioterapia e uso de Ainti inflamatório (nimesulida), indicado por um médico conhecido.
    as hipoteses diagnóstica foi faceíte ou metatarsalgia.
    pela leitura deste site acredito tratar de neuroma de morton. Acredito que a obesidade seja a causa.
    Se puder esclarecer algumas duvidas:
    - Gelo realmente é indicado
    - É necessário algum repouso
    - O restabelecimento ocorre em quanto tempo.

    Gilberto

    ResponderExcluir
  46. Gilberto

    O uso da crioterapia deve ser usado com algumas restrições.
    Depende de vários fatores a escolha de analgesia por calor ou frio.
    Principalmente tempo do problema e área a ser tratada.
    A utilização do gelo é mais indicada para traumas agudos.

    VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
    19 MAR 2010
    ***CALOR OU FRIO PARA A DOR?

    Já o repouso é bastante indicado para inflamações



    VEJA TAMBÉM MATÉRIAS PUBLICADAS NESTE BLOG EM

    31 JAN 2010

    ***DOR NA SOLA DO PÉ

    ***DOR NO ANTEPÉ: NEUROMA DE MORTON

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  47. Tenho dores horríveis na sola dos pés inteira, dói dia e noite, já fiz tudo quanto que tipo de exame, remédios é mesma coisa que tomar agua, está suportável, se tornando um transtorno, estou fazendo hidroginástica mas nada de melhorar,não sei mais o que fazer, preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De geande valia as informações acima. Mas... estou com esTA dor na sola dos pés e quase 6 meses e não cosigo alivio para mesma, Já fui em Ortopedista, clinico geral e nada. Pelo RaioX o diagnóstico foi de Fascite(inflamação da fascia plantar), Não sei mais o que fazer, ando mancando e com mta dor. Algum Remédio caseiro?? Quem tiver me informe por FAVOR.
      lalaurea2009@hotmail.com. Brigaduuuuuuu

      Excluir
  48. Tente procurar um bom profissional para uma avaliação e definir o correto diagnóstico, só assim será possível um tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  49. tenho dor na palma do pe depois que fasso esteira pq e aveses quando acordo queria saber se posso faser auguma massagem espesifica quero uma resposta.

    ResponderExcluir
  50. Aos primeiros sinais de dores na região plantar do pé, procure um profissional para uma completa avaliação e o correto diagnóstico e tratamento, só assim você terá condições de realizar suas atividades esportivas sem maiores complicações.

    ResponderExcluir
  51. a dorei ler estes comentarios min ajudarão muito estava com muita duvidas sobre a minha dor nos pes ja estava pensando um monte de besteira. obrigado.

    ResponderExcluir
  52. olá as informações ,do blog foram muito importantes para mim eu tmb sim fortes dores na sola do meu pé esquerdo vou procurar a orientação médica valeu pela dica

    ResponderExcluir
  53. Há meses na planta do meu pé esquerdo logo depois do segundo dedo cresceu um calombo muito dolorido que está me impossibilitando de pisar com todo o pé. Já fui a um ortopedista do SUS mas como sou pobre ele não deu nenhuma atenção, me receitou analgésicos e mais nada. Tenho dores terriveis e trabalho como costureira e preciso do meu pé pra apertar os pedais. Me ajude. Não me mande procurar um bom profissional pois não tenho condição financeira pra isso. Me ajude daí. Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Norma Batista
    Entendo a sua situação, você pode tentar Utilizar alguma palmilha para alívio dos impactos;

    Dê preferência para utilizar sapatos com solado macio pois podem ajudar quando estiver trabalhando.

    Banhos de imersão em água morna ajudam a aliviar as dores.

    Você ainda pode massagear a sola do pé para aliviar a tensão, desde a borda do calcanhar até a borda dos dedos.

    E tente utiizar o movimento do pedal mais com o outro pé para aliviar a sobrecarga no pé esquerdo.

    E se possível utilize o medicamento indicado pelo médico que irá ajudar muito para desinflamar este processo.

    Esperamos ter contribuído

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  55. Dr. Roberto Quintana, como faço para achar um bom profissional que possa aplicar a técnica da crochetagem para mim?

    ResponderExcluir
  56. O ideal é se informar com profissionais de sua cidade, entre em contato com fisioterapeutas , eles irão orientá-lo, ou com o Conselho Regional de Fisioterapia(CREFITO) de sua região.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  57. Dr. Roberto, tenho Fasceite desde 2003. Ja fiz quase tudo para poder melhorar,porem,sem sucesso. A pouco tempo consultei um ortopedista especialista em pé,perguntei sobre infiltração,ele disse que isso ja não se faz mais devido a pouca probabilidade de melhora.Falou que o tratament é esse mesmo:Muito alongamento e o tempo.Comentei sobre uma possivel cirurgia, ele me disse que é dificil arranjar um medico que faça e que tambem tem um percentual baixo de melhora.Ou seja,foi como se ele falasse com outras palavras que terei que conviver com isso.Me deixou completamente sem expectativas.Devo procurar outro médico ou ele esta certo?

    ResponderExcluir
  58. Considero afirmativas as colocações do médico.

    Mas é importante atuar na causa do problema para efetivo tratamento.

    Fatores anatômicos: alterações posturais, pé plano (chato), pé pronado, pé cavo e diferença de comprimento de membros inferiores;

    -Fatores biomecânicos: encurtamento dos músculos da panturrilha (tríceps sural), diminuição da força dos músculos flexores plantares e intrínseco dos pés, obesidade ou súbito aumento de peso e traumas locais;

    - Fatores ambientais: erros de treinamento, aumento de treinamento com súbita sobrecarga de velocidade, intensidade e duração de treinos e corrida; corrida em aclives e terrenos irregulares, calçados inadequados e alongamento insuficiente.

    Deve-se primeiramente investigar a causa e atuar neste ponto.


    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe


    Atenciosamente

    Roberto Quiintana

    ResponderExcluir
  59. obrigado,vou procura um especialista ok.

    ResponderExcluir
  60. Só mesmo uma avaliação mais detalhada poderá definir o correto diagnóstico. Convém procurar um médico especialista para ser feita uma melhor investigação.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  61. Qual o profissional q cuida da fascite plantar?? Ortopedista??

    ResponderExcluir
  62. A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor.

    A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.

    No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia".

    ResponderExcluir
  63. Soraya

    O melhor a ser feito é uma consulta com um médico ortopedista para verificar quais são as reais condições envolvidas neste problema.De qualquer forma por enquanto evite grandes esforços.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  64. Ortopedista ou reumatologista.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  65. Qual o profissional que devo procurar ?
    para tratar isto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos primeiros sinais de dores na região plantar do pé, procure um médico ortopedista, "de preferência" com especialidade nos pés para uma completa avaliação e o correto diagnóstico e tratamento, só assim você terá condições de realizar suas atividades esportivas sem maiores complicações.

      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe

      Excluir
  66. Tenho sentido dores muito forte na sola do pé (bem no meio)e piora a situação quando acordo e coloco o pé no chão e essa dor é somente no pé esquerdo.Espero uma ajuda para solucionar o problema.oliverdinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Dr.Roberto Quintana,primeiro parabéns pelo seu blog muito esclarecedor,e pelo seu profissionalismo junto com sua equipe.
    Como o Dr. disse pode ser múltiplos fatores,eu recentemente tenho tido dores na sola dos pés também,creio q com toda minha ignorância são alguns fatores q considero em meu caso,são eles idade 42,acima do peso 111kg 1.83 de altura,tenho problemas de circulação sou operado das 2 safenas retiradas tenho varizes,passei a usar palmilhas de gel e me aliviou,qual o profissional o Dr. me aconselha, poder ser melhor avaliado para poder ao menos amenizar essas dores. Obrigado desde já e sua equipe.

    ResponderExcluir
  68. Marco

    A ortopedia é a especialidade que tem maior domínio neste caso.

    A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor(músculos e ossos).

    A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.

    No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia".

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  69. Olá Dr Roberto,

    Gostaria que me indicasse um especialista nesse mesmo problema '' dores na sola do pé'' bem próximo ao calcanhar e estava apenas no pé direito e agora nos dois pés. acordo pela manhã e não consigo me sustentar ou colocar os pés por inteiro no chão por causa da dor. Desde já agradeço pela atenção e pela indicação.
    obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josafá
      Gostaria de saber em que cidade mora?

      Atenciosamente
      Roberto Quintana e equipe

      Excluir
  70. Olá Dr Roberto!
    Moro no município de francisco morato e trabalho em são paulo na região do Butantã.

    Obrigado Dr Roberto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josefá

      Em São Paulo:
      Dr. Maurício Barbosa
      R. Joaquim Floriano, 466 cj 1503
      Itaim Bibi, Sao Paulo/SP
      Fone: (11) 2165.2351

      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe

      Excluir
  71. É o meu diagnóstico! Tenho dores horríveis abaixo do calcáneo e especialmente pela manhã. A minha pergunta é a seguinte: Será que a natação ajuda a melhorar os sintomas desta doença?

    ResponderExcluir
  72. A fasceite plantar é uma doença que demora algum tempo para ser tratada, principalmente pq os pés sustentam toda a carga do nosso corpo.

    O ideal é que vc faça alongamentos leves, principalmente para os musculos da panturrilha (batata da perna), e se possivel tratamento fisioterapêutico. O importante mesmo é sempre fazer alongamentos.

    Os alongamentos são indispensáveis em qualquer programa de exercícios, assim como na natação. Você deve se acostumar a fazê-los antes e depois de qualquer exercício.

    Eles podem ser realizados de várias maneiras, dependendo dos seus objetivos, da sua condição física e necessidade.

    Assim, atletas devem ter um treinamento específico de flexibilidade, voltado principalmente ao esporte que pratica, mas também o atleta amador deve dar importância aos alongamentos com o objetivo de melhorar a saúde e forma física.

    A natação poderá contribuir de forma bastante eficaz neste sentido.

    Não será sempre necessário um alongamento anterior demorado pois o objetivo não é apenas a melhora da flexibilidade.

    Alongar sempre é bom, mas cada indivíduo deve alongar respeitando seus limites dentro dos objetivos propostos.

    É também possível iniciar o treino sem alongar, basta começar nadando em baixa intensidade, até atingir um aquecimento adequado, principalmente muscular.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e eequipe

    ResponderExcluir
  73. Olá minha dúvida é a seguinte, adquiri fascite plantar nos dois pés devido a obesidade e apesar de fazer dieta no momento e fisioterapia gostaria de fazer exercícios para auxiliar na perda de peso, que exercícios posso fazer? Quais são os mais indicados pra quem tem esse problema? Pensei em hidroginástica e natação, mas gostaria muito de fazer esteira, no entanto, não sei se posso... Outra dúvida é a fascite pode realmente ser curada com a perda de peso e tratamento ou apenas diminuída a intensidade da dor.
    Grata pela atenção desde já.

    ResponderExcluir
  74. Juliana

    A Fasceíte Plantar surge com maior frequência em indivíduos obesos.

    As causas mais comuns da fascite plantar são a obesidade, uso de sapatos inadequados, esforço de repetição (atletas) e forma de pisar inadequada.

    Além de realizar o tratamento para a dor no pés, é necessário retirar o que está causando a doença, para que ela não volte com o passar do tempo. (No seu caso a obesidade).

    Os obesos devem adotar uma dieta, para diminuir o peso sob os pés, e todos os pacientes devem comprar sapatos confortáveis, de preferência ortopédicos.

    Perca peso. É fundamental. Fascite plantar é causada por muito desgaste em seus pés, e o sobrepeso é o grande vilão.

    A esteira não é o equipamento mais adequado pelo impacto que ela provoca.

    A natação e a hidroginastica seriam mais indicados.


    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  75. Olá Dr. Roberto Quintana,

    Tudo bom?

    Faz algum tempo que tenho sentido fortes dores no pé esquerdo, na sola, mais precisamente próximo ao dedinho, entre o penúltimo dedo. Faz quase uma semana que não consigo andar com mais nenhum sapato, por mais confortável que seja e tênis que não tenha amortecedor e sola grossa. Então só consigo usar chinelo e tenis. A dor começou aos poucos, mas chegou a um nível que tenho dificuldades para andar. Mas se eu retirar o sapato a dor cessa. Apenas sinto um pouco de dor ao pisar quando levanto da cama de manhã e ao pisar (usando tênis ou chinelo), sinto como se tivesse algo nessa região.


    ´É o caso de se procurar um especialista ou de trocar o calçado até melhorar?

    Obrigada pela ajuda!

    Daiana

    ResponderExcluir
  76. Daiana

    É sempre importante a consulta com um ortopedista, especialista em pé, para exclusão de outros comprometimentos.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  77. Pelo que tenho visto esse problema atinge preferencialmente pessoas que praticam corrida, mas não é o meu caso, eu quase não ando a pé, faço caminhadas de uma hora diária, mas só de bicicleta, e justamente quando comecei a fazer dieta para emagrecer há pouco mais de um mês atrás, depois que já havia perdido mais de 4 kg é que essa dor apareceu, a princípio só no pé direito, agora os dois doem muito ao levantar de manhã e a qualquer hora do dia, toda vez que levanto do computador, será que é fascite mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para diagnosticar uma fascite plantar, o médico começará pesquisando pelo seu histórico clínico e realizará um exame nos pés.

      O médico verificará a sensibilidade dos pés, se existe inchaço ou vermelhidão ou tensão do arco. Na maioria dos casos, estes procedimentos são necessários para que o médico consiga diagnosticar fascite plantar. No entanto, exames adicionais podem ser necessários como um raio-X, ultrassonografia ou ressonância magnética, embora sejam raros os casos que precisem destes exames.

      Atenciosamente

      Roberto Quintana

      Excluir
  78. Poxa gente meu pé dói como tivesse pregos de baixo, só na parte da frente, só queria saber qual o profissional ou seja, categoria pra esse problema.
    Boa tarde !!!!

    ResponderExcluir
  79. Além de bolsa com gêlo e repouso quando possivel?

    ResponderExcluir