terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TIPOS DE VIBRAÇÃO DA PLATAFORMA VIBRATÓRIA




Existem dois tipos de plataformas: as de vibração vertical (ou ênfase na vibração vertical) e as de vibração oscilatória.



A plataforma de vibração vertical,  sobe e desce toda por inteiro a uma frequência de 20 a 60 Hz com uma amplitude de vibração de 1 a 4 mm.










Já nas plataformas de vibração oscilatória , a oscilação (o eixo da vibração que atravessa a plataforma pelo meio , obriga a que quando uma das extremidades desta desça a outra suba e vice-versa) 




Este movimento acontece à velocidade que a frequência (Hz) selecionada determinar (usualmente entre 1 e 30 Hz), podendo a amplitude dessa oscilação variar entre os 1 e os 15 mm.


A plataforma vibratória vertical possibilita a realização de exercícios, por exemplo, em posição deitada sobre o aparelho ( o que a oscilação da plataforma oscilatória não permite).

Esta situação possibilita o exercitar muito eficaz da parede abdominal e da musculatura extensora da coluna ou, através da utilização de duas tiras de tecido que se podem acoplar à plataforma, permitindo trabalhar significativa e eficientemente os membros superiores e a parte superior das costas. 

Esta realidade faz com que estes aparelhos de vibração vertical permitam a realização de variados exercícios de estimulação de força, ênfase em alongamentos e/ou de realização de massagens. Esta diversidade de exercícios possibilita uma solicitação física muito completa e, quando necessário, específica e localizada.
                                       



O site francês www.relax-attitude.com
apresenta uma comparação que refere a plataforma de vibração oscilatória como sendo mais eficaz na redução da massa gorda e a plataforma de vibração vertical, apesar de também combater eficientemente o excesso de gordura corporal, como mais efetiva em:


*tonificar os músculos;


*tornear o corpo;


*reeducar determinada zona muscular ou articular;


*realizar musculação localizada;


*reativar músculos não solicitados há muito tempo;


PARA A MELHORA DA CIRCULAÇÃO AMBAS MOSTRAM-SE EFICIENTES 

Na verdade, ambas possuem vibração vertical, porém a oscilatória possui uma amplitude (mm) maior, em torno de 15 mm, lembrando o movimento de uma gangorra, e a vertical (média de 1 a 4 mm), também possui um deslocamento antero-posterior e lateral (eixo X, Y e Z), proporcionando assim um aumento no trabalho proprioceptivo, em virtude da instabilidade.

Os valores e amplitudes das vibrações que são utilizadas pelas plataformas são os que os cientistas, através de dezenas de anos de estudos científicos rigorosos realizados em clínicas, hospitais e universidades concluíram ser os que permitem transmitir aos seus utilizadores os resultados mais eficazes dentro de uma maior segurança. 
  Fonteparcial: lasersolutions



4 comentários:

  1. Olá, gostaria de pedir a gentileza de me passar uma informação…
    Estou interessada em comprar uma plataforma vibratória e gostaria de saber se, para o objetivo de tonificação (usarei a plataforma como complemento de musculação) é melhor frequência mais alta ou amplitude mais alta?
    Não entendo tecnicamente dessas funções, gostaria de uma orientação antes de me decidir.
    Obrigada.
    Geórgia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de pedir a gentileza de me passar uma informação…
    Estou interessada em comprar uma plataforma vibratória e gostaria de saber se, para o objetivo de tonificação (usarei a plataforma como complemento de musculação) é melhor frequência mais alta ou amplitude mais alta?
    Não entendo tecnicamente dessas funções, gostaria de uma orientação antes de me decidir.
    Obrigada.
    Geórgia.

    ResponderExcluir
  3. Estou interessada em comprar uma plataforma vibratória e é melhor frequência mais alta ou amplitude mais alta?
    Não entendo tecnicamente dessas funções, gostaria de uma orientação antes de me decidir.frequancia 0 a 10 amplitude 0 a 12
    é legal??????
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou interessada em comprar, porem nao sei qual é melhor, a vertical, a horizontal ou a tridimensional. Poderia me explicar qual é mais eficaz! obrigada

    ResponderExcluir