domingo, 28 de fevereiro de 2010

O QUE É UMA BOA POSTURA?

Postura é a posição do corpo

Boa postura pode ser definida como o arranjo harmônico das partes constituintes do corpo, tanto em posição estática (parado) como em diferentes situações dinâmicas (movimento e força). 

Quando se fala em coluna, postura é a coluna vertebral ereta estática (parado na posição de pé). 

A posição ereta é obtida através dos tecidos moles da coluna vertebral: músculos, ligamentos e cápsulas articulares.

Boa postura é o resultado da capacidade que ligamentos, cápsulas e tônus muscular têm de suportar o corpo ereto, permitindo sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados sem desconforto. Uma postura aceitável também deve ser esteticamente apreciável. 

Portanto, quando alguém cansa em uma fila de cinema, sente desconforto ou dor, se fica muito tempo assistindo TV, ou precisa sair cedo da cama no domingo porque dóem as costas, há sintomas de doença postural da coluna vertebral. 

Desse modo, o exame postural é a avaliação da posição da coluna vertebral, das relações das suas curvaturas entre si e dos elementos envolvidos na sua harmonia ou desequilíbrio. 

O exame postural é parte da avaliação física do aparelho locomotor e deve ser complementado pelo estudo cinético (movimentos) da coluna vertebral para adequada interpretação funcional das queixas ou achados eventualmente encontrados.

3 comentários:

  1. OBRIGADA, ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO!!!
    CONTINUE ASSIM AJUDANDO AS PESSOAS E SE ORGUHE MAIS DO SEU DESEMPENHO!!!
    : )

    ResponderExcluir
  2. Obrigado me ajudou muito também a estudar para o seminário de hoje!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, ajudou muito no meu trabalho!

    ResponderExcluir