Em Israel, cientistas criaram um sapato especial que pode ajudar pessoas com problemas de locomoção, a voltar a andar.
Abrar nasceu com paralisia cerebral e só anda com a ajuda de muletas. Três vezes por semana, ela frequenta um centro de reabilitação em Jerusalém Oriental. Graças a um convênio entre uma empresa israelense de tecnologia e a autoridade palestina, a menina de 11 anos está reaprendendo a andar sem apoio.
Ela é uma das primeiras pacientes a usar o “re-step”, um sapato de aspecto esquisito que parece uma mistura de tênis e chuteira. Mas o que seriam as travas são pequenos sensores que podem ser programados por computador para executar vários movimentos.
Depois de algumas sessões, Abrar já consegue se equilibrar e dar alguns passos sozinha. O resultado é analisado pelos terapeutas para avaliar a evolução, mas é o agradecimento da mãe que mostra que o tratamento de Abrar está no caminho certo.
O cérebro comanda os movimentos, isso a gente aprende desde cedo. Mas quando a parte da coordenação motora está danificada, as pessoas têm dificuldades para andar. O sapato inverte esse comando. Ele ajuda as pernas a dizerem ao cérebro o que fazer durante uma caminhada.
Os sapatos ajudam as pernas
a dizerem ao cérebro o que fazer
durante uma caminhada
A diretora científica da empresa, Simona Bar-Haim, explica que os sensores são programados para reeducar e fazer com que o cérebro reproduza o mecanismo de andar normalmente. Eles simulam passos na areia, na grama e até sobre pedras, sem seguir um padrão. Assim, surpreendido a cada passo, o cérebro tem de tomar decisões instantaneamente e resolver os problemas.
A cientista afirma que esta é a melhor maneira de reabilitar a área do controle motor que está danificada. Quarenta minutos por dia, durante três meses, podem ajudar não só crianças, mas pessoas idosas, como Ney’La. Aos 63 anos, ela tem paralisia na metade esquerda do corpo, sequela de um derrame cerebral.
"Esta é a melhor maneira
de reabilitar a área do controle motor
que está danificada."
Estreando os sapatos, Ney’La logo alerta que pela primeira vez em muito tempo consegue levantar a perna esquerda a cada passo, em vez de arrastá-la. Os cientistas pretendem vender o sapato a clínicas de reabilitação e a consumidores a partir do ano que vem. Até lá, quem sabe, Abrar já terá se despedido da incômoda muleta.
Os pacientes vão ter de usar os sapatos até que o cérebro reaprenda a comandar os movimentos das pernas. A ideia é que, no fim do tratamento, eles consigam a reabilitação total – ou seja, deixem de usar as muletas definitivamente.
Fonte: Jornal Nacional
Caro Roberto Quintana somos hum casal de Medicos,e temos uma filha de 20 anos que tem secuela de PC,ja rodamos o mundo inteiro,,,foran feitas tres cirusgias em Cuba Habana,,no hospital Frank paes,com o DR Rodrigo Alvarez Cambras,,,,foe muito bom para a correccao de Pe equino valgo,,,,transposicao dos tibiales ,ela camina com ajuda de pessoas,nao termino o tratamento de fisioterapia por falta de recursos economicos ( em Cuba),,,essa materia nos enche de esperanzas,,,estamos em belo Horizonte por motivo que minha esposa esta fazendo especializacao em mastologia,,nossa residencia e em Manaus Amazonas Brasil,,queriamos mas informacao referente a essa novedade,,sem posivel participar de pesquizas,por favor me responda. Dr Victor Hugo Rico Guzman
ResponderExcluirPrezado Dr. Victor Hugo Rico Guzman, meu nome é Luciano Carlos de Souza, Pai de uma menina de 9 anos com PC leve ( pé equino - já operada na batatinha da perna, porém hoje voltou a ficar um pouco equina - em tratamento na AACD SP - Botox e Fisio terapia )e também estamos a procura de melhores tratamentos.
ResponderExcluirTomamos conhecimento dessa mais nova e maravilhosa invenção científica que visa ajudar a resolver problemas de marcha em pessoas com PC ( sapatos especiais - Jerusalem ).
Somos do Espírito Santo e estamos tentando conseguir o endereço do centro de reabilitação em Jerusalém Oriental objetivando fazer contato com o mesmo na esperança de recerbermos autorização daquele centro para submeter nossa filha a exames, favor caso consiga o endereço e a quem procurar lá , nos informar.
Nossos contatos são: lucianocs@uol.com.br, telefones: 27-92978447, 27 33406153.
Desejando todo sucesso para sua filha.
Atenciosamente,
Luciano Carlos de Souza
Prezado Dr Victor
ResponderExcluirtenho um filho com paralisia cerebral que anda com dificuldade com ajuda e as vezes sozinho ainda com muita inseguranca
gostaria de um contato com a cientista ou clinica que esta fazendo estudo, meu email cristiane.rego@uol.com.br
atenciosamente
cristiane
Dr Victor Hugo Rico Guzman
ResponderExcluirComo o senhor disse sobre este dispositivo, é um mecanismo que realmente
" nos enche de esperanzas".
Embora ainda estejam sendo feitos estudos, é muito lógico a proposta deste novo produto.
Já estamos buscando contatos para informações mais detalhadas sobre este calçado revolucionário.
Assim que tivermos precisas informações, detalharemos em nosso blog.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
Sr Luciano
ResponderExcluirConforme contato telefônico, estamos juntos trabalhando para obter informações à respeito do produto.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
Cristiane, assim que tivermos maiores informações disponibilizaremos em nosso blog.
ResponderExcluirAtenciosamente
Roberto Quintana e equipe
pelo Amor de Deus Qualquer novidade avisem..meu Pai precisa muito de um milagre desses.........Essa foi a melhor noticia que ja tivemos depois de tantas tentativas camilaeandretattoo@hotmail.com
ResponderExcluirBom dia, sou Françoise, farmacêutica, resido no estado do RJ e sou mãe de um menino de 01 ano e 10 meses com PC. Ele ainda não anda e estou cheia de esperanças que este tratamento traga resultados positivos para o futuro dele. Gostaria de, assim como os outros pais e parentes que aqui postaram comentários, conseguir o contato com a Dra. Simona. Meus contatos são: francoise@biochimico.ind.br e fran_ito2000@yahoo.com.br
ResponderExcluirVou aguardar ansiosa por seu retorno!!!! Obrigada por nos dar esperança!!
Olá amigos,
ResponderExcluirEncontrei e estou disponibilizando o site da companhia Israelense que desenvolveu o "Re-Step".
http://www.stepofmind.com/index.html
Tenham sucesso nas pesquisas.
Grande abraço.
Edinamar A. Corrêa
www.acessivelparatodos.com
Prezado Dr.Roberto Quintana,
ResponderExcluirTive um Problema de paralisia,possivel mielite transversa,ando com muletas canadense. tenho dificuldade em levantar a perna pra andar,sendo que tenho que forçar o quadril ao deanbular. gostaria de saber se no meu caso o sapato RE-Step poderia me ajudar.
Prezado Dr.Roberto Quintana
ResponderExcluirTenho um filho de 6 anos com P.C., após muita fisioterapia e cirurgia de destensinamento dos tendões, esta caminhando com andador. fiquei feliz por esta estupendada descoberta, e gostaria de verificar como´seria possivel contato para usar-se o sapato RE-stepp no caso do Rodrigo
No aguardo Agardeço
Att.
ROGERIO SANTIAGO
Fone (51)9915-69-15
E-mail rogerio.santiago@corsan.com.br
Camila e André
ResponderExcluirAssim que tivermos mais informações à respeito do sapato, disponibilizaremos no blog.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
Françoise
ResponderExcluirFrançoise
o contato da Dra Simona é:
Step of Mind Ltd
16 Levi Eshkol
Tel Aviv 69361, Israel
Sr. Rogério Santiago
ResponderExcluirAgradecemos o comentário no blog.
Até o presente momento, temos poucas informações à respeito do sapato israelense.
Estamos buscando informações mais detalhadas e assim que tivermos estaremos disponibilizando neste blog.
Considero importante esta nova possibilidade de tratamento, mas é preciso avaliar caso a caso.
o site da empresa que desenvolveu o "Re-Step"é:
http://www.stepofmind.com/index.html
Neste site há uma breve descrição deste sapato, mas precisamos detalhes mais precisos.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
preciso desse tratamento para minha filha de nove anos,o nosso maior sonho e ve-la andar sozinha com confiança,por favor qualquer novidade meu contato e, leal.neli9@gmail.com, obrigada Dr Roberto Quintana e equipe.
ResponderExcluirAmo este blog,e bom saber que nao lutamos sozinhos,DEUS abençoe a todos.
ResponderExcluirDr. Quintana, tenho uma leve atrofia na perna direita adiquirida durante a vida intra uterina. Ao andar arrasto levemente a perna. levo uma vida "normal",sò sei que tenho uma deficiência quando algum idiota me lembra, mas sonho em não mais ter os passos contràrios e correr normalmente.
ResponderExcluirSeria possìvel com essa nova técnica?
Sou engenheiro e tenho 44 anos.
Abs
Neli
ResponderExcluirAgradecemos seu comentário e elogio.
Tendo novidades entraremos em contato.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
Prezado engenheiro
ResponderExcluirÉ bom saber que você leva uma vida normal, apesar desta pequena alteração, como você mesmo coloca.
Conhecemos pouco ainda à respeito deste mecanismo de facilitação da marcha.
Parece ser muito viável para um caso como o seu, embora como afirmo, ainda não temos conclusões a respeito do calçado.
Assim que tivermos maiores informações, disponibilizaremos no blog.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
Tenho um filho que teve PC aos 9 meses, hj com 17 anos, não come sozinho ou anda. Apesar de entender tudo o que falamos, não consegue andar, será que para PC Moderado esse também seria uma solução?
ResponderExcluirObrigada Dr Roberto Quintana, aguardo as novidades.
ResponderExcluirTenho o contato da Dra. Simona.
ResponderExcluirPor favor, quem conseguir novidades apresente o caminho para que outras pessoas também consigam.
Simona
Bar-Haim Simona, Ph.D., Pt.
Tel. / Fax: +972-8-9778280
Móvel: +972-54-4702553
E-mail: adi-star@013.net
Ainda bem que DEUS e a tecnologia andam juntos para esse tipo de coisa, futuramente paralisia nao sera mais um problema!!!!!!!!
ResponderExcluirESTOU COM MEDO QUE ALGUMA EMPRESA BRASILEIRA, DETENHA O DIREITO DE USO E COMERCIALIZAÇAO E TORNE INVIAVEL A QUASE TODOS O SONHO DE ANDAR,COM OUTROS PRODUTOS ISTO JA ACONTECE ,ALGUEM NOS AJUDE, POR FAVOR E QUE TODOS SE LEMBREM QUE O BRASIL E MUITO MAIOR QUE A CIDADE DE SAO PAULO. TODOS QUE PRECISAM TEM QUE SE UNIR.vAMOS LUTAR PELO DIREITO DE TODO ESTADO TER ESTE TRATAMENTO, EM MAIS DE UM LUGAR, E QUE O CONSUMIDOR FINAL REALMENTE POSSA COMPRAR, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES. MEU NOME NELI LEAL,MEU IMAIL nelileal@ymail.com
ResponderExcluirAo tempo em que aguardo mais informações sobre os sapatos especiais, informo que reportagem do JN de 29/04/10 fala sobre a utilização de uma roupa especial, criada pelos russos há 40 anos atrás para seus astronautas, que vem tendo ótimos resultados com crianças com PC, para que consigam caminhar/equilibrar-se. Segundo a reportagem, uma ONG de Salvador está utilizando o traje para tratar crianças com aquela dificuldade. Espero que alguém consiga descobrir qual é a ONG.
ResponderExcluirPerdão, a data da reportagem do JN sobre o traje especial russo é 30/04/10.
ResponderExcluirDr Roberto quintana, tenho um um filho adolescente de 16 anosque anda com auxílio de um andador pois nasceu prematura e teve falta de oxigênio afetando moderadamente a área motora. O sonho dele é conseguir andar sem o andador. Por favor , assim que o senhor tiver notícias deste sapato especial entre em contato comigo . O meu e-mail é milebrouck@hotmail.com
ResponderExcluirMile
ResponderExcluirAssim que tiver novidades, disponibilizarei no blog.
