quarta-feira, 26 de setembro de 2012

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TRATAMENTO CLÁSSICO DA FISIOTERAPIA E O RPG?




rpg-souchard

O RPG atua de forma globalizada, alongando as cadeias musculares encurtadas, através de posturas de estiramento ativo usando a modalidade de musculação isotônica excêntrica, que alonga o grupo muscular tratado e, ao mesmo tempo, aumenta a força muscular.



Se estamos tratando um paciente com hiperlordose lombar, 
qualquer tentativa de alongamento dos músculos lombares levará a um aumento da curvatura cervical. Para alongarmos um segmento do corpo devemos impedir compensações em qualquer nível da cadeia a qual ele pertence.




O método RPG se compõe em quatro grandes famílias de posturas: em flexão e extensão de quadril, em fechamento ou abertura de braços. A partir de uma avaliação inicial, o terapeuta vai determinar qual cadeia ou cadeias são responsáveis pelas queixas do paciente. As posturas são aplicadas de forma progressiva, suave e lentamente. Os músculos inspiratórios encurtados são alongados através de expirações contínuas e vagarosas.



A diferença entre o tratamento clássico e o tratamento usando o 
método RPG se resume no fato do tratamento clássico tratar o corpo de forma segmentaria, isto é, se o paciente vem ao consultório com lombalgia, o terapeuta vai tratar só a coluna lombar, por outro lado, o método de RPG vai identificar o comprometimento da cadeia muscular a qual o segmento enfermo pertence e, a partir daí, tratar as causas e as conseqüências do problema através de posturas de alongamento.

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
26 SET 2012
O QUE É RPG? (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário