domingo, 28 de novembro de 2010

O QUE FAZER COM TORCICOLO?


Entorse de pescoço 

 

 

 

Você vira a cabeça e, de repente, o pescoço trava. O torcicolo pegou você. Além de limitar o movimento, o problema causa tensão e dor intensa na região cervical, podendo se espalhar para toda a musculatura dorsal.








Pouca gente sabe, mas um músculo de nome complicado – esternocleidomastóideo –, largo e robusto, localizado na face lateral do pescoço, é principal envolvido na questão.





 
"O torcicolo comum pode ocorrer devido a um trauma, a um movimento súbito, à má postura ou surgir sem nenhuma causa aparente", explica o neurocirurgião Alexandre Elias, especialista em coluna e dor musculoesquelética, do Centro de Referência em Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

A posição ao dormir também pode levar ao torcicolo. Portanto, é preciso cuidado não só com a maneira como você deita, mas com a escolha do travesseiro, que não pode ser mole ou duro demais.


VEJA TAMBÉM MATÉRIA 
PUBLICADA NESTE BLOG EM 11 ABRIL 2010
O TRAVESSEIRO IDEAL

"A recomendação quanto a tamanho, espessura e material varia de acordo com a forma com que cada um dorme. Mas seja como for, ele deve ficar embaixo da cabeça, nunca dos ombros, para deixar a cabeça no mesmo alinhamento da coluna vertebral. E ao deitar de lado a orelha deve estar na mesma linha do ombro", ensina o quiropraxista Jason Gilbert, de São Paulo, autor do livro "O segredo da coluna saudável – Siga os passos para uma coluna sem dor" (Editora Gaia).

Dá para tratar

Por provocar dor, a primeira medida no tratamento do torcicolo costuma ser medicamentosa. "Pode envolver analgésico, relaxante muscular ou antiinflamatório. Nesse momento não tente forçar ou alongar a região, porque o quadro pode piorar.", diz o médico Alexandre Elias.

Em seguida é indicada uma fisioterapia analgésica, com aplicações de frio e calor. "O gelo tem efeito antiinflamatório. Deve ser feito por 20 minutos no máximo e com intervalo mínimo de uma hora até a próxima aplicação", explica Jason Gilbert. A compressa quente, por sua vez, ajuda a relaxar a musculatura.

Só depois vem a fase de alongar e fortalecer a musculatura do pescoço. "Agora, se o incômodo não cessar, o melhor é procurar um especialista para ampliar a investigação", aconselha o neurocirurgião do Hospital 9 de Julho.


Prevenção

Para dar mobilidade e evitar maiores problemas na região cervical, invista em algumas medidas simples no dia a dia:

• Principalmente se você trabalha sentado e diante do computador, a cada 45 minutos movimente a cabeça no sentido de rotação e faça flexão e extensão do pescoço

• A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, para evitar má postura do pescoço e tensão na região cervical

• Aplique uma bolsa de gelo quando o pescoço estiver dolorido e inflamado

• Procure identificar a causa do torcicolo para saber como evitar a repetição do episódio

• Evite dormir de bruços ou no sofá, usando o apoio lateral para colocar a cabeça

• Não use o telefone entre os ombros e a orelha. Se tiver de fazer uma ligação mais longa e precisar das mãos para digitar ou escrever, por exemplo, utilize um fone de ouvido.
Fonte: IG


8 comentários:

  1. Mtu obrigado ajudou mtu, minha mãe trabalha no hospital nove de julho

    ResponderExcluir
  2. muito bom, simples, direto e esclarecedor. muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Essas dicas salvaram o meu dia!

    ResponderExcluir
  4. vlw, muito instrutivo...

    ResponderExcluir
  5. gostei muito da explicaçao

    ResponderExcluir
  6. foi muito bom essas dicas é o conteúdo todo!

    ResponderExcluir
  7. gostei muito das orientações.estou fazendo as compressas de frio e quente no meu companheiro,neste momento.antes fiz uma massagem com pomada muscular e álcool.encontrei alguns nôdulos e os desfiz com suaves massagens. também dei comprimidos para as dores.grata.

    ResponderExcluir