terça-feira, 7 de setembro de 2010

CIRURGIA PARA JOANETES




 Quais são as causas do joanete?
Dois fatores principais estão nitidamente associados ao desenvolvimento do joanete: a história familiar da patologia, ou seja, ter alguém na família com a deformidade e o uso de calçados inadequados, sobretudo salto alto e bico fino.

O joanete é muito comum?
É estimado que 33 % da população urbana tenha algum grau da deformidade. A incidência da deformidade é muito menor (em torno de 2%) entre indivíduos que não têm o hábito de usar calçado fechado, como os índios.

Como é atualmente a cirurgia para correção do joanete?
A cirurgia para correção do joanete sofreu várias inovações nos últimos anos. As técnicas mais modernas, além de serem muito mais eficazes, dispensam o uso de gesso o que facilita a reabilitação pós-operatória. De qualquer maneira, o procedimento exige alguns cuidados e o uso de calçado fechado só é permitido após 40 dias de cirurgia. Neste intervalo o paciente deambula com um calçado apropriado que proporciona o apoio somente no calcanhar.

Que anestesia é utilizada pra cirurgia do joanete?
O procedimento é realizado sob sedação e um bloqueio realizado na região do pé e do tornozelo, dispensando assim, o uso de anestesia geral ou na coluna. Este tipo de anestesia além de minimizar as complicações, promove uma analgesia muito mais prolongada no período pós-operatório.

Qual é a cirurgia mais indicada para correção do joanete?
São conhecidas mais de 100 técnicas cirúrgicas para a correção do joanete. Cada paciente, ou melhor cada pé, deve ser avaliado individualmente e o procedimento mais adequado deve ser indicado baseado no grau da deformidade e na idade do paciente, entre outros fatores.



Pode acontecer de a cirurgia não ter sucesso?
As chances de insucesso no tratamento do joanete são muito pequenas, desde que a cirurgia seja corretamente indicada, não hajam complicações e as recomendações sejam estritamente seguidas pelo paciente.







Que cuidados eu devo ter após a cirurgia?
A maioria dos pacientes submetidos à correção do joanete pelas técnicas atuais, desfrutam dos avanços da cirurgia moderna dispensando o uso de gesso e estando liberados para caminhar (com moderação) no dia seguinte à cirurgia. Porém alguns cuidados são fundamentais:

1. Não deixe de seguir estritamente as recomendações do seu médico.

2. A liberação para caminhar após a cirurgia, envolve o indispensável (comer, ir no banheiro,etc..). Evite caminhadas desnecessárias. Elas aumentam o inchaço, provocam dor e retardam a recuperação.

3. Esforços exagerados no período pós-operatório, incluindo caminhadas desnecessárias, podem colocar em risco o resultado da cirurgia pela perda da correção obtida trans-operatoriamente.

4. Não deixe de realizar todas as consultas pós-operatórias. Habitualmente você deve ver seu médico mensalmente até o sexto mês pós-operatório para assegurar uma reabilitação adequada.
Fonte: vidaeestilo





veja também matéria publicada neste blog em
18 mar 2010

A BASE DE SUSTENTAÇÃO DO CORPO:  OS PÉS E OS TORNOZELOS






.

36 comentários:

  1. fiz a cirurgia de joanete,e estou achando a recuperaçao otima sem sacrificios temos que manter o repouso mais com a sandalia baruk podemos circular dentro de casa sem esforços. para quem sente muitas dores como eu sentia recomendo essa cirurgia claro que com um medico especialista.um grande abraço.valeria ,rio de janeiro

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho 30 anos e tenho um joanete considerado pelo meu médico gravíssimo, acredito que a recuperação seja mais complicada nesses casos, diferentemente do citado pelo blog, que acredito que seja mais para os casos leves e moderados, mas mesmo assim pretendo fazer a cirurgia, mesmo sabendo da dura recuperação, mas é a única solução para o meu caso.

    ResponderExcluir
  3. OLA BOM DIA
    TENHO JOANETES QUE DOEM MUITO , GOSTARIA DE SABER AONDE EU CONSIGO ME OPERAR ME INDIQUE POR FAVOR UM MEDICO , HOSPITAIS , PREÇO SOU DO RIO DE JANEIRO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz a cirurgia de Joanete com um médico de Curitiba, e foi um sucesso.Caso queira consultar com o Dr. Yugo Sakamoto, ele é bem conceituado aqui. Faz 2 meses que fiz a cirurgia e já estou caminhando normalmente e o mais imoportante sem dor no osso. Um abraço.

      Excluir
    2. Fiz a cirurgia de joanetes há 20 dias . Fiz em Niterói com DR. Vinicius Couri ,da Clínica Artro. Estou maravilhada com o sucesso da cirurgia. O meu pé era totalmente aleijado , pois o dedão entrava por baixo do dedo mediano e este possuia uma curvatura , em gancho. Já com uma semana pude ver o resultado. Ocorreu um milagre!!! Meus dedos estão totalmente retos no lugar !!! Parece outro pé de outra pessoa!!! Foram implantados pinos de titâneo nos 3 dedos maiores , que serão retirados talvez daqui há 45 a 60 dias. Pois eles servem de tala até a consolidação do osso. Estou muito feliz pois há muito tempo não podia usar nem tênis para caminhar. Sei que daqui há poucos dia(45 no total) irei poder caminhar que tanto gosto.Gostaria de agradecer publicamente ao Dr. Vinicius que foi usado por Deus para esse milagre!!!

      Excluir
    3. Quanto tempo de recuperação ?

      Excluir
  4. Bom Dia
    Procurar por:

    Clínica Cohen
    Rua Visconde de Pirajá, 547 - Sala 701
    Ipanema -Rio de Janeiro - RJ Tel.: 21 2294-6292
    E-mail: atendimento@clinicacohen.com.br

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Chamo-me João, nome fictício e venho por este meio tentar esclarecer uma duvida que eu tenho a respeito a quem tem problemas de joanetes. Eu jogo futebol e queria saber se com a operação poderei voltar a jogar e como é a recuperação para poder voltar a jogar?

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia e aqui em São Paulo, qual clinica você indica ?

    Att.

    ResponderExcluir
  7. Jaciara

    Dr. André Donato Baptista

    R. Joaquim Floriano, 466 - Cj. 1014
    Itaim Bibi - São Paulo-SP
    Tel: (11) 2165.2384
    e-mail: dr.andredonato@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa noite .. Eu sou de portugal na zona do algarve . Gostaria de saber se existe alguma clinica aqui nesta zona , e se sim qual ?

    ResponderExcluir
  9. Clinica Podologica do Algarve

    Urb. Solar Palmeiras Bl C -3 - loja C
    8100-661 Loulé

    Telefone: 289 435 17


    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  10. sou de ribeirão preto s.p gostaria de saber se existe alguma clinica aki q posso fazer a cirugia ?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Sou de Curitiba e gostaria de uma indicação de um bom médico especialista que atue aqui na região, pois estou sentindo dores no meu pé esquerdo e estou percebendo que o joanete está desenvolvendo, visto que a minha mãe tinha nos dois pés, preciso procurar ajuda o quanto antes.

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um excelente médico com vasta experiência em Porto Alegre. Chama-se José Sanhudo.Tem um blog.

      Excluir
  12. Em Curitiba:
    Clínica do Pé
    Dr Mauro Luiz Fuchs

    AVENIDA SETE DE SETEMBRO , 6056 - BATEL
    CURITIBA - PARANÁ - CEP 80240-001
    3242-2886

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Roberto, vc já ouviu falar do Dr. Yugo Sakamoto?

      Excluir
    2. Ele é ótimo. Só não operei com ele porquê não tinha quem cuidasse de mim na cidade. Fui operar na cidade dos meus pais e deu m****.

      Yugo é ótimo.

