domingo, 26 de maio de 2013

BARRIGA PODE SER MÁ POSTURA



Quer diminuir o volume da barriga?

 Antes de mais nada 

invista na sua postura




  • Modalidades como Pilates ajudam a corrigir vícios posturais 
Antes de agendar uma lipoaspiração ou começar uma dieta superrestritiva, considere que, talvez, a barriguinha proeminente que você exibe pode ser resultado de má postura. Isso mesmo. Às vezes, aquela saliência localizada no abdômen se forma pela maneira incorreta com que a pessoa posiciona o corpo.
Conforme explica Diego Mardegan Tricca, especialista em fisioterapia esportiva, uma junção de fatores provoca o problema. "Se a pessoa tem uma pequena gordura localizada na região, alterações nas curvaturas da coluna podem fazer com que essa adiposidade pareça muito maior. Por exemplo: a diminuição da curvatura normal da lombar dá a impressão de que a barriga é maior; já a escoliose, quer dizer, o desvio da coluna para um dos lados, faz crer que existem pneuzinhos."
A boa notícia é que podemos, sim, minimizar a impressão de que existe uma camada de pele sobrando bem ali, com reeducação postural e fortalecimento das musculaturas do corpo. "Com os exercícios certos, ocorrerá uma descompressão dos órgãos e uma reestruturação das curvaturas da coluna, distribuindo melhor o volume da barriga. Mas é essencial que se consiga identificar quanto de gordura localizada há na região. Pois, se for algo acima da normalidade, será preciso recorrer a outros tratamentos, como dieta e atividade física", explica o fisioterapeuta.


Falta de tônus




  • A má postura não origina apenas a saliência próxima ao umbigo: também afeta a saúde











O abdômen é um músculo que requer contração e fortalecimento. Quando alguém está com a postura ereta, sem perceber mantém a barriga contraída – e, dessa forma, aumenta o tônus local. Já quem posiciona o corpo de forma errônea não faz isso, o que significa que perde parte da tonicidade abdominal.
"De um modo geral, existe uma relação direta entre má postura e fraqueza da musculatura do abdômen e de todo o centro do corpo", salienta a consultora técnica de Pilates Luciana Ferreira, coordenadora e gestora do Atma Studio de Pilates e Studio Brasil Pilates, ambos em São Paulo.



O caminho para resolver a questão? Procurar um especialista em tratamento de coluna. "Só um profissional especializado poderá avaliar o problema. Se necessário, ele pedirá exames complementares, como raio X e ressonância magnética, para quantificar com exatidão a gravidade do quadro."
É importante considerar que a má postura não origina apenas a saliência próxima ao umbigo: também afeta a saúde e a qualidade de vida. "A pessoa passa a ter dores musculares ou nas articulações. Em casos mais graves, pode apresentar limitações nos movimentos e até ter sua medula comprometida", adverte Ferreira.



Pilates

A técnica de Pilates, especialmente, trabalha a reeducação postural de forma dinâmica, estimulando todas as musculaturas necessárias para que o corpo entre em equilíbrio. Além disso, proporciona maior consciência corporal.
"O Pilates dá ferramentas para que o sujeito, no dia a dia, possa se perceber como um todo, monitorando-se interna e externamente para evitar disfunções como os erros de postura", diz a especialista, acrescentando que o exercício físico adequado e bem dosado conserva e preserva a vida. "É como tomar uma dose diária de um elixir da saúde."
Fonte: uol




Nenhum comentário:

Postar um comentário