Várias pessoas estão buscando informações,o que é muito bom.
Temos que juntar nossas forças.
Atenciosamente
Roberto Quintana
A reportagem sobre a roupa criada nos anos 70 pelos russos para evitar que os astronautas sofressem de atrofia muscular pela da falta de gravidade e que está sendo utilizada no tratamento de crianças com paralisia cerebral já está disponibilizada no blog.
ResponderExcluirA matéria foi postada em 07/05/2010.
Atenciosamente
Roberto Quintana
Para entrar em contato con a ONG de Salvador que está desenvolvendo este trabalho:
ResponderExcluirNúcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral
Rua do Sangradouro, n° 12
Bairro: Santo Agostinho CEP: 40.255-210
Salvador - Bahia
Tel: (55) 71- 3611-2902
Tel/Fax: (55) 71- 3234-3659
Site: http://www.nacpc.org.br/index.htm
Mi hijo de 9 años tiene atrofia-ataxia cerebelosa congénita y camina con caminador-posterior y solo también pero con dificultad por falta de equilibrio.¿También puede probar las zapatillas? Gracias
ResponderExcluirNo existe comprobación cientifica respecto de las zapatillas, pero en el caso de tu hijo que puede caminar con pequeña dificuldad, se puede obtener resultados positivos.
ResponderExcluirDr. Quintana, Gostaria de saber qual é a última informação sobre a comercialização deste sapato? Isto nos trás a esperança de vermos pessoas com PC experimentar a verdadeira sensação de Liberdade. Isto é muito BOM!! Temos alguma Informação?
ResponderExcluirSr. Luciano, por enquanto não temos confirmação dos resultados apresentados pelo vídeo.
ResponderExcluirOs estudos estão sendo desenvolvidos, mas ainda não há uma conclusão.
Já fizemos contato com a Dra.Simona Bar-Haim, e ela nos informou que o calçado será comercializado a partir do próximo ano.
Precisamos aguardar.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
Boa noite,
ResponderExcluirSou portador de paralisia cerebral, parecido com o que mostrou no vídeo, e confio no avanço da tecnologia para poder caminhar sozinho, sem o auxilio de muletas!!
Peço ao Sr. Robeto Quintana que me mantenha informado das novidades que irão surgir á respeito deste sapato!!!
e-mail: franklin.h@uol.com.br
MSN: franklin.hanemann@hotmail.com
ABRAÇO
Franklin
ResponderExcluirTendo considerações mais conclusivas à respeito do sapato ou de outro dispositivo que possa ajudar as pessoas com dificuldades motoras entraremos em contato.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
PARA PACIENTE COM MIELO COM DIFICULDADE DE MACHA SERÁ QUE TAMBÉ TERÁ A MESMA UTILIDADE.
ResponderExcluirCaros, bom dia!
ResponderExcluirEm alguns recados anteriores divulguei o contato da Dra. Simona.
Essa semana, novamente entrei em contato com ela, que me informou a expectativa para o ínicio da comercialização.
Espera-se que em 06 meses o produto já esteja a venda. Resta esperar.
Como vamos nos mobilizar para viabilizá-lo aqui? Aguém tem alguma idéia?
Abraços.
Elton.
eltontony@hotmail.com
@eltontony
Bom dia
ResponderExcluirSou pai de um menino com 2 anos e que lhe foi diagnosticado diplegia espastica, e o que e certo e que com a introduçao da toxina ele quebrou a espaticidade durante um periodo de 4 meses, tempo esse que nao paramos em sessoes de fisioterapia.
Assim que vi essa noticia, sorri, porque sempre acreditei que iria surgir uma soluçao para ajudar o meu filho a andar.
Gostava de saber um pouco mais, se e aconcelhado para ele nesta idade, e tambem porque ele nao se consegue equilibrar sem se agarrar a algo.
Onde posso adiquirir ja uns sapatos desses e qual o seu valor.
Aguardo assim ansioso uma resposta vossa
O meu muito obrigado e Parabens pelo vosso trabalho
Marcio Rodrigues
966535250
Sr. Marcio Rodrigues
ResponderExcluirO dispositivo em questão ainda carece de comprovação científica.
Embora estudos estejam sendo desenvolvidos para comprovar sua eficiência.
Os contatos que temos deste produto são o da própria Dra. Simona, pesquisadora que desenvolveu o produto"Re-Step":
Simona Bar-Haim Simona, Ph.D., Pt.
Tel. / Fax: +972-8-9778280
Móvel: +972-54-4702553
E-mail: adi-star@013.net .
E também a empresa que está desenvolvendo este produto:
o site da empresa que desenvolve o "Re-Step" é:
http://www.stepofmind.com/index.html
Assim que tivermos notícias à respeito deste produto estaremos disponibilizando em nosso blog.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
DR Roberto quintana ,gostaria de saber se já estão disponibizando para venda, "o SAPATO ESPECIAL" que ajuda a andar.Meu esposo sofreu um AVC em 2008 e sonha em voltar a andar.Se tiver algum contato favor nos informar!Estamos ansiosos
ResponderExcluirConceição
ResponderExcluirAinda não temos conclusões a respeito do dispositivo.
Assim que tivermos novidades estaremos postando em nosso blog.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
quando eu tinha 2 anos me deu uma lesão chamado lesão sequela de isquemia na superfície branca do celebro
ResponderExcluirhoje eu ano mais com muita dificuldade esse sapato vai me ajudar muito me da mais imformação
muito obrigado
meu nome e Elcio quando eu tinha 2 anos me deu uma lesão chamado lesão sequela de isquemia na superfície branca do celebro
ResponderExcluirhoje eu ano mais com muita dificuldade esse sapato vai me ajudar muito me da mais imformação
muito obrigado
Elcio
ResponderExcluirAinda não temos conclusões a respeito do dispositivo.
Assim que tivermos novidades estaremos postando em nosso blog.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
Sr. Roberto Quintana e equipe
ResponderExcluirEu, assim como muitos, tenho aguardado ansiosamente por novidades a respeito do assunto. Não seria possível, através de novo contato com a médica israelense, saber em que fase se encontram os trabalhos e quais as perspectivas atuais?
Ficaríamos, todos, extremamente agradecidos por qualquer informação.
Abraço!
Sergio Renato Pinheiro
Sananduva (RS)
Olá, encontrei este blog hoje, 29/11/2013 e tenho uma pergunta simples. Depois de 3 anos existe alguma evolução?
ResponderExcluirTive paralisia total nas pernas e braços em maio/2011 devido a SGB e atualmente faço fisioterapia (hidro, pilates, musculação, etc) para melhorar a mobilidade, pois ainda tenho dificuldade em um dos pés, além das duas mãos.
Leonardo Stangherlin - RS
email: lstangherlin@terra.com.br
Dr. Quintana, quando vamos ter respostas sobre esse método de reabilitação? Muitas pessoas ficaram esperançosas com a novidade.
ResponderExcluirInfelizmente até o presente momento o dispositivo não entrou para o circuito comercial.
ResponderExcluirEstamos anciosamente aguardando e procurando por novos dispositivos que possam auxiliar o tratamento de inúmeros pacientes que estão aguardando e que possam substituir o prometido pelo tal.
Atenciosamente
Roberto Quintana e equipe
Sr. Roberto Quintana, essa espera nos deixa angustiados, o maior desejo dos pais é ter seus com saúde, muitas vezes isso não é possível , corta o coração de uma mãe ver seu filho não poder brincar correr. Tem alguma novidade que possa nos ajudar.
ResponderExcluirAtenciosamente
Elenilce
- Como eu adquiro o Sapato Re-tep? Aguem pode me ajuda enviando informações de o sapato Re-tep?
ResponderExcluir- How do I get the Shoe Re- toe ? Would anyone can help me by sending information from the shoe Re- toe ?
Meu filho vem padecendo de uma enfermidade que maltrata desde 1996, ou seja 19 ( anos ). Ele perdeu tudo os seu sentido, mais Jesus o abençoou. Com muita fisioterapia, fé e também com a ajuda dos amigos, tem nos ajudados a carrega a minha cruz, melhorou muito, mas ele está andando com muita dificuldade para se locomover, pois sente as pernas muito pesadas para levantar. Quando se locomove ele arrasta no chão os pés, e tem muita dificuldade para levantar as pernas.
O nome da doença " Lesões seque lares de isquemia na substância branca Peri ventricular" . Conseguimos neste tempo, colocamos ele a se mover e andar. Só tem que, ele não consegue levantar as pernas e com isso, ele arrasta os dedos dos pés no chão, com isso sangra. Ai está o outro nosso problema, é que ele gasta 60 pares de tênis por ano e não temos condições financeira nenhuma. Por arrastar os pés no chão e ainda arrasta. Por isso a nossa necessidade deste tênis, para minimizar a dor do Pai e da Mãe e principalmente do meu filho e de sua limitação que ele se encontra.
Nós temos acompanhado desde 2010 todas as notícias com muita esperança deste sapato Re-tep. Temos esperanças que alguém possa-nos socorre.
Precisamos da tua ajuda. Olha para esta causa, me estende a tu mão, por favor. Temos esperança que você possa nos ajuda.
Antecipadamente; muito obrigado, mais muito Obrigado mesmo.
Para contato: emonico@ig.com.br
Elcio o Pai...
ResponderExcluir- Como eu adquiro o Sapato Re-tep? Aguem pode me ajuda enviando informações de o sapato Re-tep?
Meu filho vem padecendo de uma enfermidade que maltrata desde 1996, ou seja 19 ( anos ). Ele perdeu tudo os seu sentido, mais Jesus o abençoou. Com muita fisioterapia, fé e também com a ajuda dos amigos, tem nos ajudados a carrega a minha cruz, melhorou muito, mas ele está andando com muita dificuldade para se locomover, pois sente as pernas muito pesadas para levantar. Quando se locomove ele arrasta no chão os pés, e tem muita dificuldade para levantar as pernas.
O nome da doença " Lesões seque lares de isquemia na substância branca Peri ventricular" . Conseguimos neste tempo, colocamos ele a se mover e andar. Só tem que, ele não consegue levantar as pernas e com isso, ele arrasta os dedos dos pés no chão, com isso sangra. Ai está o outro nosso problema, é que ele gasta 60 pares de tênis por ano e não temos condições financeira nenhuma. Por arrastar os pés no chão e ainda arrasta. Por isso a nossa necessidade deste tênis, para minimizar a dor do Pai e da Mãe e principalmente do meu filho e de sua limitação que ele se encontra.
Nós temos acompanhado desde 2010 todas as notícias com muita esperança deste sapato Re-tep. Temos esperanças que alguém possa-nos socorre.
Precisamos da tua ajuda. Olha para esta causa, me estende a tu mão, por favor. Temos esperança que você possa nos ajuda. Olha ele neste sait
https://www.youtube.com/watch?v=JUlbY6yxZoE
Antecipadamente; muito obrigado, mais muito Obrigado mesmo.
Para contato: emonico@ig.com.br
Elcio o Pai...
- How do I get the Shoe Re-toe? Would anyone can help me by sending information from the shoe Re-toe?
My son is suffering from a disease that abuses since 1996, that is 19 (years). He lost all its meaning the more Jesus blessed him. With a lot of physical therapy, faith and with the help of friends, has helped us to carry my cross, has improved a lot, but he is walking with great difficulty to get around as feels very heavy legs to lift. When you can get around it drags on the floor feet, and has a hard time lifting their legs.
The name of the disease "Injuries dry ischemia homes in white matter ventricular Peri". We can at this time, put it to move and walk. Just that he can not lift his legs and with that, he drags his toes on the ground, it bleeds. Ai is the other our problem is that it spends 60 pairs of sneakers a year and we do not have any financial conditions. By dragging its feet on the ground and still drag. So our need for this tennis to minimize the pain of Father and Mother, and especially my son and his limitation that he is.
We have been following since 2010 all the news with great hope this shoe Re-tep. We have hopes that someone might succor us.
We need your help. Look for this cause, hands me a tu hand, please. We hope you can help us. Look at it this sait
https://www.youtube.com/watch?v=JUlbY6yxZoE
Advance; thank you, plus much Thank you so much.
Contact: emonico@ig.com.br
Elcio the Father ...