sábado, 23 de março de 2013

A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO MUSCULAR




Acordar, espreguiçar e alongar… como isso faz diferença no Dia-Dia de cada um de nós! 
Escutamos muito se falar sobre o alongamento após os exercícios, mas não quero alertá-los sobre isto agora. Falo dos alongamentos diários que precisamos.

A partir de mais ou menos 25 anos, isso varia de pessoa para pessoa, nós perdemos um pouco a cada ano da nossa elasticidade e flexibilidade, isso nos traz consequências maléficas e prejudica a funcionalidade do dia-dia, pois atividades simples como calçar um tênis ficam impossíveis de serem feitas sozinho.

A perda da flexibilidade pode ser observada também pela dificuldade em subir escadas, levantar da cadeira ou da cama, precisar de ajuda para caminhar e pelas dificuldades de realizar movimentos com os braços, como por exemplo, pegar algum objeto no alto. Alguns estudos tem nos passado a informação de que indivíduos independentes têm maior flexibilidade, maior nível de atividade e maior velocidade de caminhada.





A manutenção da nossa Flexibilidade deve ser feita diariamente através de movimentos que não exijam muito esforço e performance, mas que sejam feitos de forma correta. Então o que acha de começar o seu dia se esticando, sentindo os benefícios de um bom alongamento e mais ainda, melhorando a sua Qualidade de Vida!

Alguns Benefícios do Alongamento: 
Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento;
Previne lesões como distensões musculares e entorses;
Melhora a postura e o esquema corporal;
Ativa a circulação sanguínea;
Reduz a ansiedade, o estresse e a fadiga;
Melhora a atenção;
Previne dores;
Propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade;
Reduz a deterioração física associada com a idade.
O alongamento é essencial para a manutenção dos nossos movimentos e atividades diárias, a funcionalidade do dia melhora e o alivío das tensões também!

Fonte: CAXIASDIGITAL.com.br









.

2 comentários:

  1. estou para começar a fazer o pilates pois pelo que já andei vendo é tudo de bom para manternos a flexibilidade no corpo..

    ResponderExcluir
  2. Toda a metodologia do Pilates está associada ao trabalho das capacidades físicas (força, resistência, FLEXIBILIDADE e equilíbrio), utiliza exercícios comuns da ginástica, da dança, da ioga, das artes marciais e faz o uso de acessórios, como bancos especiais, bolas, faixas e outros equipamentos desenvolvidos com exclusividade para esta prática.

    No Pilates, toda a sobrecarga externa imposta ao corpo é obtida pelo auxílio de molas, diferente dos aparelhos clássicos da musculação, em que esta sobrecarga se dá, principalmente, por barras de ferro.

    O Pilates promove um maior relacionamento entre o físico e a mente, aperfeiçoando a harmonia entre todas as estruturas do corpo humano dos praticantes, que podem ser indivíduos de diferentes idades, já que não há restrições para a sua prática.

    O Pilates pode ser realizado por adultos, idosos, gestantes e, em certos casos, também por crianças, desde que não haja restrições médicas.

    Um excelente exercício para manter e aumentar a flexibilidade é o PILATES.

    Para desenvolver uma melhor flexibilidade, é preciso que se treine duas ou três vezes por semana. A flexibilidade é o único requisito motor que atinge seu auge na infância, caindo em seguida com o passar dos anos, se não for devidamente trabalhada.

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir