sexta-feira, 30 de abril de 2010

ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS COM A ATIVIDADE FÍSICA

VANTAGENS FISIOLÓGICAS DA
ATIVIDADE FÍSICA


Aumenta:

Circulação colateral.
Tamanho dos vasos .(luz)
Eficiência cardíaca.
Retorno venoso.
Conteúdo de oxigênio no sangue.
Massa de eritrócitos e volume sangüíneo.
Produção de HGH (hormônio do crescimento).
Tolerância ao estresse.



 
Diminui:
 

Níveis de lipídios.
Intolerância à glicose.
Obesidade.
Pressão arterial sistêmica.
Freqüência cardíaca.
Arritmia. 
Estresse psíquico.


quinta-feira, 29 de abril de 2010

UMA BOA POSTURA



Uma boa postura é aquela que apresenta bom estado de equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, de modo a proteger as estruturas de suporte do corpo (ligamentos, etc) contra lesão ou deformidade, que não seja fatigante, que não provoque dor, que seja funcional e esteticamente aceitável.


A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas no dia a dia, tais como o modo carregar pesos, modo de sentar, posições de dormir, vestir roupas, etc. além é claro de boa prática de exercícios posturais e do combate ao excesso de peso.

terça-feira, 27 de abril de 2010

SAIBA O QUE É VERDADEIRO E FALSO SOBRE A PRÁTICA DO PILATES

Mitos e verdades sobre o pilates

Aos 90 anos, o pilates se renova e atrai cada vez mais gente. Segundo pesquisa da Sporting Goods Manufacturers Association (Associação de Fabricantes de Produtos Esportivos), só nos Estados Unidos o número de praticantes aumentou 471% de 2000 para 2008, e hoje estima-se que sejam quase nove milhões. 

No mesmo período, o spinning cresceu 42% e a corrida na esteira apenas 32%. Por aqui inexistem esses dados, mas estúdios e salas em academias estão cheios. Antes de iniciar a pessoa deve saber o que esperar do pilates. 

Se quiser melhorar a postura, a coordenação motora
e o equilíbrio; fortalecer e alongar a musculatura, 
VÁ EM FRENTE.

Mas se a ideia for ganhar músculos e queimar muitas calorias para emagrecer prefira outra ginástica, ou melhor, associe-o a outras. 


Nas questões sobre pilates, há mais prós do que contras, mas há também uma idéia equivocada de que o exercício isoladamente pode te dar um corpão como o de Madonna ou Demi Moore. Vale lembrar que as duas fazem musculação pesada., e também pilates .


MÚSCULOS, MAS SEM VOLUME

O pilates não substitui a musculação e vice-versa. Mas quem faz pilates se sente mais bem preparado física e mentalmente para qualquer atividade comum do dia a dia, a prática de esportes, e ainda protegido contra lesões. 

O pilates valoriza a qualidade do movimento, não a quantidade. A técnica confere tônus muscular pois trabalha com exercícios de resistência, com carga, que pode ser o próprio peso, como nas séries no solo, ou a resistência das molas dos aparelhos.  
Há também pequenos acessórios (elásticos, bolas, bosu etc) que exercem essa função. Mas sem excessos, explica Soraya, sem priorizar uma parte do corpo em detrimento de outra. 

O pilates visa o equilíbrio entre o tônus e o alongamento, mantendo a elasticidade e a amplitude dos movimentos. O pilates deixa o corpo seco e durinho. Mas não espere um tônus de quem pratica treinamento de força. 


PREVENÇÃO DE LESÕES

                                  

O pilates fortalece a musculatura mais profunda, o core, a área do tronco e da pelve envolvida na estabilização da coluna; que não é o foco da musculação. 
O core bem trabalhado previne lesões. Ela acrescenta que para fortalecer e definir o abdômen não é preciso se acabar em séries de dezenas de abdominais. E que poucas repetições com alto grau de qualidade são suficientes para trabalhar essa região.  

MELHOR CONCENTRAÇÃO

É verdade que o pilates treina a concentração. Como os exercícios no solo e nos aparelhos exigem grande concentração, o treino termina sendo bom para o dia a dia e no trabalho.  

ALÍVIO DE DORES

A técnica previne e trata dores, além de corrigir desvios posturais acentuados, como hiperlordose e hipercifose (a corcunda). 
Um dos motivos, comenta Junior, é que o indivíduo aprende a corrigir sua postura, a tirar o peso dos calcanhares e da coluna, levando-o mais a frente, mudando seu centro de gravidade para o abdômen. Até mesmo nos casos de hérnia de disco há benefícios, desde que o médico libere. Os praticantes sentem grande alívio de sintomas e ganham mobilidade. 
Nas situações mais graves, combinam-se outras técnicas de fisioterapia. 

