domingo, 23 de setembro de 2012

PILATES: CORPO E MENTE EM SINTONIA COM A SAÚDE


IMAGE: STOTT
Ao ouvirem pela primeira vez o nome “Pilates” muitas pessoas podem pensar que quem procura esse método de exercícios está querendo corrigir sua postura, se reabilitar de uma cirurgia ou acidente, ou ainda melhorar sua saúde cardiovascular. Elas estão certas. Porém, a prática de Pilates pode ir além e ajudar atletas melhorarem seu desempenho.
De acordo com o professor de educação física e personal trainner, Carlos Magno Parisi, isso acontece porque os exercícios de Pilates promovem uma melhora na função músculo-esquelética do indivíduo, além de fortalecer e alongar os músculos.

 “O Pilates trabalha no fortalecimento do centro de força do nosso corpo, que está no abdômen. É ele que mantém a estrutura do todo”,

 explica, “aliado a isso são aplicados seis princípios básicos: concentração, controle, centro, fluidez de movimentos, respiração e precisão, que são muito importantes na vida de um atleta”.
                                                                        IMAGE:STOTT

Parisi afirma que já notou melhora na fluidez dos movimentos em alunas que fazem ginástica rítmica e melhoraram sua capacidade corporal graças à prática do Pilates. Grandes jogadores de futebol como Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, aderiram à prática desses exercícios. 



O Pilates consiste em um programa físico e mental que considera o corpo e a mente como uma coisa só. Por isso a total concentração de seus alunos é fundamental. “As aulas que ministro são individuais, pois acredito que dessa forma o método seja mais prático, uma vez que cada pessoa tem uma individualidade e objetivo”, diz.
Os exercícios são suaves, feitos com aparelhos e acessórios, sem pressa. Eles aumentam a resistência mental, aliviam tensões, estresses, dores e ajudam a prevenir lesões, problemas que esportistas que trabalham no limite costumam ter.
Qualquer pessoa pode praticar Pilates, seja para melhorar a saúde, aumentar a capacidade física em modalidades esportivas e até mesmo para sair do sedentarismo. Mas, em tempos em que há um boom de locais que oferecem aulas de Pilates é preciso que os interessados sejam criteriosos, buscando sempre profissionais com experiência e capacitação. “É muito importante que o profissional saiba o que está fazendo, caso contrário, a pessoa que está procurando melhorar sua saúde, por exemplo, pode sair com problemas ainda piores”, afirma Parisi.


Métodos
São várias as modalidades de Pilates. Para quem não está acostumado com a prática de exercícios físicos e quer começar com algo mais leve o Mat Pilates é uma boa oportunidade para se começar. “Os exercícios promovem o alongamento dos músculos e a tonificação da musculatura interna, previnem lesões e corrigem a postura”, explica Parisi. A prática também é ideal para quem possui alguma limitação física.
Os exercícios com bola de fitness são excelentes para quem busca equilíbrio e quer melhorar a coordenação motora. A modalidade com a bola também promove a tonificação da musculatura interna.
Os métodos Sling e TRX são altamente recomendados para atletas. Ambos reduzem as lesões, melhoram a postura e a habilidade das articulações. Os exercícios de Sling Pilates são baseados em estudos de neurofisiologia e fisiologia muscular, exercitam as cadeias musculares funcionais, recuperando a sensibilidade motora, por obter a estabilização local das articulações. É altamente recomendado para pacientes pós-cirurgicos, pois ajuda diminuir dores. Já o TRX utiliza o peso do próprio corpo para desenvolver o aumento da força, flexibilidade e estabilidade corporal. Pessoas de qualquer condicionamento físico ou pacientes que precisam de reabilitação física podem praticá-lo.
No Hidro-Pilates a água oferece resistência e instabilidade próprias, o que potencializa os movimentos, como o alongamento da perna. Em piscina aquecida o exercício aumenta a flexibilidade e amplitude dos movimentos, devido ao relaxamento dos músculos. “O Hidro-Pilates traz muitos benefícios para pessoas com algum distúrbio, síndromes, osteoartrite e degeneração discal”, diz.
Alguns exercícios de Pilates são direcionados de acordo com a situação atual do aluno. Com pessoas que sofrem de problemas cardíacos é feita uma terapia que visa a regularização da pressão arterial em conjunto com atividades cardiorrespiratórias. Pacientes que passaram por cirurgias cardíacas recentemente precisam trabalhar a postura, reabilitar os movimentos funcionais em conjunto com atividades de trabalho de VO2 (cardiorrespiratório). “Também é feito um trabalho de força, de leve a moderado, sempre respeitando as condições da pressão arterial da pessoa”, complementa Parisi.
Já as gestantes podem reduzir as dores lombares e na coluna com o Pilates Pré-Natal. Os exercícios de Pilates durante a gravidez também previnem a tensão nos ombros e pescoço. “Além disso, por meio de exercícios para musculatura pélvica, as gestantes trabalham a capacidade de contração e relaxamento, utilizada em partos normais”, diz.
Aparelhos
Para a prática desses métodos são utilizados diversos aparelhos, que o professor Carlos Magno Parisi elenca abaixo:
Cadillac – “Este equipamento é utilizado para realizar uma diversidade de movimentos para os braços, pernas e abdômen. Possui barra torre ajustável e barra vertical regulável”.
Reformer – “O aparelho é baseado numa antiga cama de hospital. Ele serve para a prática de movimentos de braços, pernas e abdômen”.
IMAGE:STOTT
Chair – “Ela ajuda reequilibrar os músculos promovendo o trabalho completo do corpo. Facilita exercícios de alta performance para atletas, praticantes de atividades físicas e para pacientes em reabilitação”.
Barril Step – “Trabalha com alongamento e exercícios abdominais”.
 Fonte: Carlos Magno Parisi é Bacharel em Educação Física e professor licenciado, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício












.

Nenhum comentário:

Postar um comentário