domingo, 31 de outubro de 2010

QUAIS AS VANTAGENS DA PLATAFORMA VIBRATÓRIA?

Principais Vantagens
- Treino curto. De 15 a 45 minutos;
- Resultados rápidos;
- Aumento da força e definição muscular;
- Combate à celulite;
- Aumento da circulação sanguínea através da drenagem;
- Aumento de equilíbrio e de coordenação;
- Preserva as articulações;
- Aumento da densidade óssea;
- É seguro contra lesões;
- Ajuda a reduzir a dor;
- Aumento da taxa metabólica;
- Melhora da flexibilidade;
- Massagem terapêutica;
- Estimulação do intestino.

Este equipamento promove a combinação de exercícios físicos com a contração muscular, fortalecendo ossos e músculos em curto espaço de tempo. 30 minutos, em média, é o suficiente. 

Além disso, a passagem da vibração estimula os sistemas muscular, cardiovascular, endócrino, tegumentar, linfático, nervoso, respiratório e ósseo.
 
A vibração é transmitida pelo corpo através do ponto de contato da pessoa com a base da plataforma e se desloca em três eixos, tendo ênfase no eixo vertical. 

É através da vibração que os exercícios são potencializados conseguindo atingir até 100% das fibras musculares, o que é praticamente impossível com o exercício comum.

Sobre a plataforma, que vibra em várias direções de trinta a cinquenta vezes por segundo, a pessoa executa movimentos como agachamentos e abdominais, só que com os músculos contraídos pela necessidade de manter o equilíbrio, o que pode multiplicar por cinco a intensidade do exercício.





Restrições
  • mulheres grávidas, 
  • crianças menores de oito anos, 
  • pacientes com doenças cardíacas ou vasculares severas, 
  • portadores de tumores, 
  • epiléticos, 
  • portadores de próteses no joelho, bacia ou pinos metálicos  portadores de hérnia de disco grave. 
  • Qualquer outro problema de saúde deve ser discutido com o médico.

Mecanismo  
O mecanismo da plataforma vibratória foi desenvolvido, na antiga União Soviética, para combater a perda óssea ocorrida na permanência dos astronautas no espaço. 

Sua primeira aplicação foi no tratamento da osteoporose e posteriormente para melhorar o desempenho de atletas olímpicos e na recuperação após atividades físicas. Aprimorado na Holanda, no início da década, o aparelho foi adaptado para tratamentos de saúde e estéticos.

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA
NESTE BLOG EM
25 FEV 2010





sábado, 30 de outubro de 2010

CUIDADO COM A POSTURA


Não é só dor nas costas. 

Várias doenças, de enxaqueca até  pedra nos rins, são causadas por má postura. 

Para ter saúde você precisa aprender a sentar, ficar em pé e deitar do jeito certo.


De que adianta uma dieta saudável se o estômago está espremido entre as costelas, o intestino amassado pelo tronco e os nutrientes tirados da comida não circulam porque as veias foram obstruídas por vértebras mal empilhadas? 

Ou, então, de que vale largar o cigarro quando o pulmão está tão esmagado que não sobra espaço para o ar puro? E para que serve, afinal, um corpo forte e musculoso se as juntas não funcionam e as costas doem a qualquer movimento?

Os médicos estão cada vez mais convencidos de que, sem uma boa postura, não dá nem para sonhar com um corpo saudável. “As evidências de que muitas doenças nos órgãos estão ligadas à posição do corpo tornaram-se incontestáveis”, afirma o pesquisador americano Donald Harrison, da Universidade do Sul da Califórnia. 

“Sabemos que algumas enfermidades
nos pulmões, rins e no estômago 
estão associados à coluna”, 

concorda o ortopedista Ronaldo Azze, da Universidade de São Paulo. “Não há mais dúvidas de que uma boa saúde depende também da postura.”

Partindo dessa idéia, uma nova geração de terapeutas brasileiros tenta resolver os problemas antes de eles virarem doenças. 

“É preciso que todos tenham consciência de sua postura”, afirma Carmela Romano, de São Paulo, praticante de ginástica holística, uma dessas novas terapias de reeducação corporal que atraem cada vez mais adeptos. Ou seja, se não quisermos sofrer depois, precisamos aprender a perceber quais ossos estão curvados, que músculos ficam tensionados e quais tendões estão sendo puxados cada vez que andamos, sentamos ou deitamos. 

