domingo, 24 de março de 2013

ALGUNS EXERCÍCIOS DE NEURÓBICA


Mantenha o seu cérebro na expectativa:


Quebrar as rotinas do cérebro ajuda a libertar neurotrofinas que aumentam a sua boa forma mental e podem estimular a criatividade. Experimente escrever ou lavar os dentes com a sua mão não dominante, ou tome banho mantendo os olhos fechados, inclusive procurando e distinguindo o frasco do xampu do gel de banho.



Exemplos de como estimular o seu cérebro

Experimente!

Procure um caminho diferente para voltar a casa, quando sai do trabalho. A descoberta de um novo caminho é uma ótima forma de estimular a energia do seu cérebro e de afinar as suas faculdades, exercitando ambos os hemisférios do cérebro ao mesmo tempo.

Pense em 20 palavras começadas pela letra C, em 30 segundos.

Em 30 segundos, encontre um antônimo para cada uma das seguintes palavras: feio, forte, grande, feliz, aberto, macio, sucesso, leve, alto, sossegado.

Em 60 segundos, descubra um sinónimo para cada uma das seguintes palavras: falador, limpo, discussão, obscuridão, hábito, riqueza, navio, fim, livro.

Leia duas vezes em voz alta as oito palavras que se seguem: sol, vitamina, mesa, pêra, gato, faca, sapato, fruta. De seguida, feche os olhos e conte em voz alta de 30 até 0. Depois, tente lembrar-se das palavras na ordem correta.




Tenha neurônios mais ágeis!

O poder das proteínas:
As proteínas permitem a transmissão das mensagens entre neurónios!

A maioria dos neurotransmissores é composta por aminoácidos, os componentes das proteínas. Precisamos ingerir proteínas para assegurarmos um fornecimento contínuo de neurotransmissores. Esta é uma razão das quais aquilo que comemos tem um efeito tão profundo naquilo que pensamos e sentimos.

Se comer uma posta de peixe ao almoço, vai sentir-se muito mais alerta e produtivo durante a tarde caso tivesse comido um prato de massa - isto acontece em parte porque o peixe vai se decompor no aminoácido tirosina, que promove a libertação de noradrenalina e dopamina. Estes neurotransmissores vão mantê-la motivada e concentrada exatamente durante o chamado período de "moleza" do meio da tarde.

Só precisa de cerca de duas doses de proteínas por dia para manter o cérebro funcionar ativamente, mas é melhor ingeri-las durante o dia, ao pequeno-almoço, para que possam ajudá-lo a manter a concentração elevada quando precisa dela. Guarde o prato de massa ou de arroz para o jantar!

Proteínas completas: fornecem os oito aminoácidos e encontram-se no peixe, carne, ovos, queijo, leite e iogurte.

Proteínas incompletas: os alimentos como os cereais, legumes, sementes e frutos de casca rija fornecem alguns aminoácidos, mas não todos. Precisam ser ingeridos em combinação uns com os outros para formarem proteínas completas, temos como exemplo o arroz com feijão!





Exercícios de NEURÓBICA:

Pode-se aumentar a inteligência?
A resposta é: SIM!


A inteligência pode ser treinada e enriquecida através de programas de estimulação cerebral e cognitiva. Esses programas incluem terapias nutricionais, adequação de estilo de vida, exercícios mentais e exercícios físicos.

Antes de tudo há uma regra que tem de ser seguida: manter o cérebro ativo! E isto quer dizer evitar rotinas que automatizam as reações do cérebro.


Não é apenas fazendo palavras cruzadas que se pode exercitar o cérebro. Estas podem exigir paciência e entediar quem não goste de estar parado a resolver problemas.

Eis uma lista de exemplos do tipo de exercícios que você pode fazer para pressionar o seu cérebro a agilizar-se:

- Desenvolver os lobos frontais do cérebro (envolvidos no planejamento e na criatividade): escreva ou desenhe uma história futurista. Não se preocupe com a qualidade final mas com o exercício. Projete a sua mente para um mundo imaginário no futuro e invente uma história.

Mais simples ainda: encoste-se num sofá e imagine-se no futuro ou num outro planeta. O objetivo é afastar-se do momento presente e do local onde está, usando apenas a imaginação. Quanto mais ricas forem as imagens mentais por si criadas melhor para as células nervosas envolvidas.

- Desenvolver a memória (envolve quase todo o cérebro): sente-se num sofá, comodamente, afaste-se de recordações negativas e reconstrua mentalmente a história da sua infância. Esforce-se por juntar pedaços de recordações e forme uma narrativa coerente. Tente lembrar-se dos cheiros, dos sons, das cores, dos animais, dos locais e das pessoas da sua infância. Procure na internet informações históricas que se deram naquele tempo para se situar nele de uma forma mais completa e rica.

- Desenvolver o hemisfério esquerdo (envolvido nos raciocínios lógicos): não precisa usar algarismos e números se não simpatiza com matemática. 
Imagine objetos e mentalmente deforme-os, altere-lhes o peso, a textura (imagine, por exemplo, uma pêra quadrada ou com anéis à volta como no planeta Saturno). Puxe pela imaginação e brinque com formas, pesos, medidas (imagine a sua rua estreitar-se ou estender-se, pense nas implicações no trânsito que tal situação originaria, etc).

