ANDAR DESCALÇO NA AREIA FAZ BEM?
Sim, pois além de proporcionar relaxamento e bem-estar físico, ao caminhar descalço na areia ou em outras superfícies naturais (podem ser pedrinhas, grãos, folhas secas e cascalho) você estimula as milhares de terminações nervosas existentes na planta dos pés.
Essas terminações são ligadas por meio de ramificações aos diversos órgãos internos, à coluna vertebral, à cabeça e aos membros superiores e inferiores do corpo.
A massagem na planta do pé pode favorecer o bom funcionamento dessas partes e ajudar a recuperar o equilíbrio perdido. A prática de cuidar do corpo pelo ato de tocar e estimular regiões dos pés recebeu o nome de reflexologia e é usada pelos chineses e egípcios há milhares de anos.
Os especialistas, no entanto, aconselham a caminhar em terrenos planos. “Eles são mais indicados porque não provocam sobrecarga nas articulações e não exigem tanto do equilíbrio”, diz a fisioterapeuta Amélia Pascoal Marques, da USP.
Quanto a andar na areia fofa ou batida, vai depender do vigor físico de cada um. “Na areia fofa, a pessoa vai precisar fazer mais força e ter um melhor equilíbrio, mas não há nenhuma contra-indicação”, afirma Amélia. A única ressalva feita pelos dermatologistas é evitar caminhar descalço em determinados locais públicos, como praças e calçadas, para evitar o risco de contrair micoses.
Fonte: Vida Simples
Nenhum comentário:
Postar um comentário