quarta-feira, 14 de abril de 2010

Contra-indicação no Pilates


O Pilates pode ser feito por todas as faixas-etárias, desde as crianças até os idosos. O ideal é que seja praticado em um ambiente que permita a concentração na atividade.


A única contra-indicação do método é para casos de lesões no sistema músculo-esquelético em processo de dor aguda. Passada essa fase, inicia-se a reabilitação, na qual o Pilates é utilizado para trabalhar a força muscular, a flexibilidade e o ganho ou recuperação de movimento.

13 comentários:

  1. Será que no meu caso é indicado? Fiz cirurgia na cervical e coloquei uns parafusos e também já tinha fusão anterior, hoje tenho dor cronica e muitas limitações, faço fisioterapia; meu blog: www.colunalegal.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mara

    O pilates pode ser praticado por você, mas você precisa certificar-se que o profissional que te atender precisa ter uma formação sólida.

    Os exercícios serão modificados para atender as suas necessidades.

    Tudo deverá ser feito de acordo com suas possibilidades.
    Qualquer dúvida coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos.

    Roberto Quintana

    ResponderExcluir
  3. existe algum trabalho em pilates com criança com paralisia cerebral,leucomalacia com degeneraçao valeriana, dificuldade motora,hipotonia e atetose

    ResponderExcluir
  4. Neli
    Desconheço algum trabalho no Pilates realizado em um quadro deste tipo.
    Nesta situação considero importante outra abordagem, visando as necessidades específicas do caso.
    Se preferir trocar uma idéia, pode nos contactar.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. tenho desgaste no femur esquerdo e minha perna esta mais curta,sera que posso praticar pilates,sem que tenha mais desgastes,e vc conhece algum tipo de calçado que eu possa usar com essa diferença de perna?obrigada.atenciosamente

    ResponderExcluir
  6. O Pilates será indicado em qualquer situação porque respeita os limites de cada um, não se faz nada que possa comprometer ou intensificar o problema existente.

    Portanto, a técnica do Pilates vai ajudar muito, fortalecendo a musculatura e auxiliando a manter e melhorar os movimentos e funções do dia a dia.

    Também fará uma ampliação dos movimentos e em consequencia de todos estes fatores diminuindo a dor.

    O calçado que procura deverá ser indicado por um médico ortopedista, caso seja necessário.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe.

    ResponderExcluir
  7. Pessoas com artrite reumatoide podem praticar?

    ResponderExcluir
  8. Como referido no texto, devemos cuidar com a fase aguda, mas numa fase com pouca dor, o terapeuta poderá dosar isto de uma maneira muito adequada.

    O Pilates é indicado em qualquer situação porque respeita os limites de cada um, não se faz nada que possa comprometer ou intensificar o problema existente.

    A técnica do Pilates vai ajudar , fortalecendo a musculatura e auxiliando a manter e melhorar os movimentos e funções do dia a dia.

    A técnica proporcionará uma ampliação dos movimentos e em consequencia de todos estes fatores diminuirá a dor.


    "Com o PILATES, é possível dar continuidade a uma gama de exercícios com segurança e com efetividade.

    Neste período de pico dos sintomas, o programa da aula é direcionado principalmente à mobilização das articulações, mantendo os cuidados apropriados para evitar o cansaço e sobrecarga, assim evitando que os sintomas se intensifiquem.

    Quando as crises passarem, as dores e os inchaços diminuirem, a prescrição dos exercícios de PILATES pode progredir aos poucos, sem exageros, com a possibilidade de enfocar também nesse momento, o equilíbrio muscular através da força e flexibilidade dos músculos debilitados de forma que as articulações sejam preservadas.

    Além disso, o PILATES proporcionará uma grande consciência corporal ao indivíduo, que somado às capacidades físicas potencializadas em uma estrutura corporal equilibrada, resultará em um padrão de movimento mais eficiente e econômico, haverá então menos gasto de energia e as articulações estarão mais protegidas nas atividades da vida diárias.

    É importante que o profissional e o próprio portador da artrite reumatóide preste muita atenção ao jeito e sensações dos movimentos, facilitando assim a adaptação ao programa de exercícios."

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    Gostaria de saber se quem tem espondilose pode praticar pilates?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espondilose é o termo geral utilizado para definir alterações degenerativas inespecíficas da coluna vertebral. Estas alterações são mais comuns nas porções relativamente móveis, como as regiões cervical e lombar, e menos frequentes nas porções relativamente rígidas, como a região dorsal.

      O treinamento do Método Pilates, facilita o aprendizado do controle motor e a distribuição adequada do peso contribuindo de maneira positiva na prevenção da degeneração da coluna vertebral.

      É possível a execução do método Pilates em portadores de espondilose, sempre lembrando a importância do respeito as individualidades.

      Atenciosamente

      Roberto Quintana e equipe

      Excluir
  10. E no caso quem tem hernia inguinal? ainda vou demorar pra fazer a cirurgia e queria fazer pilates até lá.

    ResponderExcluir
  11. boa tarde, pessoas com alguma patologia neurológica (exemplos: Parkinson, AVE, eplepsia) pode aderir ao método?!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde. Pessoas com fissura anal ou hemorroidas podem praticar pilates?

    ResponderExcluir