Por isso, endireite o corpo e preste atenção no seu corpo.
Fonte: super interessante

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
5 SET 2010
COMO MELHORAR A POSTURA?

terça-feira, 26 de outubro de 2010

FRASES DE JOSEPH PILATES n º2

Poucos movimentos bem feitos
realizados de forma correta e equilibrada
valem por muitas horas de ginástica.
                                                               JOSEPH PILATES

SIMULADOR DE CAMINHADAS FUNCIONA?

Sim. 
O aparelho é uma ótima opção 
para quem busca uma atividade aeróbica 
(que emagrece) 
para fazer em casa. 

Além da segurança do ambiente, fazer ginástica em casa é prático. Você pode malhar a qualquer hora do dia, faça chuva ou faça sol.


"O simulador de caminhada substitui 
a tradicional caminhada na esteira ou ao ar livre. 
Queima calorias e trabalha 
a musculatura das pernas e braços"
diz o consultor de fitness Almeris Armiliato. 



Além disso, os fabricantes defendem a vantagem do baixo impacto que o aparelho provocaria, evitando assim lesões nas articulações. E é verdade. A caminhada já é uma atividade de pouco impacto, mas realizada no aparelho, o benefício é ainda maior.
fonte:boa forma



ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:

Escolher o melhor simulador de caminhadas é muito importante para não se arrepender, antes de comprar qualquer aparelho de ginastica verifique se ele tem  assistência em sua cidade, porque se estragar você poderá perder o aparelho por falta de manutenção.
 

Fique atento, procure um médico para você receber as dicas necessárias e descobrir o seu limite. 


Faça ainda um alongamento antes de iniciar suas atividade no simulador de caminhada, pois o aparelho exercita todos os músculos do corpo e se não alongar adequadamente pode causar lesão.

domingo, 24 de outubro de 2010

A IMAGEM CORPORAL É A FORMA COMO O ÍNDIVIDUO SE PERCEBE.

     
   A imagem corporal é um importante componente do complexo mecanismo de identidade pessoal, é uma construção multidimensional, que corresponde a figura mental que temos das medidas, dos contornos e da forma de nosso corpo; e dos sentimentos relacionados a essas características bem como as partes que o constituem, ou seja, é a forma como o indivíduo se percebe e se sente em relação ao seu próprio corpo.
   

   O processo de formação da imagem corporal pode ser influenciado pelo sexo, idade, meios de comunicação, bem como pela relação do corpo com os processos cognitivos como crença, valores e atitudes inseridos em uma cultura.

   Pode ainda ser influenciado por uma série de fatores, como a idade de início da obesidade, presença de transtorno emocional, influência social através da avaliação negativa ou depreciativa do outro, história de mudanças e flutuações do peso, entre outros. 

    O ambiente sociocultural parece ser uma das condições determinantes para o desenvolvimento de distorções e distúrbios subjetivos da imagem corporal. 


VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM 
30 JAN 2010
POSTURA X CONFIANÇA

  

FUTSAL PODE TER AJUDA NO PILATES

Pilates e Futsal: mais flexibilidade para o chute!




A palavra flexibilidade é derivada do latim flectere ou flexibilis,“curvar-se”. Talvez uma das definições mais simples seja a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações, sendo limitada por ossos, músculos, tendões, ligamentos e cápsulas articulares.

O futebol de salão (futsal) é um esporte em ascensão mundial, atraindo cada vez mais adeptos. Devido à facilidade de encontrar espaços para sua prática, é um dos esportes mais difundidos no Brasil, sendo jogado por mais de 12 milhões de brasileiros, segundo dados da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – CBFS.

A flexibilidade sofre decréscimo com a idade; durante a adolescência, devido ao estirão de crescimento puberal, ocorre considerável perda dessa característica. Sabe-se, também, que atletas de futebol e futsal, como resultado dos programas de fortalecimento visando o gesto do chute, tendem a apresentar considerável encurtamento da musculatura posterior da coxa, o que promove perda de rendimento e predispõe o atleta a lesões musculares.

Quando adolescentes entram em centros de formação futebolísticos, os treinamentos intensos, a musculação e, talvez, programas de flexibilização mal-elaborados formam um atleta com pouca flexibilidade. Conseqüentemente, o gesto esportivo (no caso, o chute) apresenta-se menos preciso e menos potente, justamente pela deficiência de flexibilidade, especialmente na musculatura posterior de coxa (isquiotibiais).

Este grupo muscular, juntamente com o grupo posterior da perna (gastrocnêmios) são os mais propensos a estiramentos musculares (lesão gerada pelo alongamento exagerado das fibras ou contrações musculares bruscas). Esses músculos caracterizam-se por serem biarticulares e por solicitação excêntrica em grande parte do tempo (por exemplo, os isquiotibiais na fase de desaceleração do chute e os gastrocnêmios na aterrissagem).

As principais técnicas para o desenvolvimento da flexibilidade são: balística, alongamento, estática e FNP (facilitação neuromuscular proprioceptiva).

Entretanto, técnicas como o Pilates vêm surgindo como novas opções a serem estudadas, testadas e comprovadas. O método Pilates, quando aplicado através de um programa de treinamento especifíco para futebol e futsal, melhora o desempenho do atleta à medida que aumenta a flexibilidade. Isso incide não apenas na melhora da amplitude do movimento, mas também na prevenção de lesões.

Fonte: revistapilates

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
14 AGO 2010
DAVID BECKMAN E O PILATES

domingo, 17 de outubro de 2010

PRESSÃO BAIXA? O QUE FAZER?


PRESSÃO BAIXA PODE SER 
SINTOMA DE DOENÇA GRAVE
Apesar de ser comum, especialmente, no calor, as pessoas atribuírem algum mal-estar à pressão baixa e comer sal para normalizar a pressão, em geral, o diagnóstico está errado e comer sal não resolve nada, ou pior, pode ser perigoso. Além disso, se a pessoa freqüentemente sente mal-estar, deve recorrer a um médico isso é sintoma de várias doenças graves.

A pressão arterial normal é 12x8, como se fala popularmente. Para ser considerada baixa, deve ficar próxima a 9x6 e a pessoa deve apresentar alguns sintomas, como tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço, podendo até desmaiar. “A redução do fluxo sangüíneo nas artérias leva à deficiência de sangue no cérebro e à queda da pressão”, explica o Dr. Abrão José Cury Jr., diretor da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, médico assistente da Universidade Federal de São Paulo e cardiologista do Hospital do Coração.

Porém, não existe uma doença definida como pressão baixa, mas se a pessoa tem queda de pressão com freqüência deve investigar porque pode ser sintoma de outras doenças, como deficiência na produção de cortisol, problema na supra-renal e disautonomia vagal (elevação ou redução da frequência cardíaca com redução da pressão arterial).

Pessoas com insuficiência cardíaca em estágio avançado têm dificuldades para manter a pressão arterial estável. Infecções também podem ser responsáveis por queda de pressão. Remédios para emagrecer, compostos por diuréticos e laxantes, podem provocar perda de líquido, o que leva à queda da pressão. A causa mais simples da queda de pressão é a desidratação, provocada pela perda de água e de eletrólitos através do suor, somada a vasodilatação, causada pelo calor.

Pessoas com mais de 60 anos com freqüência têm problemas circulatórios, cujos sintomas podem ser confundidos com queda de  pressão. Alguns remédios para hipertensão provocam mal-estar, também confundido com pressão baixa, principalmente, quando se levanta rapidamente.

A pressão baixa pode ser perigosa quando provocada por problemas graves, como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, desidratação, hemorragia, podendo até chegar à morte. De qualquer forma, deve-se procurar o médico para descartar doenças graves e para saber quais medidas adotar para evitar o mal-estar.

O Dr. Abrão orienta: “Quando houver queda de pressão, a pessoa deve ficar deitada com a barriga para cima. Se estiver vomitando, deve ficar de lado. Se não estiver vomitando, deve ingerir líquidos, como água, isotônicos e soro caseiro, e se alimentar bem. Comer sal não é bom, apesar de ser um hábito muito difundido, pode não adiantar nada e, dependendo do problema de saúde da pessoa, pode até ser perigoso”.

sábado, 16 de outubro de 2010

DOR NO PÉ, O QUE FAZER?

Mais de 70% da população mundial têm al­­gum problema ou dor nos pés ao longo da vida.

O pé possui 26 ossos e 33 juntas, além de ligamentos, músculos e tendões.





Portanto muita atenção
quando for comprar um sapato 



VEJA MATÉRIA PUBLICADA  NESTE BLOG
EM  27/MAR/2010

COMO ESCOLHER O SAPATO ADEQUADO?



 O SAPATO ADEQUADO

O calçado deve ter a forma dos pés e não o contrário.

Algumas dicas importantes:

- Eles devem ser confortáveis desde a primeira pisada. Sapato nem sempre lasseia com o uso.


- Compre calçados no fim da tarde, pois é neste momento que os pés estão um pouco inchados e mais sensíveis.

- Experimente-os com meias macias e veja se também apresentam conforto.

- Os sapatos devem ter espaço suficiente para movimentar os dedos.

- Os modelos devem possuir solas aderentes e macias para absorver os choques externos.

- A cobertura do calçado deve permitir a ventilação dos pés.


Fonte: Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé.

VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 14 / ABRIL / 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CUIDADO COM A POSTURA


Postura é a posição ideal que o corpo humano assume no espaço em função  do equilíbrio de vértebras, discos, articulações e músculos.


Cuidar da postura no dia-dia no trabalho, lazer e em casa são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais e devem ser praticadas desde a infância para prevenir problemas futuros.

  

Cuidar da postura é fazer com que a sustentação e o equilíbrio do corpo estejam de acordo com as leis da gravidade.


Para se ter uma postura correta é preciso praticar atividade física regularmente e corrigi-la sempre durante as atividades diárias domésticas, profissionais e físicas, a fim de manter a coluna ereta o tempo todo.

A Fisioterapia atua na prevenção ou no tratamento de alterações funcionais, orientando quanto à utilização de uma postura adequada na posição em pé, durante as atividades de rotina, ou quanto à necessidade da prática de exercícios para manutenção da postura correta.

A fisioterapia atua também, por meio de técnicas como a Reeducação Postural Global (RPG), corrigindo possíveis alterações posturais, alongando e fortalecendo a musculatura, mantendo ou promovendo a postura mais correta possível.






VEJA O QUE É UMA BOA POSTURA





.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

JORNAL NACIONAL ABORDA BENEFÍCIO DA CAMINHADA PARA O IDOSO COM O INTUITO DE EVITAR DEMÊNCIA.

Caminhadas frequentes 

ajudam a evitar a demência

 

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, (EUA)

concluíram que andar 1,5 quilômetro por dia 

evita perda de massa cerebral 

e reduz pela metade o risco de ter problemas de memória.

Um estudo divulgado por cientistas americanos revelou mais um benefício pra quem se exercita com caminhadas. Principalmente os mais idosos.

Seja para passear, seja para se exercitar. Caminhar, além de fazer bem para o corpo, é bom para a mente. 

O exercício aeróbico oxigena o cérebro, desenvolve as células e evita a demência.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh reuniram quase 300 pessoas a partir de 1989, todas com saúde boa, na faixa dos 78 anos, e pediram para elas registrarem a distância que andavam por dia.

Treze anos depois, os cientistas constataram doenças como demência em 116 pessoas, 40% do grupo. Já a outra turma - a dos mais saudáveis - era formada por aqueles que mais andavam. Eles não perderam massa cerebral e reduziram pela metade o risco de ter problemas de memória.

Agora, quanto caminhar?

Os saudáveis lembram bem. Andaram regularmente pelo menos 72 quarteirões por semana. Isso dá aproximadamente dez quilômetros. Por dia, estamos falando então de quase um quilômetro e meio. Então temos mais de 1,4 mil metros pela frente. 

E caminhando a gente ainda encontra os personagens da reportagem.

"Andar me mantém alerta, mantém meu corpo forte. Eu amo isso. Se não ando, me sinto culpado. Não estou tomando conta de mim", afirma um senhor.

Caminhando assim vai lúcido e saudável, bem além dos 73 anos de hoje.
fonte; jornal nacional








VEJA MATÉRIA POSTADA NESTE BLOG
EM 1 AGO 2009
CAMINHADA : DICAS DA FISIOTERAPIA






.

CAMINHAR PODE FAZER BEM PARA O CÉREBRO.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PRÓS E CONTRAS DO PILATES

/




Nas questões sobre pilates, há mais prós do que contras, mas há também uma idéia equivocada de que o exercício isoladamente pode te dar um corpão como o de Madonna ou Demi Moore. 
Vale lembrar que as duas fazem musculação pesada. 

E pilates???

MÚSCULOS, MAS SEM VOLUME:
O pilates não substitui a musculação e vice-versa. Mas quem faz pilates se sente mais bem preparado física e mentalmente para qualquer atividade comum do dia a dia, a prática de esportes, e ainda protegido contra lesões. 
O pilates valoriza a qualidade do movimento, não a quantidade, diz a fisioterapeuta Soraya Simonelli, do Espaço Interno, no Leblon, e que trabalha com o método há dez anos. A técnica confere tônus muscular pois trabalha com exercícios de resistência, com carga, que pode ser o próprio peso, como nas séries no solo, ou a resistência das molas dos aparelhos. Há também pequenos acessórios (elásticos, bolas, bosu etc) que exercem essa função. 

Mas sem excessos, explica Soraya, sem priorizar uma parte do corpo em detrimento de outra. O pilates visa ao equilíbrio entre o tônus e o alongamento, mantendo a elasticidade e a amplitude dos movimentos. 

O professor Junior Carvalho, do The Pilates Studio Ipanema, concorda e diz que o pilates deixa o corpo seco e durinho. Mas não espere um tônus de quem pratica treinamento de força.




MELHOR CONCENTRAÇÃO:
É verdade que o pilates treina a concentração. Como os exercícios no solo e nos aparelhos exigem grande concentração, o treino termina sendo bom para o dia a dia e no trabalho, diz Junior.


ALÍVIO DE DORES:
A técnica previne e trata dores, além de corrigir desvios posturais acentuados, como hiperlordose e hipercifose (a corcunda). 
Um dos motivos, comenta Junior, é que o indivíduo aprende a corrigir sua postura, a tirar o peso dos calcanhares e da coluna, levando-o mais a frente, mudando seu centro de gravidade para o abdômen. 

Até mesmo nos casos de hérnia de disco há benefícios, desde que o médico libere. Os praticantes sentem grande alívio de sintomas e ganham mobilidade. Nas situações mais graves, combinam-se outras técnicas de fisioterapia.


BAIXO RISCO:
Apesar do esforço, o pilates tem baixo risco de acidentes e lesões na execução do exercícios. Tanto que ele é indicado para gestantes, pois quase não há impacto nos movimentos e se trabalha muito a musculatura abdominal e pélvica, o que ajuda a preparar para o parto. 
E após o nascimento do bebê o método ajuda a recuperar e reativar a musculatura, comenta Soraya, que já teve alunas que fizeram aula até o dia do parto e retornaram pouco tempo depois. Na opinião de Soraya, o pilates não tem contra indicações desde que a pessoa esteja apta a praticá-lo. Porém alerta que nem todos se adaptam ao método porque os exercícios são executados lentamente num ambiente tranquilo. O ideal é associar a outras atividades para melhor condicionamento.


IDADE PARA COMEÇAR:
Existem aulas voltadas para o público infantil, a partir dos 7 anos, diz Soraya. E não há limite de idade para iniciar. O programa é adaptado a cada aluno, mesmo em grupo, no máximo três por sessão.


PRIMEIROS RESULTADOS:
Iniciantes devem ter paciência para alcançar os primeiros resultados, pelo menos um mês, diz a professora Kátia Valéria Cavalcante, do D&D Pilates. 
Na primeira aula a pessoa já percebe se vai gostar ou se adaptar ao método. Os exercícios são lentos e o objetivo é a excelência do movimento, explica. 

Há vários níveis, incluindo básico, intermediário e avançado, e não necessariamente é preciso mudar de fases, como num jogo de computador. É mais importante ter bom senso, acrescenta Junior, e se exercitar corretamente.


PILATES NÃO EMAGRECE:
O pilates não é uma ginástica aeróbica como corrida, natação, caminhada e spinning. Os alunos em estágio avançado têm maior habilidade e experiência na execução dos exercícios, que podem ser feitos num ritmo mais dinâmico, sem pausas, o que estimula o condicionamento cardiovascular. Mas nada que se equipare aos treinos aeróbios.


FREQUÊNCIA CERTA:
O pilates pode ser praticado todos os dias, diz Soraya, mas a grande maioria dos alunos faz duas ou três vezes por semana. Antes é preciso passar por uma avaliação cuidadosa, inclusive com fotos, para comparar a evolução do treinamento, sugere Kátia. 

O importante é que o programa seja individualizado, porque algumas pessoas têm mais dificuldade do que outras, ou lesões prévias ou encurtamentos. Muitos professores associam os exercícios de solo, com bolas e elásticos, aos aparelhos tradicionais.
Fonte: O Globo

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A LONGEVIDADE

De acordo com a universidade de Standford, dos Estados Unidos, viver mais e melhor depende muito de cada um.
Segundo a pesquisa divulgada por essa instituição,


 50%   dependem do ESTILO DE VIDA

 20%  a  FATORES GENÉTICOS

 20%  a FATORES AMBIENTAIS e 


 10%  a ASSISTÊNCIA MÉDICA

domingo, 10 de outubro de 2010

O GELO FUNCIONA MESMO?

O uso da crioterapia para a prevenção e recuperação de lesões e dores



Bolsa de gelo é uma das formas de crioterapia
Bolsa de gelo é uma das formas de 
crioterapia

A palavra crioterapia vem da palavra grega krýios (gelo) e significa “terapia pelo gelo ou frio”. Esse tipo de terapia é muito utilizado no mundo esportivo, seja ele para rendimento, como também para saúde.

