domingo, 28 de novembro de 2010

RPG E PILATES ALIADOS PARA UMA BOA POSTURA


A Reeducação Postural Global (RPG) e o Pilates são alguns dos mais modernos métodos de fisioterapia que tratam a desarmonia do corpo. 

A RPG, por exemplo, é indicado não só para quem sente dores, mas também para quem busca o equilíbrio. Saiba mais no artigo abaixo.

rpg-souchard

Eles são os grandes aliados da postura correta. A Reeducação Postural Global (RPG) e o pilates são alguns dos mais modernos métodos de fisioterapia que tratam a desarmonia do corpo. À primeira vista, a sessão pode se assemelhar a um regime de tortura por causa dos alongamentos ou equipamentos com muitas molas. Mas é só olhar com um pouco mais de atenção para perceber que não é bem assim.

“Pelo contrário, a sensação que dá é de relaxamento e prazer. Muitas pessoas chegam aqui com muitas dores e após algumas sessões saem com uma postura melhor e mais relaxadas”, garante a fisioterapeuta Luciana Lopes, que trabalha há mais de 10 anos com RPG.

A RPG, por exemplo, é indicado não só para quem sente dores, mas também para quem busca o equilíbrio. Afinal, a coluna vertebral é a maior responsável por manter nosso corpo em pé. São 33 vértebras (sete cervicais, 12 torácicas, cinco lombares, cinco sacrais e quatro no cóccix), uma sobre a outra, que necessitam de cuidados. O tratamento consiste em manipulações vertebrais e de membros, visando a liberação e o alongamento total de músculos, que com o passar do tempo ficaram encurtados e causaram os desvios posturais.

As sessões de RPG são individuais e duram cerca de uma hora. O tratamento, livre de medicamentos, é baseado em oito movimentos padrões e deve ser feito sob orientação de um fisioterapeuta. “É uma reeducação de uma vida toda de erros de postura”, afirma Luciana.

Essas manipulações são sincronizadas com respiração específica para cada caso. É solicitado ao paciente um determinado tipo de respiração (respiração abdominal, respiração apical, entre outras). Assim haverá um ajuste entre respiração e postura. Isso é necessário porque o principal músculo da respiração (músculo diafragma) tem grande importância em muitos desvios. 



Dessa forma, a RPG trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado. A administradora Michele Ferreira, 24, faz RPG há apenas um mês. Ela lembra que chegou com muitas dores à clinica de fisioterapia e hoje sente resultados compensadores. “Faço por indicação médica. Tenho um problema de coluna mais específico que trouxe muitas dores e acabou interferindo na minha postura”, afirma.

A RPG foi criada em 1980 pelo francês Philipe Souchard e ganhou repercussão mundial após mostrar que poderia ser eficaz no fortalecimento da estrutura óssea e dos músculos que sustentam a coluna. Atualmente, a técnica é ministrada para fisioterapeutas na França e em mais oito países, incluindo o Brasil. A RPG trabalha com posturas de alongamento, com finalidade terapêutica ou preventiva.

Já o pilates entra como prevenção, terapia e exercício. Além de fisioterapeutas, educadores físicos também estão capacitados a aplicar o pilates. Inclusive porque o criador, Joseph Pilates, tinha uma visão aprofundada de fitness. Por isso, o método é usado por pessoas que não têm patologia alguma e o praticam como forma de condicionamento físico. Diferente da RPG, que é voltado para o tratamento de patologias relacionadas com a coluna.

No pilates, a resistência é graduada por molas. Além de uma postura mais bonita, o abdômen ganha uma maior tonacidade. “Os movimentos estão diretamente relaciona nal”, acrescenta a fisioterapeuta Karla Meireles. São mais de 500 tipos de exercícios físicos baseados na crença de que a pessoa é uma unidade integrada do corpo com a mente. 
Fonte:artigosinformativos.com.br







VEJA TAMBÉM 
PUBLICADO EM 
9 DEZ 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário