sexta-feira, 19 de março de 2010

POSTURA E ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR


O equilíbrio da articulação temporomandibular e da dor orofacial está diretamente  relacionada  com a boa postura do paciente, seja para dormir, trabalhar, teclar no computador, ler, andar, etc.

Quando o paciente adquire maus hábitos como anteriorizaçao da cabeça e a protrusão dos ombros em várias tarefas do dia a dia como descrito acima, acarretará uma sobrecarga da musculatura de sustentação.

Todos os trabalhos e estudos científicos indicam uma íntima relação entre as desordens temporomandibulares e as alterações posturais.

Quando a cabeça  anterioriza-se existe uma sobrecarga na musculatura posterior cervical e dorsal, havendo um esforço para a  sustentação da cabeça que esta a frente (fora do longo eixo do corpo), fazendo com que os músculos anteriores ( supra hióideos e infra-hióideas), músculos estes importante na flexão da cabeça.
Quando a cabeça anterioriza-se, estes músculos ficam sem função tanto para manter a cabeça em equilíbrio quanto para agir na abertura bucal, fazendo com que os músculos elevadores( fechamento da boca)  fiquem  sempre ativados favorecendo o apertamento bucal e demais ações danosas responsáveis pelo agravamento da dtm e dor orofacial,  provocando um desequilíbrio em cadeia. Sobrecarregando toda a cadeia muscular.

Portanto em um tratamento de dtm e dor orofacial, é de importância fundamental, fazer com que o paciente adquira e mantenha uma boa postura, tanto da cabeça quanto dos ombros e  de toda a coluna vertebral .
Fonte: AZ Odontologia Integrada

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post...sou fisioterapeuta,atuo na área de fisioterapia buco-maxilo-facial, e achei o texto muito esclarecedor, principalmente para pessoas que não são da área.

    ResponderExcluir
  2. Dra Ely
    Obrigado,
    O objetivo maior do blog é esclarecer o grande público sobre saúde.
    Sua área de atuação está em grande crescimento.
    Parabéns pela escolha.
    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir