domingo, 31 de janeiro de 2010

DOR NA SOLA DO PÉ


Existem vários fatores que podem ocasionar dores na sola do pé. Desde um sapato desconfortável, apertado ou de solado muito duro, até problemas do nervo ciático, falta de alinhamento, joanete, proeminência da região dos metatarsos, neuroma de Morton*, metatarsalgia, etc.

Muitas dessas dores podem ser aliviadas pelo simples uso de palmilhas e uso de calçado mais confortável, porém existem aquelas dores que parecem não existir nada para aliviar.

São as relacionadas a posturas inadequadas, falta de alinhamento das pernas e inflamação do nervo ciático.
Muitas dores surgem pela má distribuição do peso sobre a sola, e pelo acúmulo de tensões em certos pontos do pé, ocasionando pinçamento de nervos.

Veja matéria publicada neste blog em: 

13 de dezembro de 2009 sobre
( FASCEÍTE PLANTAR)


*Neuroma de Morton:
A lesão, que tem causa desconhecida, acontece geralmente em pessoas que usam sapatos apertados na ponta dos dedos ou então em pessoas que tem uma biomecânica ineficiente, como por exemplo, os atletas de corrida que forçam muito as pontas dos pés durante as passadas.

O Neuroma de Morton é uma pequena massa que se forma ao redor do nervo plantar comum, aquele que passa em baixo do pé. Também conhecido como "metatarsalgia de Morton", "neuralgia de Morton", "neuroma plantar" ou "neuroma intermetatarsal", a lesão é um neuroma benigno no nervo plantar interdigital. O mais comum é entre o terceiro e quarto dedos e mais raramente entre o segundo e terceiro dedo.




SUGESTÕES PARA EVITAR PROBLEMAS NOS PÉS


* Evitar caminhar com os pés descalços em pisos gelados e duros;
* Evitar sapato de salto alto;
* Utilizar palmilhas de gel para alívio dos impactos;
* Buscar utilizar sapatos com solado macio;
* Quando estiver com os pés cansados massageie o arco do pé com um rolo, garrafa, bola ou qualquer outra objeto cilindrico para aliviar a tensão, desde a borda do calcanhar até a borda dos metatarsos(dedos);






veja também matéria publicada em
18 mar 2010
A BASE DE SUSTENTAÇÃO DO CORPO: OS PÉS E OS TORNOZELOS




.

6 comentários:

  1. Tenho muita dor nos meus pés, parece que esquenta, é muito desconfortavel, não consigo ficar muito tempo de tenis independente de qual (marca/modelo) as vzs doe até quando estou de havaiana... gostaria de saber qua medico procurar, pois ja fui em medico vascular e geral. Fiz exame de sangue do coração da cabeça e tudo mais, ainda nao fui em um ortopedista, seria esse o profissional que irá resolver meu problema?

    ResponderExcluir
  2. Alexandre
    O médico ortopedista poderá ajudá-lo nesta situação.

    Procure um ortopedista especialista em pés, porque temos ortopedistas com especializações em diferentes partes corporais.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  3. Tenho 53 anos anos e, ultimamente, ando sentindo muitas dores nas solas dos pés, sem poder usar qualquer tipo de calçado. É uma sensação de queimação, de peso sobre os pés. Enfim, desconfio que essas dores apareceram depois que torci os dois tornozelos. Seria possível essa causa? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. sinto dores no peito dos meus pés,não consigo andar descalça e quando acordo pela manhã,também não consigo pisar no chão.oque pode vim a ocasionar isso e oque eu posso estar fazendo em relação?
    não tem alguma coisa que eu possa tomar para aliviar,um chá ou coisa parecida? ah,esqueci de dizer que também tenho problemas de circulação,minhas varizes são externas e em estado de operar mas não tive como ainda.

    ResponderExcluir
  5. Tenho fascite plantar bilateral há 7 anos e o médico solicitou que utilizasse calçado rígido pois não encontro em lugar nenhum e nem o médico sabe onde encontrar. O que fazer?

    ResponderExcluir
  6. Tenho fascite plantar bilateral há 7 anos e o médico solicitou que utilizasse calçado rígido pois não encontro em lugar nenhum e nem o médico sabe onde encontrar. O que fazer?

    ResponderExcluir