domingo, 5 de maio de 2013

SOBRE O CÉREBRO...














Grande parte do público enxerga o cérebro como a estrutura mais importante do sistema nervoso; para algumas pessoas, a mais importante do organismo. 


É verdade que nada disso (nós escrevermos esse texto e você ler) seria possível sem ele. Antes, é necessário ter em mente (e "ter em mente" atesta ainda mais essa importância do cérebro para a nossa vida de relação), que outras estruturas orgânicas desempenham funções importantes para a vida, seja ela biológica ou social. 


O bulbo, por exemplo, presente nas porções mais caudais do tronco encefálico: qualquer lesão que acometa alguns milímetros de sua extensão pode colocar em risco a vida.


O cérebro é uma estrutura neural componente do encéfalo, que por sua vez faz parte do sistema nervoso central.


Filogeneticamente, é vítima de grandes pressões evolutivas; sua função é de armazenamento, associação, comparação, direcionamento, controle e otimização das respostas aos estímulos recebidos do meio ambiente. 


Quase todas as informações sensoriais, especiais ou não, irão alcançá-lo. Dele se espera uma resposta adequada, tomando como base as experiências previamente armazenadas. Tal resposta pode ser, por exemplo, a movimentação de um dedo da mão, a evocação de uma lembrança, ou o início de um ciclo biológico como consequência da liberação de um hormônio.


O cérebro ocupa cerca de 80% do conteúdo craniano; é formado pelo telencéfalo (os hemisférios cerebrais) e pelo diencéfalo (tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo). 


Em sua intimidade, podemos identificar algumas cavidades anatomicamente relevantes, ocupadas por um fluido especial - o liquor. São elas: os ventrículos laterais (1° e 2°) e o 3° ventrículo. 


Externamente, o cérebro é popularmente reconhecido pela disposição de seus inúmeros sulcos e giros; e cada um destes parece desempenhar uma tarefa especializada, segundo os estudos neurocientíficos modernos.
Fonte:mindasks








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário