sábado, 25 de maio de 2013

COMO TRATAR A EPICONDILITE LATERAL DO COTOVELO?


Epicondilite lateral do cotovelo


A epicondilite lateral do cotovelo, ou cotovelo de tenista, é a síndrome de sobre-uso mais comum de todas e está associada a movimentos excessivos de extensão do punho e dedos.

Esta lesão envolve os músculos e tendões do antebraço, que se estendem desde o punho e dedos até se inserirem, através dos seus tendões, no epicondilo umeral, na face lateral do cotovelo. O tendão mais comummente lesado é o extensor radial curto do carpo.




A inflamação específica raramente está presente pelo que o termo epicondilite, originalmente usado para descrever o espectro de lesões que iam desde a inflamação do tendão à ruptura parcial, foi substituído pelo mais genérico epicondilalgia do cotovelo.

A epicondilite lateral, é uma condição comum que acomete de 1 a 3% da população. O termo epicondilite sugere inflamação, embora a análise histológica tecidual não demonstre um processo inflamatório.  O mecanismo de lesão está associado à sua sobrecarga. O tratamento inclui: repouso, fisioterapia e a utilização de imobilização específica. 




Esta lesão, causada pelo uso excessivo ou por esforços repetitivos dos extensores do punho, é frequentemente observada em praticantes de tênis, badmington ou squash, mas também é cada vez mais comum em outras atividades repetitivas, como na pintura ou no teclar.



Nos atletas, dois tipos de início dos sintomas são comumente vistos:
  • Início súbito: ocorre num único momento de esforço, em alguns gestos bruscos durante o desporto. Pensa-se que isto corresponderá a uma micro-ruptura no tendão.
  • Início tardio: normalmente ocorre dentro de 24-72 horas após um intenso período de extensão do punho, principalmente em atleta despreparados. Alguns exemplos podem incluir um jogador de tênis com uma nova raquete ou o jogador de fim-de-semana que fez um esforço excessivo.




Sinais e sintomas/ Diagnóstico

  • Dor cerca de 1-2 cm abaixo e do lado de fora do cotovelo (epicôndilo lateral)
  • Falta da força muscular do punho com dificuldade em fazer tarefas simples como abrir uma maçaneta de porta ou apertar a mão a alguém.
  • Dor na parte externa do cotovelo, quando se estende mão e dedos para trás contra resistência.
  • Dor ao pressionar (palpação), logo abaixo do epicôndilo lateral do lado de fora do cotovelo.


O diagnóstico de uma epicondilalgia lateral do cotovelo é normalmente clínico, baseando-se nos sintomas, na história clínica e no exame físico ao doenteCertifique-se de dizer ao seu médico se já machucou o cotovelo anteriormente ou se tem uma história de artrite reumatóide ou doença do sistema nervoso.


Tratamento

                A maioria dos pacientes com epicondilalgia lateral do cotovelo reage bem ao tratamento com fisioterapia. O tratamento, no caso de a lesão se encontrar numa fase aguda, tem como objetivo inicial controlar os sinais inflamatórios, através de:
  • Descanso: Evite atividades que coloquem pressão sobre o cotovelo ou que exijam o esforço muscular mantido dos músculos extensores do punho.
  • GeloAplique uma compressa de gelo na área lesada, colocando uma toalha fina entre o gelo e a peleUse o gelo por 20 minutos e depois espere pelo menos 40 minutos antes de aplicar gelo novamente
  • Compressão: poderá utilizar uma cotoveleira compressiva específica para reduzir o inchaço e proteger o músculo e tendão de novas agressões.
  • Analgésicos e anti-inflamatórios: analgésicos como o paracetamol são geralmente úteis. Ocasionalmente, analgésicos mais fortes podem ser necessários. Os anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o diclofenaco, poderão ser necessários para controlar a inflamação.

Nesta primeira fase, que pode durar entre 2 dias e 2 semanas, deverá ser identificada a origem dos sintomas, e dadas indicações para a correção do gesto que desencadeou a lesão. Numa segunda fase o objetivo principal será recuperar a força e mobilidade completas, as seguintes técnicas poderão ser utilizadas:
  • Massagem de mobilização suave dos tecidos deve começar logo após a primeira fase. À medida que o paciente for recuperando deverá ser introduzida massagem transversal profunda para uma correta cicatrização e reorganização do tecido muscular.
  • Exercícios de alongamento progressivo dos extensores do punho, que deverão ser mantidos por algum tempo depois do final da recuperação.
  • Fortalecimento muscular dos extensores do punho e dedos, de inicio estático, no entanto, assim que a dor permitir, deverão ser introduzidos exercícios de fortalecimento excêntrico.

Se os sintomas não aliviarem após 6-12 meses de tratamento conservadora cirurgia poderá ser recomendada. A maioria dos procedimentos cirúrgicos para epicondilalgia, envolvem a remoção da parte de músculo lesada e reinserção da parte muscular saudável no osso.

Exercícios terapêuticos para a epicondilalgia lateral do cotovelo

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação de uma epicondilalgia lateral do cotoveloDeverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.


Alongamento dos extensores do punho
Em pé ou sentado, estenda o braço para a frente alinhado com o ombro, com a palma da mão virada para si. Com a outra mão puxe os dedos em direcção a si. Mantenha a posição durante 20 segundos.
Repita entre 5 e 10 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.



 Flexão/extensão do punho
Com o antebraço apoiado. Dobre o punho, ficando com a palma da mão virada para si e os dedos para baixo. Rode o punho para cima, ficando a palma da mão virada para a frente e os dedos para cima
Repita entre 15 a 30 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.



 Fortalecimento dos extensores do punho
Com o antebraço apoiado e um peso na mão. Puxe o peso para cima. Mantenha a posição durante 8 segundos. Desça lentamente para a posição inicial.
Repita 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma


Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.
fonte:fisioinforma







.

9 comentários:

  1. Me ajudou e muito, fis o tratamento correto com meu medico, agora vou fazer fisioterapia, com duvidas esclarecidas. legal !!!

    ResponderExcluir
  2. Este site é show. Muito esclarecedor.Linguagem fácil.

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou bastante. Esclareceu muito. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou bastante. Esclareceu muito. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer essa sequência de exercício em casa.

    ResponderExcluir
  6. AMEI... MT OBGDA
    VOU APLICAR ESSES EXERCÍCIOS, POIS ESTOU PERDENDO TODOS OS MEUS MOVIMENTOS E FIZ ALGUMAS VEZES ESSES EXERCÍCIOS, ACREDITE... QUE ALÍVIO!!!

    ResponderExcluir
  7. AMEI... MT OBGDA
    VOU APLICAR ESSES EXERCÍCIOS, POIS ESTOU PERDENDO TODOS OS MEUS MOVIMENTOS E FIZ ALGUMAS VEZES ESSES EXERCÍCIOS, ACREDITE... QUE ALÍVIO!!!

    ResponderExcluir
  8. AMEI... MT OBGDA
    VOU APLICAR ESSES EXERCÍCIOS, POIS ESTOU PERDENDO TODOS OS MEUS MOVIMENTOS E FIZ ALGUMAS VEZES ESSES EXERCÍCIOS, ACREDITE... QUE ALÍVIO!!!

    ResponderExcluir