quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dor ao morder, ou abrir a boca, cuidado você pode estar com problema de ATM


O ato de mastigar é mais complexo do que nos parece! Vários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e as arcadas dentárias são responsáveis pela coordenada e harmônica abertura e fechamento da mandíbula.


O desequilíbrio dessa harmonia acarreta sinais e sintomas que são chamados de síndrome da articulação têmporo-mandibular (SATM) ou Distúrbios do aparelho estomato-gnático O profissional mais habilitado a tratar estes distúrbios é o cirurgião-dentista com especialização em oclusão dentária 
( Oclusionista ) que trata adequadamente cada causa específica.

Os principais sintomas dessas patologias compreendem, dor facial, otalgia e cefaléia. Desse modo, o otorrinolaringologista é, freqüentemente procurado, devendo estar familiarizado com o diagnóstico e tratamento.



O termo Distúrbios da Articulação Temporomandibular compreende dois grandes grupos de pacientes: os que apresentam patologias da articulação temporomandibular propriamente dita e os que apresentam distúrbios relacionados aos músculos da mastigação. A grande dificuldade do tratamento está relacionada em distinguir dentre estes grandes grupos.



O que causa?
Os pacientes apresentam sinais e sintomas semelhantes, porém podem sofrer de doenças distintas, requerendo tratamentos específicos. Algumas das doenças que geram síndrome da articulação têmporo-mandibular (SATM) são aquelas que alteram os músculos faciais, espasmos nos músculos mastigatórios desencadeados por tensão ou estresse, artrites ou fixações na articulação têmporo-mandibular, traumatismos na mandíbula, má oclusão dentária (mordida com defeitos), bruxismo (ranger dos dentes ao dormir), tumores e problemas de crescimento na mandíbula. Cada um desses sintomas requer tratamento diferente.


O que se sente?
Os sintomas de síndrome da articulação têmporo-mandibular (SATM) são:

  • Dor ao morder, bocejar ou abrir a boca amplamente.
  • Dificuldade para abrir totalmente a boca (contraturas musculares, calcificações articulares).
  • Estalido, rangido ou raspado ao morder.
  • Sensação de mordida desalinhada, torta, cruzada.
  • Dor irradiada para qualquer local da face, ouvido, pescoço ou nuca.
  • Cefaléia (dores de cabeça) freqüentes.




Como se faz o diagnóstico?

O médico ou cirurgião dentista palpa, observa e ouve a movimentação da mandíbula; sente o estado das articulações, dos músculos, dos ligamentos, a oclusão dos dentes (a mordida e correta coaptação das arcadas dentárias superiores e inferiores). Examina estudos radiológicos da mandíbula e da movimentação da articulação em estágios variados (abertura total, média e fechamento total).



Como se trata?

Inicialmente, na fase aguda, devemos ingerir analgésicos e colocar bolsas de água quente na região afetada.

Evitar dietas que necessitem mastigar muito (carnes) ou abrir muito a boca (maçãs inteiras, por exemplo). Realizar massagens na região dolorosa.

O cirurgião dentista clínico geral desenvolverá uma placa oclusal dentária para relaxamento dos músculos e na tentativa de evitar o bruxismo. O mesmo profissional pode ser que não realize a terapia oclusal (ajuste da mordida).

Para um pequeno número de pacientes que não melhoram com essas medidas usuais, medicações analgésicas poderosas (inclusive narcóticos) são empregadas, contudo, o uso de narcóticos pode induzir ao vício!

Alguns pacientes necessitam de antidepressivos ou anticonvulsivantes.

A cirurgia da articulação têmporo-mandibular, embora benéfica em alguns casos, ainda é controversa. Deve ser evitada e, anteriormente, discutida com vários profissionais!

A articulação temporomandibular é uma das principais articulações existentes no ser humano, pois sem ela não haveria uma boa relação entre os componentes que proporcionam a permanência da vida. Ocorrendo alterações nesta, teremos as disfunções temporomandibulares, que devem ter um tratamento adequado para tornar a vida do indivíduo mais agradável.






veja também matéria publicada em
19 ago 2010







.

6 comentários:

  1. Oi Roberto
    Excelente artigo! Muito bom o conteúdo do seu Blog. Fácil navegação e artigos bem interessantes. Importante sua divulgação cada vez mais! Eu, pessoalmente já possuo inúmeros artigos sobre esse assunto, no meu Blog. Pois foi através da descoberta desse problema, que melhorei minha qualidade de vida, mas acho que vale à pena re-postar o seu artigo, para difundir para o maior número de pessoas a importância das Disfunções Têmporo Mandibulares.Por falar nisso, fui indicada por uma dentista e estou fazendo fisioterapia da DTM, que abrange também pescoço e coluna cervical.Gostaria de saber se vocês também fazem esse tipo de tratamento na sua Clínica.
    Mais uma vez Parabéns pelo Blog e por esclarecer tantas pessoas com assuntos tão importantes à qualidade de vida de todos nós.
    Abraços
    Amália

    ResponderExcluir
  2. Amália
    Obrigado pelo incentivo.

    Trabalhamos também com tratamento de ATM, visto que o equilíbrio da articulação temporomandibular e da dor orofacial está diretamente relacionada com a boa postura .

    Existem varios estudos científicos indicando uma íntima relação entre as desordens temporomandibulares e as alterações posturais.

    Quando a cabeça anterioriza-se existe uma sobrecarga na musculatura cervical,
    havendo um esforço extra para a sustentação da cabeça,
    provocando um desequilíbrio muscular em cadeia, sobrecarregando toda esta cadeia de músculos posteriores.

    Portanto o reequilíbrio muscular da região cervical, pescoço e ombros é de fundamental importância.

    Amália, mais uma vez obrigado.
    Suas sugestões e críticas serão sempre bem-vindas.

    VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
    19 MARÇO DE 2010
    POSTURA E ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

    ResponderExcluir
  3. Oi brother, muito sua matéria, estou sentido dores ao abrir a boca, e um dor do lado do ouvido, mas não sei oq fazer, há algum risco de piorar, ao mastigar não sinto dores, só qdo abro a boca mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Estou com tanta dor que está até difícil de engolir, antes das dores fortes no dia anterior estava comendo pão de sal e estalava a estes músculos agora estou tendo dores muito forte e justamente na ATM. O que fazer neste caso tem algum remédio para aliviar ou resolver o problema?

    ResponderExcluir
  5. Olá,eu não tenho nenhum sintomas mas quando forço a boca mais que o limite sinto uma leve dor em apenas um lado :'(

    ResponderExcluir