domingo, 28 de março de 2010

COMO SABER SE ESTOU COM UMA BOA POSTURA CORPORAL?


A forma como mantemos nosso corpo contra a gravidade está diretamente ligada à qualidade de vida que temos.




De acordo com o Comitê de Postura da American Academy of  Orthopaedic Surgeon a postura é o arranjo relativo das partes do corpo na busca por equilíbrio muscular e esquelético, responsável pela boa postura e eficiência muscular.


Cada vez que desalinhamos uma parte ou segmento do nosso corpo, ocorre uma mudança “compensatória” de outra parte para ajustar o equilíbrio corporal. Essa relação irregular entre os segmentos corporais provoca um equilíbrio menos eficiente em nossa base de sustentação, caracterizando uma má postura.


Consequentemente, a coluna passa a sofrer pressões maiores quando permanecemos numa postura inadequada por períodos prolongados, acarretando processos dolorosos (a famosa dor nas costas) devido ao aumento da tensão muscular, desalinhando vértebras e discos intervertebrais. Esse processo pode alterar a anatomia da coluna (hipercifose, hiperlordose e escoliose) e causar danos permanentes à saúde.


Nossa tarefa é estarmos atentos ao modo como nos posicionamos no espaço, seja quando estamos sentados, em pé, em movimento, levantando ou transportando algo pesado ou, simplesmente, deitados.


Uma boa postura está associada diretamente à saúde porque envolve menor gasto de energia, distribuindo o esforço de modo equivalente entre as estruturas envolvidas no equilíbrio do nosso corpo.


Uma  dica para saber se temos uma boa postura corporal é: 
tentar perceber se estamos com os segmentos corporais equilibrados numa posição de menor esforço para sustentar nosso corpo

Ou seja, se você sente que permanecer em uma determinada posição está deixando seus músculos doloridos, é hora de dar uma pausa ou trocar para uma posição mais confortável.


Isso varia de pessoa para pessoa. Então, é preciso buscar sempre uma posição adequada que não agrida a coluna.


É importante dar atenção para a forma como cuidamos da nossa coluna, através da consciência corporal e da mudança de vícios posturais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.


ASSISTA O VÍDEO
COMO ANDA SUA POSTURA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário