domingo, 28 de novembro de 2010

RPG - "UMA MODELAGEM HUMANA"




rpg-souchard











"Uma modelagem humana"






Com essa frase simples, o físico e fisioterapeuta francês Philippe Souchard define o conceito da Reeducação Postural Global (RPG), o método criado por ele há exatos 25 anos e que conta hoje com cerca de 8 mil adeptos pelo mundo – metade deles no Brasil, um dos países segundo o próprio criador, onde a técnica mais se desenvolveu, e que ganhará, a partir de hoje, um instituto próprio.              


“Acho que isso se deve ao modo de trabalhar do brasileiro, que tem grande facilidade para o aspecto manual. Além disso, o RPG é uma técnica complicada, onde sempre se precisa dar um jeito nas costas, e o brasileiro sabe o que significa dar um jeitinho”, brinca Souchard, ao tentar explicar o sucesso da técnica entre os fisioterapeutas brasileiros.

Ele arrisca sua visão com certo conhecimento do País. Já esteve por várias vezes em diversos Estados brasileiros para ministrar cursos para profissionais de saúde. E, nesta semana, chegou a São Paulo para a inauguração, hoje à noite, do Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global, voltado para a difusão do RPG e formação de profissionais – o único, além da sede na França, administrado por ele mesmo. Nos outros dez paises onde está presente, os centros estão em universidades e associações.

As três formam uma sigla conhecida por quase todas as pessoas que já passaram por um ortopedista, fisioterapeuta ou tiveram dores nas costas e problemas de postura, por exemplo. Mas exatamente o que significam? “RPG é fisioterapia. É uma técnica indicada para todas as patologias das quais a fisioterapia trata”, explica Souchard.

Nisso entram as deformações como cifose, lordose, escoliose, pés chatos, problemas nos joelhos, alterações decorrentes de problemas neurológicos, tendinites e doenças causadas por esforço repetitivo, machucados causados por esporte e recuperação pós-traumas, além das dores em geral, principalmente da coluna vertebral – mal que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atingirá cerca de 80% da população.

O método se baseia como o nome diz, na visão global do corpo. Para o RPG, as dores e deformações são decorrentes de um encurtamento dos músculos, que são todos interligados. Desse modo, o método faz uma flexibilização dessa rede muscular, por meio de posturas nas quais os profissionais avaliam a estrutura óssea e muscular do paciente. Cada sessão dura uma hora .

O método só pode ser aplicado por fisioterapeutas, tanto que hoje em dia já é apresentado aos alunos nas faculdades e universidades. No entanto, o profissional para aplicá-lo, precisa passar por um curso de formação credenciada por Souchard. “O RPG no Brasil, nesse tempo, teve vários momentos de gloria e sempre é procurado. Mas, infelizmente, há profissionais que aplicam a técnica sem o devido preparo, o que é perigoso”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Borges de Barros.
fonte:O Estado de São Paulo 


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
20 MAR 2010
O FRANCÊS CRIADOR DO MÉTODO RPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário