quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ESCOLIOSE E O TRATAMENTO COM RPG



Resultado de imagem para escoliose



A coluna vertebral possui curvaturas que passam por toda sua extensão, desde a região cervical até a sacrococcígea, visíveis apenas quando olhado lateralmente, chamadas Lordose e Cifose. Enquanto as duas são consideradas normais, quando a curvatura não é acentuada, a situação muda no momento em que aparecem desvios laterais ou rotacionais.



Escoliose

Essa formação de gibosidade vertebral na região torácica, também conhecida como corcunda, é chamada Escoliose, uma deformação morfológica nos três planos do espaço, torcendo a coluna para os lados, para frente, para trás e em torno do próprio eixo. A gravidade e a maneira como deverá ser tratada a escoliose é determinada através do grau de torção.


A deformação pode ser classificada como curva simples, com torção à direita ou à esquerda (escoliose em C); ou curva dupla (escoliose em S), podendo ainda ser identificada devido à região em que se encontra: cervicotorácicas, torácicas, toracolombares, lombares ou lombossacrais.




Quando a escoliose é congênita, constitui deformidades a partir da concepção, atingindo curvas severas de até 180º, quando a coluna processa uma curva completa sobre si mesma. Nesses casos o tratamento é cirúrgico e precoce, na tentativa de corrigir o defeito ósseo a partir do seu nascimento.



As escolioses pode ser agrupadas em funcionais e estruturais, sendo as funcionais ocorrem devido à alterações extrínsecas, como por exemplo um encurtamento com disparidade entre os membros inferiores, causando um desvio do eixo da coluna pela variação de comprimento entre os dois membros. As escolioses estruturais são causadas por desvios localizados diretamente nas estruturas ósteo ligamentares vertebrais.



Durante a infância, tanto meninos quanto meninas podem desenvolver a escoliose, na adolescência, porém as meninas são de 5 a 8 vezes mais afetadas do que os garotos. Durante a juventude a deformação não causa dores, entretanto se não for corrigida, na fase adulta podem surgir dores nas costas.


A coluna pode ser reconduzida à sua posição normal através do emprego de uma força de tração na mesma. Essa força aumenta o espaço entre as vértebras e reduz a curvatura nos pontos críticos. Uma forma engenhosa para "endireitar" a coluna sem que seja necessário pegar ou manusear vértebras e discos. Contudo, o tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.


O tratamento da escoliose pode ser definido através do grau de angulação: 0 à 10 graus não necessita de tratamento fisioterápico, de 10 à 20 graus tem necessidade de tratamento fisioterápico, 20 à 30 graus o tratamento fisioterápico acompanha o uso de colete ortopédico, de 30 à 40 graus requer o uso do colete ortopédico, e de 40 à 50 graus somente tratamento cirúrgico. Contudo a base para o tratamento são fatores como a idade, a flexibilidade, a gravidade da curva e na etiologia.



As principais causas da escoliose são idiopáticas, neuromusculares, a poliomielite, origem congênita e pós-traumática. Testes clínicos e radiografias, de maneira precoce, são muito importantes para o diagnóstico da doença.


A escoliose pode causar danos irreparáveis se não tratada corretamente, daí a necessidade de um controle da evolução sistemática da doença.





Como diagnosticar uma Escoliose?


O diagnóstico clínico é realizado por um médico, com preferência um especialista em Ortopedia, após este deve ser feito o diagnóstico funcional por um Fisioterapeuta especializado em Escolioses. O prognóstico vai depender do grau de curvatura escoliótica e das suas complicações, e irá definir qual o melhor tratamento a ser aplicado, se Fisioterapia pelo método de Reeducação Postural Global (RPG), uso de colete (bons resultados quando associado ao RPG) ou intervenção cirúrgica.




Quais as vantagens da técnica de RPG como tratamento da Escoliose?


Esta técnica tem como objetivos restabelecer a funcionalidade e flexibilidade normais novamente da coluna, tendo a capacidade de moldar a coluna em todas as dimensões, tanto na estrutura articular vertebral como muscular, reorganizando-a e promovendo uma modelagem estrutural de forma superficial e eficiente na sua correcção. 

A RPG tem uma visão global do indivíduo corrigindo todas as compensações provocadas pela escoliose, fixando uma nova consciência do esquema corporal normal, redireccionando para a normalidade, aliviando e eliminando dores com eficácia. 

A RPG tem ainda um contributo importante a nível psicológico e emocional, minimizando possíveis traumas através dos resultados não só do ponto de vista doloroso, como também do ponto de vista estético.


Já fiz Fisioterapia mas não tive melhoras significativas, 
o RPG pode dar resultados mais eficazes?
                           



Visando o indivíduo como um todo e composto por um conjunto de cadeias musculares interligadas é que a RPG trata dores existentes à anos. 

A técnica de RPG tem sido reconhecida como uma das melhores técnicas para correcção das Escolioses, mesmo com complicações graves e até preparatórias para cirurgia. 

A fisioterapia clássica trata a região dolorosa, de forma segmentar e localizada, porém nem sempre aquela região é a causa, pode ser a consequência de outras lesões/problemas – sistema causa-consequência. Por este motivo é que determinadas dores persistem por milhares de tratamentos medicamentosos e fitoterapêuticos sem apresentar a cura total. 

Não quer dizer que sejam tratados de forma errada, mas sim sem tratar a causa do problema, ou seja, uma região de dor sobrecarregará uma outra, que encurtará outra e que por sua vez se vai manifestar por dor. Muitas vezes as escolioses estão associadas a outras alterações, como: cifose dorsal, retificação ou inversão da curva dorsal, hiperlordose lombar, hiperlordose ou retificação cervical.
Fonte: physioclem









.

3 comentários:

  1. Minha filha tem 14 anos, tem escoliose com curvatura de 10 graus, e usa colete há 6 meses. Nesse caso é possível associar o RPG ? Ela é bailarina e a escoliose tem atrapalhado alguns movimentos da dança.

    ResponderExcluir
  2. Sim, o RPG vai ser muito benéfico a melhora da postura e associado ao balé que dá o fortalecimento muscular,a rapidez do processo será evidente .

    ResponderExcluir
  3. Sim, o RPG vai ser muito benéfico a melhora da postura e associado ao balé que dá o fortalecimento muscular,a rapidez do processo será evidente .

    ResponderExcluir