quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ESPIRROS, NARIZ ESCORRENDO, DIFICULDADE PARA RESPIRAR E TOSSE CUIDE-SE PODE SER ALERGIA RESPIRATÓRIA

Muitas pessoas, adultos e crianças, são acometidos pelas chamadas alergias respiratórias. 
A grande maioria dos pacientes apresenta sintomas de rinite (espirros e escorrimento pelo nariz, principalmente pela manhã), bronquite (tosse com ou sem catarro) e asma (falta de ar ou dificuldade de respirar).

Antes de tudo, é bom saber o que é alergia. Trata-se de uma doença hereditária (transmitida dos pais para os filhos), relacionada ao sistema imunológico (de defesa) da pessoa. Se um dos pais é alérgico, a chance de o filho ser é de 20%; se os dois pais são, as chances passam a ser de 80%. 

Este fator sofre influências, também, da região e do ambiente onde a pessoa vive, que podem, ou não, facilitar o desencadeamento da doença, explicam os especialistas em alergia clínica e ambiental.

Segundo os médicos:

No Brasil, um país tropical
com grande extensão territorial, 
as pessoas alérgicas 
sofrem influências de fatores ambientais 
inerentes a cada região, 

Por exemplo: no sul, são registrados mais processos alérgicos desencadeados devido ao pólen que cai das flores e à alimentação.

Nas grandes cidades do sudeste, como Rio de Janeiro e São Paulo, as influências são devido à poluição ambiental causada pela fumaça do trânsito, indústrias e chaminés.

Caso seja comprovado o fator alérgico – como tosse constante, dor no peito e nariz escorrendo, com freqüência –, os médicos aconselham a procurar um especialista, para diagnosticar as causas. 

Na maioria dos casos, as alergias podem ser controladas evitando-se o contato com as substâncias causadoras, monitorando o ambiente e eliminando os fatores externos que possam estar desencadeando o processo alérgico. O correto é tratar os sinais e sintomas da doença, para que ela não progrida. Em algumas situações, no entanto, é necessária a prescrição de medicamento antialérgico (corticóides como última opção).

Conforme atesta o médico, alguns casos mais graves, como a asma não controlada e as reações anafiláticas devem ser tratadas com urgência. A reação anafilática, que pode ser desencadeada, principalmente, por picada de insetos (abelhas, vespas e formigas), medicamentos (antibióticos, ácido acetil salicílico entre outros) e ingestão de certos alimentos (como frutos do mar), tem como sintomas: inchaço principalmente da região do rosto (boca e olhos), dificuldade de respirar e tontura.

Além dos fatores genético e ambiental, o especialista alerta para a tendência de alimentos – como corantes, chocolate e leite – serem grandes desencadeadores de alergia. 

Ou seja, para driblar esta grande vilã, que acompanha a humanidade durante séculos, é importante minimizar os fatores de risco, procurando viver em um ambiente seco (sem umidade), ventilado (sem fungo e ácaro – parasita responsável por desencadear processos alérgicos) e limpo (sem poeira ou sujeira).


Fonte: www.sespa.pa.gov.br


VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 10 JAN 2010
GRIPE, RESFRIADO E RINITE, QUAL A DIFERENÇA?


9 comentários:

  1. isso ta acontecendo comigo eu queria saber se tem alguma cura ou coisa do tipo , começou depois q me mudei para aqui(são paulo) eu morava no nordeste (piauí) e nunca tinha acontecido isso comigo depois de uns 3 meses q eu me mudei começou isso

    ResponderExcluir
  2. Enryk a rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura.

    Mas quem tem rinite alérgica pode viver sem sintomas quando a rinite for tratada corretamente.


    Quanto mais em contato com as substâncias
    que causam alergia,piores são os sintomas.

    A poluição piora muito os sintomas, portanto se vc está morando em SP, tem um agente causador bastante evidente.

    Podem piorar a rinite alérgica substâncias químicas ,produtos de limpeza, fumaça de cigarro, inseticidas, tintas, combustíveis e até perfumes.

    A melhor maneira de tratar a rinite alérgica é a prevenção, diminuindo a presença de agentes alérgenos na sua casa.

    Evite sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite.

    São pequenas medidas que podem trazer grandes resultados.

    • Evite a poeira doméstica e os ácaros;

    • Retire tudo o que possa juntar poeira em sua casa;

    • Tapetes, carpetes, cortinas são locais para o alojamento de ácaros e poeira.

    • Tapetes finos e pequenos, que possam ser lavados, são mais práticos. Cortinas leves, que possam ser lavadas, são as ideais;

    • Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e no chão — se possível, diariamente;

    • Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que o sol entre neles o maior tempo possível.



    Você passa pelo menos 8 horas do dia no seu quarto dormindo, este é local mais importante de casa, e é o ambiente mais contaminado por ácaros.

    Coloque as roupas no armário e as de lã, em sacos plásticos fechados.

    Bichos de pelúcia armazenam muita poeira; livre-se deles.

    Lugares com mofo e manchas devem ser limpos.


    A poeira no ambiente doméstico é a maior causa de nariz entupido e escorrendo, de coceira e espirros durante todo o ano. A poeira de casa também causa tosse e piora da asma.

    A poeira de casa é uma mistura de muitos detritos. Ela contém bactérias, fungos, ácaros, que se alimentam de partículas de alimentos, de tecidos e de pele descamada de humanos e animais.

    O ácaro é o principal agente na poeira que causa rinite alérgica. Ele é um inseto de oito patas, como uma aranha, e se alimenta de partículas de alimentos e pele humana.

    Os resíduos que ele produz também causam alergia nas pessoas. O ácaro gosta de ambientes quentes e úmidos, sem luz.

    Ele não sobrevive em lugares secos e ensolarados. Este inseto vive em lençóis, tapetes, carpetes, colchões, roupas, armários e bancos de automóveis, onde as condições são favoráveis.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  3. Meu marido foi ao médico com falta de ar e lá ele constatou que era rinite passou o remedio pra ele usar com uma bombinha só quando ele começou a usar o nariz ficou cheio de caroços foi ai que ele deixou de usar este medicamento.Agora se ele tiver contato com poeira,fumaça ou pegar em água que esteja exposta ao sol ele fica logo com falta de ar.Qual tipo de rinite é esta e o que ele deve fazer para não sentir falta de ar.

    ResponderExcluir
  4. Na maioria dos casos, esta situação pode ser controlada evitando-se o contato com as substâncias causadoras, monitorando o ambiente e eliminando os fatores externos que possam estar desencadeando este processo.

    O ideal é tratar os sinais e sintomas , para que não progrida.

    Em algumas situações é necessário a prescrição de medicamentos.

    É sempre importante minimizar o que está causando, procurando viver em um ambiente sem umidade, ventilado e limpo.

    ResponderExcluir
  5. eu espirro e o meu nariz escorre pela manha mas so q meus pais nao sao alergicos.quero saber se isso é alergia?

    ResponderExcluir
  6. Um nariz escorrendo pode ser irritante e, se você não tem um lenço à mão, inconveniente. Mas os cientistas descobriram o que causa o problema e como resolvê-lo.

    O nariz pode começar a escorrer por causa de gripe, comida apimentada, exercício e até mesmo estresse. O processo biológico por trás do problema pode, segundo cientistas, estar relacionado ao sistema nervoso automático, que controla ações involuntárias, como a respiração.

    Há nervos conectando esse sistema central às glândulas nasais, usando um neurotransmissor químico chamado acetilcolina. Essa substância faz com que o nariz comece a escorrer.

    A solução encontrada pelos médicos foi recomendar um remédio chamado brometo de ipratropium, que bloqueia o efeito da acetilcolina.

    Fim do Problema

    O professor Ron Eccles, do Centro da Gripe em Cardiff, no País de Gales, disse que o remédio “pode ser bom nos primeiros estágios de uma gripe”.

    “Depois, o problema é causado por uma inflamação”, afirma Eccles.

    Ele lembra que um nariz escorrendo pode ser bem constrangedor para algumas pessoas. “Quando elas estão lendo, por exemplo, pode cair no livro”, diz.

    Uma pequena dose do brometo de ipratropium 45 minutos antes de esquiar ou de comer comida apimentada pode evitar que o problema comece, dizem médicos americanos.

    Clifford Bassett, da Universidade de Nova York, disse à revista New Scientist que os pacientes ficaram impressionados quando usaram o remédio pela primeira vez.
    “Eles disseram: Oh, meu Deus, eu não acredito que eu deixei o meu nariz escorrer por dez anos e nunca fiz nada”, conta o cientista.

    William Silvers, um especialista em alergias de Vail, no Colorado, tem um interesse pelo problema e como as pessoas lidam com ele. Em 1991, ele entrevistou esquiadores de uma estação de férias e descobriu que 96% reclamavam do nariz escorrendo no inverno. Metade deles disse que o problema era de moderado a grave.

    ResponderExcluir
  7. não sei o que realmente tenho depois que começei a trabalhar em um supermercado de repozitora onde tinha muita poeira começei ficar gripada parecendo que o catarro estava na minha cabeça fique assim uns três meses fui no medico e ele disse que era riníte passou o remédio de alergia mais não adiantou nada
    quando acordo ou saio do banheiro fico só espirrando me ajude o que realmente eu tenho e o que posso fazer para sarar antes eu era uma pessoa completamente sadia.

    ResponderExcluir
  8. Sr Roberto tenho renite cronica e ja percebi que e por caso do que eu como, mas a minha bebe pelo que vejo herdou isto de mim o nariz escorre sem parar ela tem 1.5 meses agora a 5 meses esta com tosse e nao tem remedio que faça parar nao e uma tosse constante so quando acorda ja procurei homeopatia fui em varios pediatras mas ate agora nao tive resultado ok sr me indicaria

    ResponderExcluir
  9. estou com falta de a´r sem pode respira pelo nariz, senti um pouco de tontura, senti o seios do nariz um pouco pesado, mas não sai nem um tipo de secreção, sinto como se estivesse inflamado ou coisa pareceida...
    tenho rinite...
    essa falta de ar pode ser da rinite????
    ter um ventilado perto ajuda e eliminar as poeiras ou e melhor fica em um quarto sem ventilação

    ResponderExcluir