Muito recomendada pelos médicos, fisioterapeutas e até mesmo pelos educadores físicos. Isso porque o seu uso pode ser por vários motivos, alguns deles são: 
diminuição da fadiga, 
prevenção de lesões e dores, 
inchaços ou edemas, 
espasmo muscular, 
tendinites, 
bursites, 
recuperação de lesões, 
traumatismos mecânicos, 
entorses, dentre outros.

A crioterapia pode ser aplicada de diversas formas, como bolsas de gelo e banhos de contraste.


É uma terapia que pode ser aplicada de diversas formas, algumas delas são: bolsas de gelo, spray frio (produtos químicos), banhos de contraste, massagem com gelo, turbilhão frio e/ou com gelo. A mais simples, segura e econômica é a aplicação da bolsa de gelo.

Segundo especialistas, a aplicação do gelo é recomendada em média 20 minutos com o intervalo de pelo menos 2 horas, para uma próxima aplicação e pode ser reaplicada algumas vezes no dia. Tomar cuidado apenas para não colocar frio intenso sobre a pele para não causar queimaduras.

Essa aplicação passa por, pelo menos, três estágios de sensação. A primeira é a sensação de frio que é seguida por uma picada; logo depois, a  dor ou o ardor e finaliza com a dormência.

Muitos atletas amadores, principalmente os de corridas de rua (esporte que vem crescendo significativamente), não se preocupam muito com o uso da crioterapia, principalmente a preventiva. Eles acham que não terão problemas futuros, que é perda de tempo ou que é inconveniente, entre outros motivos, infelizmente, pois o uso traz grandes benefícios.

Podemos citar alguns desses benefícios:

- Anestesia;

- Estimula o relaxamento;

- Reduz a dor, principalmente após os treinos;

- Diminui os processos inflamatórios;

- Reduz a inflamação;

- Diminui o espasmo muscular;

- Evita morte celular;

- Diminui a fadiga;

- Reduz edema;

- Diminui as consequências dos traumatismos mecânicos;

- Libera endorfina na região aplicada;

- Diminui a rigidez articular e muscular;

Mesmo sabendo dos benefícios da crioterapia, é importante a orientação de especialistas para poder fazer uso do mesmo, de maneira correta e segura.
fonte: JC ONLINE

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
19 MAR 2010
CALOR E FRIO PARA A DOR?

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
6 MAIO 2010

USO GELO OU CALOR EM UM TRAUMA?

sábado, 9 de outubro de 2010

COMO PASSAR DOS 100 ANOS?

Quais os limites reais do envelhecimento? 
Até quando um ser humano pode, fisicamente, viver?


 Dieta e atividade física 
também continuam parte da receita. 

 Os nutricionistas enfatizam o combate aos radicais livres, substâncias que se acumulam no organismo e, ao longo do tempo, atacam as células do corpo. Seus efeitos nocivos vão do envelhecimento da pele ao aumento do risco de câncer. Para enfrentá-los, os nutricionistas recomendam uma dieta rica em azeite de oliva, chá verde, nozes, soja ou frutos do mar.

Quando se fala em exercício, os médicos já se acostumaram a receitar musculação e trabalho aeróbico. Mas pesquisas recentes indicam que determinados tipos de ginástica são especialmente importantes.

"As pessoas longevas têm em comum
a força dos músculos, dos ligamentos da coluna e
das articulações próximas a ela," 

Para conseguir isso, alguns idosos,  praticam reeducação postural, pilates, ioga ou tai chi chuan.

Quais os limites reais do envelhecimento? Até quando um ser humano pode, fisicamente, viver? De acordo com os pesquisadores, a velhice é causada por falhas no processo de renovação celular. 
No corpo humano, cada célula é substituída entre 30 e 50 vezes ao longo da vida. Com o tempo, fatores químicos e genéticos provocam defeitos na produção das novas células. 
Quando um grande número delas fica defeituoso ou morre, chega a senilidade. 

Os cientistas agora pesquisam técnicas para combater esse desgaste.

DOR NA PERNA TODA IRRADIANDO-SE DESDE A COLUNA: CUIDE PODE SER NERVO CIÁTICO

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano 



É o principal nervo dos membros inferiores, ou seja, das pernas. 

Seu trajeto vai desde a região lombar (parte baixa das costas) até o dedo do pé. Só para ter uma idéia, as musculaturas da região do quadril, do joelho, do tornozelo e os músculos posteriores da perna e do pé, são controlados por esse nervo. 

O termo ciatalgia indica dor em regiões percorridas pelo no nervo ciático. Essa condição clínica pode causar muito desconforto em várias áreas do corpo, inclusive, na ponta do pé.

