domingo, 16 de janeiro de 2011

DOR NO CALCANHAR, PODE SER DOENÇA DE SEVER



A doença de Sever é a talalgia (dor no calcanhar) apresentada por crianças e causada por uma lesão da cartilagem. 


Causas mais comuns: 
- Rápido crescimento dos ossos em relação aos músculos 

- Encurtamento muscular ou do tendão de Aquiles 


- Excesso de peso 


- Dismetrias (quando há por exemplo uma perna maior que a outra)


- Pé pronado (pés virados para fora)



 



O calcâneo (osso do calcanhar) desenvolve-se em duas partes. Até o osso endurecer completamente, entre os 8 e os 16 anos, as duas partes mantêm-se conectadas por uma cartilagem, a qual é mais macia que o osso. 


Ocasionalmente, uma atividade vigorosa ou uma tensão excessiva provoca o rompimento da cartilagem, causando uma dor localizada geralmente ao longo da borda do calcanhar.


A doença de Sever é diagnosticada quando uma criança que tenha participado de atividades atléticas sente dor ao longo da borda do calcanhar. 


Em alguns casos, o calcanhar encontra-se discretamente inchado e com um leve aumento de temperatura à palpação. 


Como as radiografias não detectam a lesão cartilaginosa, elas não são úteis para o médico, exceto para excluir a presença de uma fratura como como causa da dor. A cartilagem rompida acaba consolidando, geralmente após alguns meses.


A doença de Sever pode ser prevenida, 
e uma forma simples de prevenir esta condição 
é manter uma boa flexibilidade dos membros inferiores, 
alongando sempre ao fazer uma atividade física 


Almofadas para o calcanhar colocadas nos calçados podem ser úteis, pois elas reduzem a pressão sobre o calcâneo. Algumas vezes, a imobilização do pé com um aparelho gessado pode ser útil.

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
27 MAR 2010
DOR NA SOLA DO PÉ PODE SER ESPORÃO CALCÂNEO

7 comentários:

  1. Gostei ,tirou minhas duvidas!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da explicação,pois quando fui levar meu filho ao ortopedista um falou-me que meu filho não poderia mais jogar bola,o outro falou-me que isso era comum,só passou repouso,andar sempre de tenis e tomar remedio para dor. Irei agora em um especialista de pé para ver seu parecer,agradecendo desde já.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei um pouco esclarecida.irei fazer com que o meu filho passe a ter essas palmilhas para aliviar e sendo o caso irei ver um especialista.ele tem 9anos e vem se queixando há vários dias ao que venho feito massagem noturna todos os dias.obrigada pela explicação acima.

    ResponderExcluir
  4. eu tive a doença do sever, ninhum medico via onde e que tava o problema mas eu tinha dores ate uma medica descobrir e usei palmilhas durante 6 anos e nao preciso de ser operado. ACONCELHO ir a um bom ortopedista.

    ResponderExcluir
  5. Tenho isso nos dois pés, as dores que sinto são muito fortes, mal consigo pisar no chão e ainda jogo volei. Uso calcanheiras e a dica importante é usar além das calcanheiras sapatos ou tênis com salto mais elevado e com amortecedores. Ajuda a absorver o impacto e reduz as dores significativamente.

    ResponderExcluir
  6. Para todos acima, devem consultar um podólogo/podologista pois pode existir uma alteração do pé associadae a realização de um suporte plantar personalizado além da almofada para o calcanhar pode ser o ideal.

    ResponderExcluir
  7. Meu filho tem 9 anos de idade e está fazendo 6 meses que o levo de médico em médico como ortopedista, reumatologistas e angiologista. Ele sente dores nos 2 pés na região das articulações dos calcanhares com um pequeno inchaço,24 horas por dia.
    Até o momento, mesmos com todos os exames normais como ressonancia magnetica, cintilografia ossea, tomografia computadorizada, exames de sangue... os diagnósticos são distintos: alguns dizem ser artrite reumatoide juvenil,síndrome de server e outros não têm diagnóstico!!! Preciso saber o que mais posso fazer. Quero submetê-lo à um tratamento com um diagnostico preciso e claro que seja confirmado não somente clinicamente e sim com a comprovação de exames. Socorro!!! Quem pode me ajudar?

    ResponderExcluir