- Desenvolver a percepção (envolve várias áreas sensoriais): pegue um objeto familiar qualquer, feche os olhos e "veja-o" mentalmente utilizando as mãos para detectar a sua textura, peso, forma, ângulos, temperatura. Utilize vários objetos e com os olhos fechados detecte mentalmente as suas diferenças.

- Desenvolver o córtex visual (envolvido na visão): com os olhos fechados escreva num papel o seu nome. Depois, avance para exercícios mais e mais complexos até ser capaz de escrever com os olhos fechados (não se preocupe com a qualidade final, o que interessa é que o seu córtex visual seja levado a um maior esforço e melhore a sua percepção visual).

No decorrer da vida, as células, inclusive as do cérebro, são danificadas pelos radicais livres que levam a uma diminuição no ritmo de produção de energia.

A ação destes componentes compromete a atuação dos neurônios, provocando o desaparecimento das sinapses e reduzindo a capacidade de comunicação entre as células e dessa forma prejudicando o funcionamento mental.

Após anos de exposição aos radicais livres, os neurônios podem ser destruídos e com isso podem provocar doenças como Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas do cérebro. Apesar de ainda não existirem estudos conclusivos sobre o assunto, alguns estudos sugerem que a melhor maneira de evitar isso é fornecer ao cérebro mais antioxidantes e assim combater os radicais livres.

A nutrição adequada e mudanças no estilo de vida, inclusive exercícios físicos e mentais podem contribuir bastante com o bom funcionamento do cérebro, além de facilitar a captação dos neurotransmissores essenciais a memória.


Veja a seguir alguns alimentos que podem ajudar você a ter uma boa memória:

Gema de ovo - Contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.

Peixes - Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos gordos ômega 3, poderoso antioxidante.

Frutas e vegetais amarelos - Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Frutas vermelhas - Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.

Oleaginosas - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados - Estes alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória.

Como você pode perceber vários alimentos são fontes de antioxidantes, então aproveite, tenha uma alimentação variada, consuma todos os grupos alimentares diariamente.

Outras recomendações:
- Aleitamento materno, quando possível até os dois anos de idade;- Procure se alimentar a cada três horas, para manter um adequado aproveitamento de glicose no cérebro;
- Pratique exercícios físicos regularmente, faz bem para o corpo e para a mente;
- Não esqueça do lazer, separe um tempo para você e faça atividades que  proporcionam prazer e bem-estar.
- Faça atividades que estimulem o raciocínio como palavras cruzadas e outros jogos.






CÉREBRO E APRENDIZAGEM

O segredo da aprendizagem reside em nosso cérebro que armazena todas as nossas experiências de vida; emoções; sensações; enfim tudo o que aprendemos na vida.

Nascemos com mais de 100 bilhões de neurônios e com eles vamos até o fim das nossas vidas. Neurônios são as células que impulsionam a atividade cerebral.

Imagine um computador de alta capacidade de armazenagem sem nada lá dentro. Para que serve? Qual a sua utilidade? Ele será muito útil a partir do momento que colocarmos informações dentro dele para utilizá-las quando necessárias. E também este computador devolverá apenas as informações que receber, sem nada criar. A qualidade da informação dependerá da qualidade do conteúdo que colocarmos nos programas disponíveis no computador.

Com o cérebro ocorre mais ou menos a mesma coisa, com a vantagem que seu limite de armazenagem é inesgotável e você pode processar a informação através da linguagem além de colocar emoção e criar uma forma de comunicação adequada ao seu estilo de viver, pensar e interpretar a realidade.

Quando nascemos, os mais de 100 bilhões de neurônios estão lá, mas ainda sem informações e aprendizagens armazenadas ou memorizadas. Vamos crescendo, vendo, ouvindo, sentindo a realidade e começam as formações das redes neurais de conhecimentos.

Quando LEMOS a APRENDEMOS algo novo, novas redes neuronais são formadas e assim vamos enriquecendo nosso modelo de mundo, ou seja, teremos um maior volume de informações para serem processadas e colocadas para o mundo exterior nas diversas formas de comunicação: verbal, escrita, corporal e outras manifestações artísticas.

Assim como é bom fazer exercícios físicos para manter a forma, manter o peso, manter um estado geral de saúde, o cérebro também precisa de exercícios para manter a forma e responder rapidamente quando solicitado. Imagine você sair correndo sem estar preparado ou sem treinar há muito tempo. Todos os músculos e articulações irão doer por vários dias até você entrar no ritmo. O mesmo ocorre com o cérebro. Sem uso ele fica preguiçoso e demora para dar uma resposta quando solicitado.

O cérebro adora atividades diferentes porque assim ele forma novas redes neuronais e aumenta o volume de informações para nos ajudar em todas as decisões. O segredo da aprendizagem é portanto: ler diversos assuntos, memorizar, aprender algo novo mesmo que seja simples, fazer exercícios físicos, treinar no computador, desenvolver um texto simples para treinar a escrever, ouvir músicas e memorizar a letra, treinar cálculos, etc, etc, etc.
Fonte: http://treinodamente.blogspot.com.br/






ASSISTA O VÍDEO
GINÁSTICA CEREBRAL
CARLOS MAURÍCIO PRADO DÁ DICAS DE EXERCÍCIOS















.

Nenhum comentário:

Postar um comentário