quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ESPIRROS, NARIZ ESCORRENDO, DIFICULDADE PARA RESPIRAR E TOSSE CUIDE-SE PODE SER ALERGIA RESPIRATÓRIA

Muitas pessoas, adultos e crianças, são acometidos pelas chamadas alergias respiratórias. 
A grande maioria dos pacientes apresenta sintomas de rinite (espirros e escorrimento pelo nariz, principalmente pela manhã), bronquite (tosse com ou sem catarro) e asma (falta de ar ou dificuldade de respirar).

Antes de tudo, é bom saber o que é alergia. Trata-se de uma doença hereditária (transmitida dos pais para os filhos), relacionada ao sistema imunológico (de defesa) da pessoa. Se um dos pais é alérgico, a chance de o filho ser é de 20%; se os dois pais são, as chances passam a ser de 80%. 

Este fator sofre influências, também, da região e do ambiente onde a pessoa vive, que podem, ou não, facilitar o desencadeamento da doença, explicam os especialistas em alergia clínica e ambiental.

Segundo os médicos:

No Brasil, um país tropical
com grande extensão territorial, 
as pessoas alérgicas 
sofrem influências de fatores ambientais 
inerentes a cada região, 

Por exemplo: no sul, são registrados mais processos alérgicos desencadeados devido ao pólen que cai das flores e à alimentação.

Nas grandes cidades do sudeste, como Rio de Janeiro e São Paulo, as influências são devido à poluição ambiental causada pela fumaça do trânsito, indústrias e chaminés.

Caso seja comprovado o fator alérgico – como tosse constante, dor no peito e nariz escorrendo, com freqüência –, os médicos aconselham a procurar um especialista, para diagnosticar as causas. 

Na maioria dos casos, as alergias podem ser controladas evitando-se o contato com as substâncias causadoras, monitorando o ambiente e eliminando os fatores externos que possam estar desencadeando o processo alérgico. O correto é tratar os sinais e sintomas da doença, para que ela não progrida. Em algumas situações, no entanto, é necessária a prescrição de medicamento antialérgico (corticóides como última opção).

Conforme atesta o médico, alguns casos mais graves, como a asma não controlada e as reações anafiláticas devem ser tratadas com urgência. A reação anafilática, que pode ser desencadeada, principalmente, por picada de insetos (abelhas, vespas e formigas), medicamentos (antibióticos, ácido acetil salicílico entre outros) e ingestão de certos alimentos (como frutos do mar), tem como sintomas: inchaço principalmente da região do rosto (boca e olhos), dificuldade de respirar e tontura.

Além dos fatores genético e ambiental, o especialista alerta para a tendência de alimentos – como corantes, chocolate e leite – serem grandes desencadeadores de alergia. 

Ou seja, para driblar esta grande vilã, que acompanha a humanidade durante séculos, é importante minimizar os fatores de risco, procurando viver em um ambiente seco (sem umidade), ventilado (sem fungo e ácaro – parasita responsável por desencadear processos alérgicos) e limpo (sem poeira ou sujeira).


Fonte: www.sespa.pa.gov.br


VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 10 JAN 2010
GRIPE, RESFRIADO E RINITE, QUAL A DIFERENÇA?


5 comentários:

  1. isso ta acontecendo comigo eu queria saber se tem alguma cura ou coisa do tipo , começou depois q me mudei para aqui(são paulo) eu morava no nordeste (piauí) e nunca tinha acontecido isso comigo depois de uns 3 meses q eu me mudei começou isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm cara, na mesma situação, em Fortaleza não tinha isso por causa do ambiente,aqui em SP estou sem aguentar meu nariz, faz 3 anos que sofro disso, e não sei o que fazer, já usei bombinha e so ameniza, mas não resolve!

      Excluir
  2. Enryk a rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura.

    Mas quem tem rinite alérgica pode viver sem sintomas quando a rinite for tratada corretamente.


    Quanto mais em contato com as substâncias
    que causam alergia,piores são os sintomas.

    A poluição piora muito os sintomas, portanto se vc está morando em SP, tem um agente causador bastante evidente.

    Podem piorar a rinite alérgica substâncias químicas ,produtos de limpeza, fumaça de cigarro, inseticidas, tintas, combustíveis e até perfumes.

    A melhor maneira de tratar a rinite alérgica é a prevenção, diminuindo a presença de agentes alérgenos na sua casa.

    Evite sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite.

    São pequenas medidas que podem trazer grandes resultados.

    • Evite a poeira doméstica e os ácaros;

    • Retire tudo o que possa juntar poeira em sua casa;

    • Tapetes, carpetes, cortinas são locais para o alojamento de ácaros e poeira.

    • Tapetes finos e pequenos, que possam ser lavados, são mais práticos. Cortinas leves, que possam ser lavadas, são as ideais;

    • Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e no chão — se possível, diariamente;

    • Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que o sol entre neles o maior tempo possível.



    Você passa pelo menos 8 horas do dia no seu quarto dormindo, este é local mais importante de casa, e é o ambiente mais contaminado por ácaros.

    Coloque as roupas no armário e as de lã, em sacos plásticos fechados.

    Bichos de pelúcia armazenam muita poeira; livre-se deles.

    Lugares com mofo e manchas devem ser limpos.


    A poeira no ambiente doméstico é a maior causa de nariz entupido e escorrendo, de coceira e espirros durante todo o ano. A poeira de casa também causa tosse e piora da asma.

    A poeira de casa é uma mistura de muitos detritos. Ela contém bactérias, fungos, ácaros, que se alimentam de partículas de alimentos, de tecidos e de pele descamada de humanos e animais.

    O ácaro é o principal agente na poeira que causa rinite alérgica. Ele é um inseto de oito patas, como uma aranha, e se alimenta de partículas de alimentos e pele humana.

    Os resíduos que ele produz também causam alergia nas pessoas. O ácaro gosta de ambientes quentes e úmidos, sem luz.

    Ele não sobrevive em lugares secos e ensolarados. Este inseto vive em lençóis, tapetes, carpetes, colchões, roupas, armários e bancos de automóveis, onde as condições são favoráveis.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  3. Meu marido foi ao médico com falta de ar e lá ele constatou que era rinite passou o remedio pra ele usar com uma bombinha só quando ele começou a usar o nariz ficou cheio de caroços foi ai que ele deixou de usar este medicamento.Agora se ele tiver contato com poeira,fumaça ou pegar em água que esteja exposta ao sol ele fica logo com falta de ar.Qual tipo de rinite é esta e o que ele deve fazer para não sentir falta de ar.

    ResponderExcluir
  4. Na maioria dos casos, esta situação pode ser controlada evitando-se o contato com as substâncias causadoras, monitorando o ambiente e eliminando os fatores externos que possam estar desencadeando este processo.

    O ideal é tratar os sinais e sintomas , para que não progrida.

    Em algumas situações é necessário a prescrição de medicamentos.

    É sempre importante minimizar o que está causando, procurando viver em um ambiente sem umidade, ventilado e limpo.

    ResponderExcluir