      Excluir
  13. Fiz a operação faz um ano atrás e ao contrário do que diziam também na página do hospital da luz em Portugal,o pós operatório foi um sofrimento durante mais de três meses,tinham que me levar ao colo pois não aguentava de dores,não dormia e por mais analgésicos que tomasse não aguentava,agora essa parte má já passou.Mas cada vez que olho para o meu pé,que se diga que era muito deformado e tinha algumas dores principalmente quando usava sapatos mais apertados,mas a verdade é que esperava que ficasse com um pé bonito ,o que não aconteceu,fiquei com uma cicatriz horrível e com um pé bastante feio,quando me fui queixar,disseram-me só depois da operação feita,que a probabilidade de ficarem um igual ao outro é muito reduzida.E como agora é uma coisa para a vida e já não há nada a fazer comecei a adaptar-me mas cada vez que me lembro do sofrimento atroz que passei,nunca a teria feito...Boa sorte a todas as que se preparam para ser operadas...p.s. um conselho,não façam se apenas tiverem um leve desvio pois vão ficar com um pé provavelmente mais feio e com cicatrizes para o resto da vida e passarem por uma experiência a nível de dores que nunca havia sentido e peço aos céus que nunca mais me faça passar..façam mas só se tiverem dores horríveis pois se tiverem como eu tinha ,apenas o pé feio mas sem dores de maior,não a façam..boa sorte a todas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. olá... Tb fiz a cirurgia no hospital da luz em Portugal (centro clínico de Oeiras) e apesar de ser um dos melhores hospitais de portugal, não gostei tb do resultado.. o joanete não desapareceu, apenas diminuiu... eu espera mais de um hospital desse porte... sinceramente não faria de novo e nem recomendo. Para além disso, mesmo tendo Advance care, tive que pagar 3.100 euros pela cirurgia, sem contar as intermináveis consultas que tb foram pagas

      Excluir
    3. olá... Tb fiz a cirurgia no hospital da luz em Portugal (centro clínico de Oeiras) e apesar de ser um dos melhores hospitais de portugal, não gostei tb do resultado.. o joanete não desapareceu, apenas diminuiu... eu espera mais de um hospital desse porte... sinceramente não faria de novo e nem recomendo. Para além disso, mesmo tendo Advance care, tive que pagar 3.100 euros pela cirurgia, sem contar as intermináveis consultas que tb foram pagas

      Excluir
  14. olá tenho joanetes desde quando eu nasci e agora tenho 16 anos e gostaria que me indicassem um medico para que possa cuidar dar joanete, eu moro em Jundiaí-SP . muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá há 35 dias fiz a cirurgia para retirada da joanete, foi um sucesso porque quem fez foi o meu Deus o médico foi o instrumento usado por Deus! tirei os pontos no dia 11/05/2015 dia 23/05 voltei novamente o médico me disse que está quase bom para retirada dos fios que colocaram no meu segundo dedo, porque tinha o dedo em garra. Não senti dor alguma até agora ficou perfeita a cirurgia claro que vou ficar co cicatriz mas isto é o de menos, só de saber que não vai doer mais já é o bastante pois estava, sofrendo muito com dore no pé.

    ResponderExcluir
  16. Olá há 35 dias fiz a cirurgia para retirada da joanete, foi um sucesso porque quem fez foi o meu Deus o médico foi o instrumento usado por Deus! tirei os pontos no dia 11/05/2015 dia 23/05 voltei novamente o médico me disse que está quase bom para retirada dos fios que colocaram no meu segundo dedo, porque tinha o dedo em garra. Não senti dor alguma até agora ficou perfeita a cirurgia claro que vou ficar co cicatriz mas isto é o de menos, só de saber que não vai doer mais já é o bastante pois estava, sofrendo muito com dore no pé.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Fiz a cirurgia de joanetes nos 2 pés há 7 dias. Não tive nenhuma dor. Operei sábado de manhã e fui pra casa no dia seguinte. O médico me passou uma receita de Tramol para o caso de sentir uma dor mais severa, mas só precisei tomar novalgina. No início foi difícil manter a imobilização, mas em 3 dias já estava adaptada. Se soubesse que era tão tranquilo teria operado há mais tempo. Operei em Niterói, com o Dr. Vinícius Couri, um excelente ortopedista, especialista em pé.

    ResponderExcluir
  18. Olá a todos. Fiz cirurgia há 12 dias nos dois pés. Porém foi percutanea, realizada através de furos ao invés de corte. O médico é o dr. Felipe Borlot André de Campinas. Não sinto dores. Tomei antibiótico, anti inflamatório e o dr me iindicou um outro pra dores fortes caso sentisse. Não senti dores em momento algum. Tranquilo. Os pés devem ficar elevados o tempo todo caso contrário incham e causam uma pressão que incomoda. Só evito alguns alimentos como em todo cirurgia e sigo as orientações do médico. Daqui a cinco dias retornarei ao médico para a retirada dos pontos .
    Acho que fiz no momento tô certo pois eram joanete leve mas já me causavam transtornos e dores as vezes insuportáveis. Não podia usar qualquer calçado nem andar muito.

    ResponderExcluir
  19. No dia 26 de novembro o Dr Guilherme Cerqueira operou o meu pé esquerdo, retirando o joanete, hoje 15/12/2015 os pontos foram retirados. O pior eh o repouso, não poder andar. Não esta doendo, arde um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer, a cirurgia foi no Hospital São Marcos em. Recife Pe.

      Excluir
  20. Fiz minha cirurgia da joanete dia 17/12/15 , no meu blog tem um espaço onde relato minha experiência, vou deixar aqui meu blog para quem quiser tirar dúvidas sobre a cirurgia.
    Blog: Mulheres Bella
    mulheresbella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de ler mais experiências de quem fez cirurgia percutanea.

    ResponderExcluir
  22. Sou de Curitiba. Procuro um médico que faça a cirurgia de joanete a Lazer. Se alguém souber ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  23. Clínica do Pé
    Dr Mauro Luiz Fuchs

    AVENIDA SETE DE SETEMBRO , 6056 - BATEL
    CURITIBA - PARANÁ - CEP 80240-001
    3242-2886

    ResponderExcluir
  24. Alguma indicação de ortopedista em Campinas que atenda pelo plano Vera Cruz e que faça essa cirurgia?

    ResponderExcluir
  25. Lendo os comentários achei importante falar que cada caso é diferente, tem dedos que entortam e é só realinhar, ou como o meu que era largo e precisou serrar, tinha os dois dedos maiores que o dedão e foram encurtados... Enfim, tire todas as duvidas com o seu médico antes de fazer, pelo exame de raio-x ele saberá lhe informar como será feito e sobre a recuperação. Operei há 20 dias os dois pés, de uma vez, opção minha. Estou utilizando cadeira de rodas para nao forçar os pés, a sandália baruk quase nao consegui usar nos primeiros dias, porque doi muito e por isso optei em usar mais a cadeira, improvisei um banquinho pro banho pois nao tenho cadeira de banho, e é sério nao da para andar ou forçar os pés. Os pontos foram retirados 15 dias depois da cirurgia e foi ai que consegui usar a baruk melhor, mas um pouco que força incha os pés, então é importante nao forçar ate retirar os pontos e nem depois que tira porque pode abrir. Fico totalmente dependente de alguém para cuidar de mim nesse período.
    Planeje-se e reflita se é algo que realmente será benéfico para você. O meu caso é genético... eu nao conseguia usar sapato sem sentir dor, longa distância nem pensar, o único tênis que nao me machucava era da marca Olympicus e sapatilha só aquelas abertas na frente. Agora é esperar.
    Fiz cirurgia com o Dr. AIRTON SZOGYENYI, de Bragança Paulista-SP, excelente ortopedista e é tbm professor...
    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  26. Fiz a cirurgia no dia 13/08 e até hoje quase 2 meses sinto dor e ainda nao cicatrizou, não consigo colocar tenis, estou muito arrependida nunca mais vou fazer, o outro pé vai ficar com joanete é muita dor.

    ResponderExcluir