domingo, 16 de janeiro de 2011

DOR NO CALCANHAR, PODE SER DOENÇA DE SEVER



A doença de Sever é a talalgia (dor no calcanhar) apresentada por crianças e causada por uma lesão da cartilagem. 


Causas mais comuns: 
- Rápido crescimento dos ossos em relação aos músculos 

- Encurtamento muscular ou do tendão de Aquiles 


- Excesso de peso 


- Dismetrias (quando há por exemplo uma perna maior que a outra)


- Pé pronado (pés virados para fora)



 



O calcâneo (osso do calcanhar) desenvolve-se em duas partes. Até o osso endurecer completamente, entre os 8 e os 16 anos, as duas partes mantêm-se conectadas por uma cartilagem, a qual é mais macia que o osso. 


Ocasionalmente, uma atividade vigorosa ou uma tensão excessiva provoca o rompimento da cartilagem, causando uma dor localizada geralmente ao longo da borda do calcanhar.


A doença de Sever é diagnosticada quando uma criança que tenha participado de atividades atléticas sente dor ao longo da borda do calcanhar. 


Em alguns casos, o calcanhar encontra-se discretamente inchado e com um leve aumento de temperatura à palpação. 


Como as radiografias não detectam a lesão cartilaginosa, elas não são úteis para o médico, exceto para excluir a presença de uma fratura como como causa da dor. A cartilagem rompida acaba consolidando, geralmente após alguns meses.


A doença de Sever pode ser prevenida, 
e uma forma simples de prevenir esta condição 
é manter uma boa flexibilidade dos membros inferiores, 
alongando sempre ao fazer uma atividade física 


Almofadas para o calcanhar colocadas nos calçados podem ser úteis, pois elas reduzem a pressão sobre o calcâneo. Algumas vezes, a imobilização do pé com um aparelho gessado pode ser útil.

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
27 MAR 2010
DOR NA SOLA DO PÉ PODE SER ESPORÃO CALCÂNEO

10 comentários:

  1. Gostei ,tirou minhas duvidas!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da explicação,pois quando fui levar meu filho ao ortopedista um falou-me que meu filho não poderia mais jogar bola,o outro falou-me que isso era comum,só passou repouso,andar sempre de tenis e tomar remedio para dor. Irei agora em um especialista de pé para ver seu parecer,agradecendo desde já.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei um pouco esclarecida.irei fazer com que o meu filho passe a ter essas palmilhas para aliviar e sendo o caso irei ver um especialista.ele tem 9anos e vem se queixando há vários dias ao que venho feito massagem noturna todos os dias.obrigada pela explicação acima.

    ResponderExcluir
  4. eu tive a doença do sever, ninhum medico via onde e que tava o problema mas eu tinha dores ate uma medica descobrir e usei palmilhas durante 6 anos e nao preciso de ser operado. ACONCELHO ir a um bom ortopedista.

    ResponderExcluir
  5. Tenho isso nos dois pés, as dores que sinto são muito fortes, mal consigo pisar no chão e ainda jogo volei. Uso calcanheiras e a dica importante é usar além das calcanheiras sapatos ou tênis com salto mais elevado e com amortecedores. Ajuda a absorver o impacto e reduz as dores significativamente.

    ResponderExcluir
  6. Para todos acima, devem consultar um podólogo/podologista pois pode existir uma alteração do pé associadae a realização de um suporte plantar personalizado além da almofada para o calcanhar pode ser o ideal.

    ResponderExcluir
  7. Meu filho tem 9 anos de idade e está fazendo 6 meses que o levo de médico em médico como ortopedista, reumatologistas e angiologista. Ele sente dores nos 2 pés na região das articulações dos calcanhares com um pequeno inchaço,24 horas por dia.
    Até o momento, mesmos com todos os exames normais como ressonancia magnetica, cintilografia ossea, tomografia computadorizada, exames de sangue... os diagnósticos são distintos: alguns dizem ser artrite reumatoide juvenil,síndrome de server e outros não têm diagnóstico!!! Preciso saber o que mais posso fazer. Quero submetê-lo à um tratamento com um diagnostico preciso e claro que seja confirmado não somente clinicamente e sim com a comprovação de exames. Socorro!!! Quem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha filha tem 9 anos e é atleta de rendimento de ginastica rítmica e começou com muitas dores no calcanhar, levei ela num ortopedista ele mandou parar com o esporte,fez raio x e so disse isso. levei ela num fisioterapeuta osteopata e ele fez um raio x da coluna e descobriu que ela tem a coluna retilínea e isso esta fazendo doer os pés, encaminhou para RPG e fisioterapia ..leve seu filho num fisioterapeuta osteopata pode ser que resolva

      Excluir
    2. Olá, minha filha tem 9 anos e é atleta de rendimento de ginastica rítmica e começou com muitas dores no calcanhar, levei ela num ortopedista ele mandou parar com o esporte,fez raio x e so disse isso. levei ela num fisioterapeuta osteopata e ele fez um raio x da coluna e descobriu que ela tem a coluna retilínea e isso esta fazendo doer os pés, encaminhou para RPG e fisioterapia ..leve seu filho num fisioterapeuta osteopata pode ser que resolva

      Excluir
  8. Muito bom, tratava como esporão e não era. tirou minhas dúvidas.

    ResponderExcluir