terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FISIOTERAPIA PARA ALZHEIMER


Pacientes com Alzheimer deveriam fazer fisioterapia desde o início do diagnóstico. 


A fisioterapia é importante para diminuir a progressão da doença. Por meio de exercícios, a prática pode manter o paciente na mesma fase pelo maior tempo possível.




Embora na fase leve a doença atinja apenas a parte cognitiva e comportamental do doente, a fisioterapia pode colaborar com a diminuição do avanço da doença. 

Os exercícios podem minimizar quedas, danos motores e prolongar a independência dos pacientes.




A fisioterapia para o Alzheimer busca uma melhoria na qualidade de vida do paciente, sendo que o paciente  necessita de uma reabilitação global, envolvendo uma equipe multidisciplinar.

A fisioterapia tem um papel fundamental tanto na reabilitação motora quanto no retorno as relações interpessoais e na obtenção de independência por parte do paciente.


Consiste basicamente na fisioterapia motora, que engloba desde exercícios ativos, passivos, auto-assistidos, contra-resistência, isométricos, metabólicos, isotônicos, ou seja, qualquer tipo de movimento é bem vindo no tratamento. 





Quando chega a uma segunda fase esta patologia, deve-se estimular atividades para que o paciente não fique o tempo inteiro na cama, evitando assim escaras de decúbito, comumente relatadas. Alongamentos e atividades de relaxamento podem ser realizados .


Outras modalidades de tratamento são eficazes, como a parte de exercícios para o condicionamento aeróbico, como estimular o paciente a realizar caminhadas, tanto por percursos diferentes, ou dependendo pelo mesmo percurso, estimulando assim concomitantemente a memória do paciente. Bicicletas estacionárias também são de grande valia, assim como se possíveis trabalhos de hidroterapia.







Exercícios para propriocepção e equilíbrio são fundamentais para a desenvoltura do paciente, como exercícios com bastões, bola, descarga de peso gradual, andadores, percursos .


Pode realizar atividades em que se estimule o raciocínio do paciente, como atividades de escrever, decorar palavras, nomear objetos, que levam a um estímulo da memória.


Porém a principal atitude a ser tomada é a companhia que este paciente precisa, nunca deixa-lo no abandono, por isso a conversa com familiares sobre o assunto é importante, para que assim este paciente possa conviver normalmente num meio familiar, eliminando o risco de passar o resto de sua vida num asilo.





veja matéria publicada neste blog em
2 fev 2010
EXERCÍCIOS E MANTER-SE MENTALMENTE ATIVO PODEM LIQUIDAR O ALZHEIMER









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário