sábado, 22 de setembro de 2012

GOLFE E PILATES: SWING PERFEITO PARA UMA COLUNA SAUDÁVEL


O Pilates entrou no condicionamento físico 
dos jogadores de golfe 
quando famosos anunciaram 
os benefícios que estavam atingindo 
com este treinamento.

O golfe ainda é considerado por muitos um esporte que requer pouco condicionamento físico.  Muitos jogadores amadores nem sequer aquecem antes de iniciar uma partida ou treinar o swing em um drive range. Fazem apenas alguns movimentos balísticos que  no fim das contas podem ser mais prejudiciais do que simplesmente não aquecer.
O Pilates entrou no condicionamento físico dos jogadores de golfe quando atletas como Tiger Woods, Annika Sorenstam e Camilo Villegas anunciaram os benefícios que estavam atingindo com este treinamento.
Além de aliviar dores e melhorar a capacidade de concentração, a pratica de Pilates específica para as necessidades do jogador de golfe contribui para melhorar a qualidade das tacadas, promovendo mais potência e controle da direção.
As pesquisas mostram que o golfe está em sexto lugar na lista dos esportes que mais provocam lesões. Mais de 50% dos jogadores sofrem de algum tipo de dor nas costas e a maioria encara isso como natural do esporte.
A principal razão das lesões de coluna no golfe são fraqueza muscular combinada com biomecânica errada durante o swing. O movimento do “downswing” combina torção, flexão lateral e compressão (principalmente nas vertebras L3 e L4). Tudo isso em um movimento de acúmulo de energia que dura menos de um segundo.
Um fator chave no condicionamento físico do jogador de golfe é a habilidade de rotacionar o tronco mantendo uma base estável. A flexibilidade de rotação permite que o jogador trabalhe com maior amplitude de movimento, fazendo com que o taco suba mais durante o “backswing” o que se resume em maior potencia na tacada.
Muitas vezes por causa da falta de flexibilidade, o corpo tende a fazer ajustes no movimento pra compensar esta deficiência e acaba provocando lesões nos ombros, quadril e joelhos. Por este motivo a flexibilidade de rotação de tronco com estabilização de quadril é tão importante para o golfista.
Outro fator no condicionamento físico do jogador é o fortalecimento dos músculos que formam o  “Power house” ou Centro . Estes músculos, principalemente o tranverso abdominal, formam uma faixa de proteção ao redor da coluna e evitam lesões. Os musculos do Centro ajudam a manter o equilibrio e a postura neutra da coluna o que é extremamente importante na hora do jogo para ter consistencia nas tacadas.
Lembre-se: sentir dor nas costas durante o jogo não é normal e nem deve ser ignorado. 
Fonte: Africa Alarcon










"Com Pilates para golfe 
você pode evitar a dor e ter 
uma experiencia mais proveitosa no campo!"


veja também matéria postada neste blog
em 16 set 2012

GOLFE E PILATES/

ENTREVISTA COM AFRICA ALARCON











.

Nenhum comentário:

Postar um comentário