sábado, 15 de janeiro de 2011

LEONARDO DA VINCI PIONEIRO NA PERCEPÇÃO CORPORAL

No tempo que passou em Milão, Leonardo da Vinci aproveitou para, além de produzir arte e artefatos de engenharia, estudar anatomia. 

 

Como era protegido pelo príncipe Sforza, espécie de dono da cidade, tinha alguns privilégios, entre eles o de dissecar cadáveres, para o desespero da Igreja medieval. Seus milhares de desenhos do corpo humano se transformaram no primeiro tratado de anatomia.

 


Leonardo tinha especial atração pelos músculos e sua relação com os ossos e órgãos dos sentidos. 

Uma de suas observações, genial para a época, é que o cérebro percebe o exterior através de órgãos especiais que permitem a visão, a audição, a olfação, a gustação e o tato, mas também é capaz de perceber o interior, o próprio corpo, através de uma espécie de “sentido para dentro”. 

 

O gênio da Renascença tinha razão. Hoje sabemos que os músculos, as articulações e os órgãos internos informam o cérebro sobre suas condições através de corpúsculos e nervos, como se houvesse um sentido especial, só que voltado para o interior do corpo.



Graças a isso, somos avisados de alguma dor ou desconforto. Claro, o corpo dá seus alertas, defende-se. E, da mesma forma, nos passa sensações de prazer, de bem-estar. 

 

Você nunca sentiu uma sensação de cansaço, como se seu corpo estivesse de mal com você? Claro que sim, mas, em compensação, também experimentou aquele estado de prazer proporcionado por um corpo harmônico e saudável.

 

A consciência corporal nos dá um controle maior sobre nossas possibilidades e, claro, nossos limites. O corpo humano é uma maravilhosa estrutura em que tudo tem sentido. O complexo sistema de feixes musculares que permitem os movimentos fez Leonardo da Vinci acreditar na perfeição.

 

Sem consciência corporal não sabemos nem o que podemos nem o que devemos fazer. Deixamos de aproveitar o potencial do movimento, o prazer do alongamento, a sensação do relaxamento, o poder da força.

 

Aumentar a consciência corporal, pode levar algum tempo, mas é importante para alcançar o equilíbrio corporal e, com base nisso, conseguir mais harmonia com ele. 

Fonte:sohamsoham

 

 

 VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM

15 JUN 2010

O QUE É CONSCIÊNCIA CORPORAL?



 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário