sábado, 15 de janeiro de 2011

REICH - O GRANDE PAI DAS TERAPIAS CORPORAIS

 

Wilhelm Reich,  médico ucraniano, conhecido como o grande pai das terapias corporais no Ocidente. Reich teve uma vida conturbadíssima e polêmica. 

 

Foi fazendeiro, estudou direito antes de se formar em medicina, era judeu, negava o judaísmo e, mesmo assim, foi perseguido pelo nazismo. Foi discípulo de Freud, mas se afastou dele. Mudou para os Estados Unidos, onde divulgou suas idéias e acabou morrendo na prisão.

 

Vida conturbada à parte, Reich teve o mérito de colocar o corpo nas discussões sobre a psicologia humana. Ele acreditava que o homem teria costurado para si uma “capa invisível” e inconsciente para se proteger dos males externos, tornando o corpo um refletor direto da mente. 


Os músculos tensos, a boca retraída, 
a postura inclinada, o queixo projetado 
e os movimentos rijos, 
todo esse conjunto de aparências 
presumia o que ele chamou de “couraça muscular” 

 

Esta couraça muscular, serviria para proteger o indivíduo portador de uma personalidade fragilizada. Reich supôs que o ser humano tinha uma série de camadas, como as da Terra, que serviam para proteger seu “núcleo” de possíveis ameaças. 


Segundo ele, o indivíduo sedimentava crostas de vivências que se sobrepunham umas às outras com o decorrer do tempo. Esse envoltório ia se enrijecendo à medida que era necessário experienciar sensações desagradáveis, servindo também para acobertar sentimentos prazerosos que poderiam torná-lo presa fácil dentro do mato urbano.

Ele ainda considerava que toda a energia circulante do corpo passava obrigatoriamente por certos segmentos chamados de “anéis”, concentrados em sete regiões: pelve, abdômen, diafragma, tórax, pescoço, boca e olhos. Aliás, essas bolinhas cristalinas são os maiores receptores e irradiadores de energia do organismo – e não é à toa que os olhos são vistos até hoje como o grande reflexo da alma.
 

É, sim, possível se livrar das couraças reichianas e um dos caminhos é a ampliação da “consciência corporal”. 
fonte:athlonesportesaude




VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 18 JUN 2010
COMO AMPLIAR A CONSCIÊNCIA CORPORAL?

Um comentário:

  1. Roberto, parabéns pelo seu artigo.
    Reich, uma vida plena de contradições e descobertas. Um homem a frente do seu tempo...

    ResponderExcluir