sexta-feira, 23 de abril de 2010

PACIENTES COM PARALISIA TOTAL PODEM RECUPERAR MOVIMENTOS

Nova tecnologia é esperança

para pacientes com

paralisia total 

 

Através de nanotecnologia** pacientes 

poderão voltar a recuperar

parte dos movimentos


Os cientistas da Universidade Case Western, nos Estados Unidos, conseguiram controlar os músculos de um paciente com paralisia total, em estado inconsciente, enviando pulsos de eletricidade diretamente para os nervos, sem precisar interferir no cérebro. O estudo foi publicado recentemente no Journal of Neural Engineering.

De acordo com os cientistas, a tecnologia marca o início de um futuro promissor para pacientes com algum tipo de paralisia, mesmo os tetraplégicos, que poderão recuperar a capacidade de controlar seus músculos, podendo sentar-se na cama ou até mesmo voltar a andar.

Quando a medula é lesionada, a conexão que traz os comandos de movimentação no cérebro ? dos nervos até os músculos ? se rompe e os nervos situados abaixo da região que perdeu o movimento ficam inertes, como fios elétricos sem energia. A nova técnica consiste em conectar minúsculos fios elétricos diretamente a esses nervos inativos, permitindo o envio de comandos de forma artificial para movimentar os músculos.


O desenvolvimento da nanotecnologia está permitindo a fabricação de fios cada vez mais finos e sua conexão de forma precisa, permitindo selecionar músculos individuais para serem ativados através de comandos artificiais gerados por computador.

Nesta pesquisa, os cientistas demonstraram a possibilidade de controle preciso dos quatro músculos necessários para que uma pessoa possa ficar de pé, o que já seria um avanço sem precedentes para um paciente totalmente paralisado sobre uma cama.

Agora, os pesquisadores estão solicitando autorização às autoridades de saúde para fazer um teste em larga escala da nova técnica, envolvendo um maior número de pacientes e objetivando o controle muscular mais preciso.  

Fonte: minhavida 


A Nanotecnologia** é hoje objeto de estudos e pesquisas cientificas, sendo vista como alternativa de uma ciência revolucionária que afetará todo planeta. 
O tamanho da Nano partícula é de um milionésimo do milímetro, ou seja, uma parte do milímetro dividido em um milhão de partes.

*unid. Nanometro = nm (1nm = 1/1.000.000 mm) 
Imagine quão ínfima é o tamanho desta partícula. E por isso é tão cobiçado e estudado por suas inúmeras aplicações.

2 comentários:

  1. oi pessoal, gostaria que me podessem ajudar, tenho 33 anos e desde os meus 4 anos deram-m uma injeccao na coluna que paralizou-m parcialmente o meus membros do lado esquerdo,ou seja o braco e a perna esquerda…Deixei de fazer a uns bons anos fisioterapia e nestes ultimos anos tanto a perna como o braco tem estado a enfraquecer ou melhor, a ficar atrofiado consideravelmente, nao me permitindo fazer certos movimentos….O que posso fazer para fortalecer os ossos, tendoes e musculos…Por outro lado saliento q desde q contrai a paralesia nunca consegui virar o braco,nem levantar a palma do pe…Seria possivel tendo em conta a minha idade, me submeter a algum tratamento cirurgico e restabelecer esses membros? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Eloi

    Esta nova técnica consiste em conectar minúsculos fios elétricos diretamente a nervos inativos, permitindo o envio de comandos de forma artificial para movimentar os músculos.

    Este tipo de cirurgia os pesquisadores ainda estão tentando fazer um estudo maior para comprovação científica.

    A fisioterapia, no seu caso, deve ser mantida para que seus músculos continuem em atividade,
    A atividade é fundamental para o processo de hipertrofia muscular.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir