terça-feira, 6 de abril de 2010

A DIMINUIÇÃO DA MASSA MUSCULAR COM A IDADE



Uma das mais importantes alterações que ocorre com o envelhecimento natural (conhecido como senescência) é a diminuição da massa muscular esquelética, conhecida como sarcopenia.

O pico da força no ser humano é atingido entre os 20 e 30 anos de idade. Após este período tem início uma redução gradual e progressiva, tornando-se clinicamente perceptível a partir dos 60 anos. 

Indivíduos saudáveis entre 70 e 80 anos tem perda 20% a 40% da sua força física. Essa perda gradativa é conhecida como sarcopenia, que indica a perda da massa, força e qualidade do músculo esquelético e que tem um impacto significante na saúde.




A força muscular é a adaptação funcional que sempre acompanha os níveis de massa muscular, sendo importante no dia-a-dia de todas as pessoas para a realização das mais diversas tarefas, em especial no idoso, pois geralmente este é um sedentário que perdeu a aptidão física geral. 

A perda de força muscular 
é a principal responsável pela deterioração na mobilidade 
e na capacidade funcional do indivíduo que está envelhecendo.

A massa muscular humana constitui de 40% a 50% do peso corporal total. As células musculares constituem de 70 a 80% das nossas células e representam, aproximadamente, 50% das nossas proteínas. Por este motivo, uma grande perda muscular é incompatível com a vida.

A redução gradativa no tamanho e no número das fibras musculares (especialmente tipo II – fibras de contração rápida) com a idade decorre da morte das células musculares e/ou de processo degenerativo causado pela perda de contato com o nervo. As fibras musculares denervadas são subseqüentemente substituídas por tecido gorduroso e fibroso.

A degradação dos sistemas nervoso e muscular decorrente do processo de envelhecimento não é a única causa da sarcopenia. 

Com o envelhecimento, temos: 
diminuição do hormônio de crescimento, 
diminuição dos hormônios sexuais (estrogênio e testosterona), 
diminuição do fator de crescimento (IGF1); 
resistência à insulina que provocam e agravam a sarcopenia.

Quando a perda de músculos é proveniente de regimes alimentares, fome, caquexia, doenças catabólicas (hipertireoidísmo, insuficiência cardíaca, bronquites crônicas, etc), estresse, sepses e câncer, configura-se a chamada síndrome sarcopênica, que é diferente da sarcopenia que ocorre no idoso hígido, descrita anteriormente.

A PREVENÇÃO É A MELHOR CONDUTA NA SARCOPENIA, 

ou seja, idosos que praticam exercícios dinâmicos 
três vezes por semana, 
ganham e conservam a força muscular, 
prevenindo quedas, perda do equilíbrio e invalidez.

FONTE: Hypokinesis








veja também matéria publicada em
12 out 2012
CIENTISTAS REJUVENESCEM MÚSCULOS VELHOS







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário