sábado, 15 de janeiro de 2011

SIMULADOR DE CAMINHADAS OU ELÍPTICO

O elíptico ou simulador de caminhadas é uma boa opção para indivíduos que gostem de caminhar ou correr mas que não queiram colocar muita pressão nas articulações. 

Devido ao seu baixo impacto, o elíptico pode servir de alternativa à esteira em ocasiões onde o atleta esta se recuperando de uma lesão ou esteve algum tempo sem treinar. 

Este equipamento também é uma boa  opção para melhorar a coordenação dos membros, uma vez que trabalha tanto os braços como as pernas simultaneamente. 


Um estudo em 2002 indicou que o elíptico permite trabalhar os diferentes músculos das pernas através da variação da velocidade e da duração do exercício. 

O estudo mostrou que quanto maior é a duração do exercício executado neste equipamento, mais são as calorias queimadas, confirmando, desta maneira, que este aparelho é uma alternativa adequada à esteira e à bicicleta ergométrica [*1]
Outro estudo recente veio confirmar esta conclusão [*2].

[*1] – Browder, K. & Dolny, D., Lower Extremity Muscle Activation During Elliptical Trainer Exercise, Medicine & Science in Sports & Exercise Vol. 34 – Issue 5, Maio 2002 (LINK)
[*2] – Brown, G. & et. al, Comparison of energy expenditure on a treadmill vs. an elliptical device at a self-selected exercise intensity, The Journal of Strength and Conditioning Research 24(6): 1643-1649, Junho 2010 (LINK)
 
 VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
12 DEZ 2010
ESTEIRA, BICICLETA ERGOMÉTRICA OU SIMULADOR DE CAMINHADAS, 
QUAL O MELHOR?


2 comentários: