sábado, 6 de novembro de 2010

PROBLEMA NA ATM PODE PREJUDICAR O CORPO?


Qual a importância de entender o que é a 
ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR 
e os problemas ligados a ela?

Fazer com que a população tome conhecimento das patologias ligadas à ATM é fundamental. Assim, as pessoas se atentam para os sintomas e, principalmente, entende-se que nem todo dentista pode tratar de problemas ligados ao tema, já que isso exige uma formação especializada.


Qual a melhor forma de tratar problemas nessa articulação?
Sem dúvidas começando por um diagnóstico correto. O tratamento está relacionado diretamente com o tipo da doença, não existindo um tratamento único ou universal.


A falta de tratamento para problemas dessa articulação pode prejudicar o corpo?
Os sintomas para problemas de ATM são muito variados. Dessa maneira, a capacidade de trabalhar e até mesmo as relações sociais e familiares podem ser abaladas. Em alguns casos, a falta do diagnóstico adequado pode fazer com que os pacientes sejam tratados como se tivessem problemas psicológicos.


Qual a relação de dores no corpo com a ATM?
Os problemas de ATM criam uma lesão articular, o que leva à alteração no funcionamento dos músculos. Como estes funcionam em cadeia, se um for afetado acaba atingindo todos os outros, tanto os que facilitam, como os que impedem certos movimentos.


Quais os cuidados que as pessoas devem ter com a arti­­culação temporoman­dibular?
Os mesmos que com qualquer outra articulação, o que inclui o cuidado com os golpes. Acima de tudo, a recomendação é procurar um profissional capacitado assim que apareça um sintoma, pois alguns casos podem incluir infecções, o que exigirá cuidado especial.

Fonte:Jorge Learreta
Jorge Learreta é especialista em patologias temporomandibularesdiretor . Presidente da Seção Latino América da American Academy of Craniofacial Pain e diretor do curso de especialização de patologias temporoman-dibulares na Universidad Católica de Salta, Argentina. 
Tem dois livros lançados sobre o assunto e busca novos diagnósticos e tratamentos para as patologias na ATM em 15 grupos ao redor do mundo.






veja também matéria publicada neste blog em
17 fev 2010
PROBLEMA DE ATM







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário