sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

DOR NOS DEDOS DOS PÉS, O QUE FAZER?

Dor nas Articulações dos Dedos do Pé

A dor que envolve as articulações dos quatro dedos menores do pé é muito comum, sendo geralmente causada por um mau alinhamento das articulações. 

Esse mau alinhamento pode ser resultante de um arco do pé muito alto ou muito baixo, fazendo com que os dedos permaneçam flexionados (dedos em martelo). 

O atrito constante contra os dedos flexionados faz com que a pele que reveste a articulação se torne espessa, resultando na formação de um calo. 

O tratamento visa o alívio da pressão provocada pelo mau alinhamento. O uso de calçados mais fundo, o uso de almofadas nos calçados, assim como a cirurgia para endireitamento dos dedos e a remoção de calos, podem ser úteis.

 Almofada Plantar de silicone.Indicada para metatarsalgia, 
reducao de pressao e atrito provocada pelos calcados.


A artrite crônica (osteoartrite) do hálux, o qual é extremamente comum, pode ser decorrente de várias posições em pé e de vários modos de marcha, inclusive a tendência de rodar o pé para dentro durante a deambulação (pronação). 




Ocasionalmente, uma lesão do hálux também pode causar uma artrite dolorosa. A dor articular do hálux geralmente é agravada pelo uso de calçados. Posteriormente, o indivíduo pode tornar-se incapaz de flexionar o hálux ao caminhar. À palpação, a área não apresenta aumento de temperatura.

A utilização de dispositivos (órteses) no calçado para corrigir o movimento inadequado do pé e para aliviar a pressão sobre as articulações afetadas é a medida principal do tratamento. A dor no hálux de início recente pode ser aliviada com a tração do hálux e a extensão da articulação. 

Injeções de um anestésico local podem aliviar a dor e diminuir o espasmo muscular, de modo que a articulação pode movimentar-se mais facilmente. Um corticosteróide também pode ser utilizado para diminuir a inflamação. Se esses tratamentos não forem bem-sucedidos, a cirurgia poderá aliviar a dor.
Fonte: merck 


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICDA EM 
31 JAN 2010
DOR NA SOLA DO PÉ

5 comentários:

  1. sou motorista e começou uma dor na sola do pe e nos 4 dedos menores o que pode ser isso

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sinto essa dor esporadicamente estando em repouso ou andando. Quando vem e muito intensa e pontiaguda que as vezes nem consigo respirar. Somente com uma massagem nas pontas dos dedos que resolve. Será alguma falta de vitaminas.?

    ResponderExcluir