quarta-feira, 29 de maio de 2013

É PREJUDICIAL ESTALAR AS ARTICULAÇÕES?


Os estalos e barulhos articulares podem ser normais e fisiológicos, porém não devemos provocar os estalos repetidamente, uma coisa é uma articulação estalar quando realizamos um determinado movimento, outra coisa é repetirmos sempre esse movimento para provocar o estalo. 

As articulações tem uma cápsula articular, que contém líquido sinovial. Este líquido sinovial, é formado por gases (oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono).


Dentro da cápsula que protege os ossos conectados por uma junta o líquido sinovial mantém a cartilagem, tecidos e músculos lubrificados e bem nutridos. 

Quando os dedos são dobrados a cápsula da junta se estica. Para que a expansão tenha espaço, são liberados estes gases para fora do fluído. 

O estalo dos dedos é o som do gás que é liberado em forma de bolhas do líquido sinovial.

Antes que o dedo estale novamente o líquido deve reabsorver o gás.





Outras causas de estalos:

Tendões e ligamentos estalam alto também, pois são como elásticos esticados sobre as juntas que mantém os músculos ligados aos ossos. 


De maneira similar os ligamentos se estendem para conectar ossos a outros ossos. Algumas vezes os tendões e os ligamentos deslizam das suas posições nas juntas e então, rapidamente, estalam para voltar ao lugar.

Este barulho é provocado pela separação abrupta das superfícies articulares ou pelo movimento de um ligamento sobre uma protuberância óssea. Quando realizamos um movimento e a articulação estala pode ser normal, mas quando provocamos os estalos repetidamente é patológico. 

O estalar das pequenas articulações como nos dedos das mãos, por exemplo, que é uma situação bastante comum, a longo prazo provoca um alongamento na cápsula ligamentar e este alongamento capsular leva a uma instabilidade relativa ( a junta fica meio frouxa) sempre que temos uma instabilidade o organismo tenta estabilizar a região com crescimento ósseo e esse crescimento ósseo periarticular é o osteófito ( bico de papagaio ) que faz com que as articulações fiquem mais grossas.


No caso da coluna, estes estalos podem levar a formação de osteófitos formando o popular " bico de papagaio".






5 comentários:

  1. O que fazer quando os estalos são frequentes'sem interva-los, estou preocupada pois meu dedos e ombros estão com esse problema, tenho 16 anos...?

    ResponderExcluir
  2. Isto é um processo fisiológico da articulação ocasionado pela formação de gás carbônico(CO2) dentro da articulação.

    E não ocorre um choque entre ossos como a grande maioria das pessoas pensam.

    Na verdade o que acontece é um afastamento das faces articulares promovendo um aumento do espaço da articulação, fazendo assim que o líquido, que em parte é ácido carbônico (H2CO3) se dissocie em água (H20) e gás (CO2), ocasionando o ruído do estalo.

    Quando este processo ocorre nos tendões pode ser resultado de um sobressalto destes sobre uma proeminência óssea e daí sim é um problema o que pode causar desgaste e inflamação do tendão a tão conhecida tendinite.

    Quando estalamos demais uma articulação, todos os dias, como dedos , por exemplo, com o tempo pode ocorrer um aumento da mobilidade, acelerando um desgaste podendo causar uma artrose precoce.

    Portanto evite estalar as articulações, principalmente os dedos.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe



    ResponderExcluir
  3. Boa Noite, nao sinto dor , nem desconforto, apenas me incomoda o som que ouço ao virar o pescoço para olhar ao lado . Tenho 37 anos, ouvi dizer que é :fisiológico da articulação ocasionado pela formação de CO2 (gás carbônico) dentro da articulação. O que posso tomar fitoterapico pra tal? Ou sem bula? elaineoliveira2013@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho 23 anos e o meu dedo anelar direito estala quando fecho a mão ou até mesmo apenas com dobrar os dedos. Já acontece há mais de um ano.
    Queria saber se é grave, pois é a minha mão dominante e não tenho tido tempo para marcar uma consulta num especialista.
    Piora no inverno e raramente me dói em outros períodos, a menos que haja uma mudança brusca de tempo. Por vezes a dor estende-se para o pulso e cotovelo, mas não sei se é por culpa do estalo ou se são dolências distintas.
    P.S: Excluí o texto anterior, por não conter a informação toda que queria e não dar para editar.

    ResponderExcluir