Diversos fatores podem causar um quadro de ciatalgia. Dentre os principais, contam-se determinados casos de hérnia de disco, obesidade, fraturas de vértebras, tensão muscular, compressão vertebral, mau alinhamento da coluna (como nos casos de escolioses e das hiperlordoses) e alterações posturais que podem ocorrer durante a gestação. 

Além disso, hábitos incorretos como o de dormir em posições inadequadas, ficar muito tempo sentado ou em pé, o sedentarismo, a falta de cuidado com a postura durante o trabalho e o lazer, além de exercícios físicos inapropriados, poder causar essa condição clínica desagradável. 

Os cuidados indicados para um paciente com ciatalgia dependerão das particularidades de cada caso. Não obstante, serão sempre desejáveis avaliação e acompanhamento realizados por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, como por exemplo, Médicos, Fisioterapeutas e Enfermeiros.

O tratamento da ciatalgia pode ser realizado de variadas formas, sendo normalmente indicados a Fisioterapia, o repouso, o auxílio medicamentoso e até mesmo, a depender do caso, intervenções cirúrgica
pode implicar, também, provocando diversos outros problemas, tais como alteração dos reflexos, dificuldade de movimentação e até perda dos movimentos da pernas.

VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
1 NOV 2009

DOR CIÁTICA E SÍNDROME DO PIRIFORME TRATADAS COM PILATES

DOR NA REGIÃO DA VIRILHA? PODE SER PUBALGIA



A PUBALGIA PODE TORNAR-SE  CRÔNICA 
SE NÃO FOR TRATADA ADEQUADAMENTE

Começa com uma dor na região da virilha, nas coxas, às vezes fraca e não muito bem definida. Com o tempo, se não tratada, pode se tornar uma doença crônica. 

Por causa dessa característica, a pubalgia – uma inflamação na região do púbis – muitas vezes não é diagnosticada nem comentada. Mas a dor provocada pela doença restringe movimentos.

No início, ela pode ser confundida com uma simples dor muscular. Depois, pode ainda ocorrer o diagnóstico de hérnia inguinal (hérnias que ocorrem na região da virilha), infecção urinária e fratura. Isso acontece porque quando a lesão é leve não há grandes alterações visíveis em um exame de raio X. 

Em qualquer um dos casos, quanto antes o problema for detectado, melhor e mais rápida deverá ser a recuperação do paciente.

Em mais de 90% dos casos, o tratamento é clínico.
Quando se trata de uma situação de mais gravidade, porém, pode ser necessário fazer uma cirurgia para correção da inflamação. 

A pubalgia pode ocorrer, por exemplo, em mulheres grávidas, mas é mais frequente em homens e, especialmente, em atletas. Isso porque eles são submetidos a uma carga de treinamento e a um excesso de impacto na região.

Os sintomas :




  • Dor na região púbica, principalmente ao levantar, sentar e ao tossir









  • Aumento da dor com apoio unipodal e exercícios de alta intensidade (corrida)









  • Sensação de ardor na região da virilha










  • Crepitação na sínfise púbica










  • Espasmos de adutor









  • Diminuição da amplitude de movimento do quadril









  • Possível dor lombar










  • Marcha Anserina (marcha com rotação lateral dos membros inferiores)










  • No futebol, dor no primeiro passe ou chute








  • Os sintomas da pubalgia são na maioria das vezes causados pelo desequilíbrio muscular entre os músculos abdominais e adutores. A ação dos abdominais leva a uma elevação pélvica e os adutores acabam por tracionar, afastando a sínfise púbica, levando então a um stress ligamentar e inflamação local.




  • Outro grupo muscular que interfere neste desequilíbrio biomecânico são os posteriores da coxa (isquiotibiais). Quando estes estão encurtados ocorre uma tração lombar, potencializando o desequilíbrio de abdominais de adutores, principalmente no movimento de chute do futebol.










  • Tratamento - O tratamento inicial é sempre conservador. Repouso completo, administração de antiinflamatórios e aplicação de compressa de gelo por quinze minutos no local, para aliviar a dor. Pode-se alongar levemente os músculos abdominais, adutores e isquiotibiais (nos casos de término da dor, alongar normalmente).

    A fisioterapia tem papel fundamental no re-equilíbrio muscular e no retorno as atividades desportivas. O tratamento cirúrgico só é utilizado caso o tratamento conservador falhe.









  • VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
    12 AGO 2010
    KAKÁ E O TRATAMENTO DA PUBALGIA






    segunda-feira, 4 de outubro de 2010

    CAMINHAR FAZ PERDER BARRIGA?



    Estudos realizados em centros de pesquisa do mundo todo comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas – andar – é uma forma eficaz, fácil e barata de emagrecer, ganhar fôlego e proteger o coração. 

    A novidade é que especialistas americanos 
    descobriram que caminhar
    é tiro e queda para acabar
    com a gordura abdominal. 

    Eles analisaram a relação entre esse tipo de exercício e os excessos que insistem em se alojar na barriga e provaram que uma média de duas horas e meia de caminhada por semana pode exterminar as sobras nessa região e diminuir até 2,5 centímetros em quatro semanas.

    domingo, 3 de outubro de 2010

    LESÕES MAIS COMUNS NA CORRIDA DE RUA

    A corrida de rua 
    é uma das modalidades mais praticadas atualmente, 
    fala-se em 4 milhões de pessoas. 

    Por tratar-se de uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar, muitos praticantes correm sem orientação profissional o que pode resultar em lesões. 
    Veja aqui as mais comuns:




    Condromalácia patelar: é uma das lesões mais comuns entre os corredores. É uma lesão relacionada com o atrito excessivo entre a patela e a extremidade do fêmur, o osso da parte superior da perna. Quando os ossos se ajustam de maneira adequada, a patela se move suavemente dentro de uma depressão na extremidade inferior do fêmur. Ocasionalmente, no entanto, o ajustamento é incorreto, e ao invés de ficar totalmente dentro da cavidade a que pertence a patela, fica roçando em um de seus lados. Se esse atrito é prolongado, desgasta uma parte da cartilagem da patela.

    Fraturas por estresse:
    é uma pequena alteração na estrutura óssea causado pelo esforço ou solavanco. Geralmente não exige gesso ou ataduras, desaparecendo com algum repouso. O diagnóstico é difícil, até mesmo para o médico que não sabe o que procurar, porque as fraturas de estresse nem sempre aparecem nas radiografias. Ocorrem mais freqüentemente nos ossos mais longos dos dedos do pé (os metatarsos) e nos dois ossos da parte inferior da perna (a tíbia e a fíbula).

    Fascite plantar:
    foi descrita como uma condição inflamatória da fáscia plantar do médio pé ou em sua inserção na tuberosidade medial do calcâneo que envolve microlacerações ou ruptura parcial das fibras fasciais. A designação inespecífica mais apropriada é síndrome de dor no calcanhar. Manifestam-se em resposta as cargas repetidas, nas quais as forças compressivas achatam o arco longitudinal do pé.

    veja matéria publicada neste blog em
    13 dez 2009
    DOR NA SOLA DOS PÉS ( FASCEÍTE PLANTAR)







    Periostite de esforço:
    ocorre na parte anterior da perna, entre a tíbia e o músculo sóleo. É uma inflamação do periósteo, que é uma membrana que recobre o osso por ação do músculo sóleo que, ao contrair-se, força o periósteo da tíbia.

    Entorse de tornozelo:
    pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como a cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém, esse termo é freqüentemente usado em referência específica à lesão de um ligamento, após o movimento de torção.

    Lesões do tendão patelar:
    fazem parte de um grupo maior de doenças que causa o que os ortopedistas chamam de “dor anterior do joelho”. Dessa forma, o atendimento médico visa ao diagnóstico clínico da doença específica responsável pela dor do esportista. Basicamente, as lesões do tendão patelar são as tendinopatias (tendinites), com fases diferentes de gravidade, as rupturas parciais e as rupturas totais.

    Síndrome de estresse tibial:
    é uma reação inflamatória das inserções tibiais fasciais profundas em resposta à aplicação de cargas crônicas. A dor se localiza nas cristas anterior ou postero-medial da tíbia, ou em ambas, e resulta das forças tensivas excessivas aplicadas por uma ação excêntrica das unidades músculotendinosas, o mais das vezes o solear, o tibial posterior e o flexor longo dos dedos.

    Tendão calcaneano tendinite:
    e ruptura: as cargas freqüentes e repetidas impostas a o tendão calcaneano o predispõem para as patologias por uso excessivo (overuse), mais comumente por tendinite (inflamação no peritendão), distúrbios de inserção miotendinosas ou tendinopatias.





    As principais causas para o acometimento das principais lesões músculo-esquelético, geralmente estão relacionadas a fatores extrínsecos como: sobrecarga de treinamento, visando performance em atletas profissionais, falta de orientação técnica em atletas amadores que iniciam nas corridas de rua, equipamentos inadequados e locais inapropriados para pratica da corrida.