BAIXO RISCO

Apesar do esforço, o pilates tem baixo risco de acidentes e lesões na execução do exercícios. Tanto que ele é indicado para gestantes, pois quase não há impacto nos movimentos e se trabalha muito a musculatura abdominal e pélvica, o que ajuda a preparar para o parto. 
E após o nascimento do bebê o método ajuda a recuperar e reativar a musculatura. O pilates não tem contra indicações desde que a pessoa esteja apta a praticá-lo. 

Porém nem todos se adaptam ao método 
porque os exercícios são executados 
lentamente num ambiente tranquilo. 

O ideal é associar  outras atividades para melhor condicionamento. 

IDADE PARA COMEÇAR

Existem aulas voltadas para o público infantil, a partir dos 7 anos. E não há limite de idade para iniciar. O programa é adaptado a cada aluno, mesmo em grupo, no máximo três por sessão. 

PRIMEIROS RESULTADOS

Iniciantes devem ter paciência para alcançar os primeiros resultados, pelo menos um mês. Na primeira aula a pessoa já percebe se vai gostar ou se adaptar ao método. Os exercícios são lentos e o objetivo é a excelência do movimento. 
Há vários níveis, incluindo básico, intermediário e avançado, e não necessariamente é preciso mudar de fases, como num jogo de computador. É mais importante ter bom senso e se exercitar corretamente. 

PILATES NÃO EMAGRECE 



O pilates não é uma ginástica aeróbica como corrida, natação, caminhada e spinning. Os alunos em estágio avançado têm maior habilidade e experiência na execução dos exercícios, que podem ser feitos num ritmo mais dinâmico, sem pausas, o que estimula o condicionamento cardiovascular. Mas nada que se equipare aos treinos aeróbios. 

FREQUÊNCIA CERTA

 
O pilates pode ser praticado todos os dias, mas a grande maioria dos alunos faz duas ou três vezes por semana. 
Antes é preciso passar por uma avaliação cuidadosa, inclusive com fotos, para comparar a evolução do treinamento. 

O importante é que o programa seja individualizado, porque algumas pessoas têm mais dificuldade do que outras, ou lesões prévias ou encurtamentos. 


Muitos professores associam os exercícios de solo
com bolas e elásticos, 
aos aparelhos tradicionais. 
fonte:site pilates






VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
18 SET 2010
PILATES EMAGRECE?

sábado, 24 de abril de 2010

SAPATO ESPECIAL QUE AJUDA PESSOAS COM PROBLEMA DE LOCOMOÇÃO

Em Israel, cientistas criaram um sapato especial que pode ajudar pessoas com problemas de locomoção, a voltar a andar.

 

                                  

                                            Dr. Simona Bar-Haim









"Sensores são programados para reeducar 
e fazer com que o cérebro reproduza 
o mecanismo de andar normalmente "
                                                





Abrar nasceu com paralisia cerebral e só anda com a ajuda de muletas. Três vezes por semana, ela frequenta um centro de reabilitação em Jerusalém Oriental. Graças a um convênio entre uma empresa israelense de tecnologia e a autoridade palestina, a menina de 11 anos está reaprendendo a andar sem apoio.

Ela é uma das primeiras pacientes a usar o “re-step”, um sapato de aspecto esquisito que parece uma mistura de tênis e chuteira. Mas o que seriam as travas são pequenos sensores que podem ser programados por computador para executar vários movimentos.

Depois de algumas sessões, Abrar já consegue se equilibrar e dar alguns passos sozinha. O resultado é analisado pelos terapeutas para avaliar a evolução, mas é o agradecimento da mãe que mostra que o tratamento de Abrar está no caminho certo.

O cérebro comanda os movimentos, isso a gente aprende desde cedo. Mas quando a parte da coordenação motora está danificada, as pessoas têm dificuldades para andar. O sapato inverte esse comando. Ele ajuda as pernas a dizerem ao cérebro o que fazer durante uma caminhada.

Os sapatos ajudam as pernas 
a dizerem ao cérebro o que fazer 
durante uma caminhada

A diretora científica da empresa, Simona Bar-Haim, explica que os sensores são programados para reeducar e fazer com que o cérebro reproduza o mecanismo de andar normalmente. Eles simulam passos na areia, na grama e até sobre pedras, sem seguir um padrão. Assim, surpreendido a cada passo, o cérebro tem de tomar decisões instantaneamente e resolver os problemas.

A cientista afirma que esta é a melhor maneira de reabilitar a área do controle motor que está danificada. Quarenta minutos por dia, durante três meses, podem ajudar não só crianças, mas pessoas idosas, como Ney’La. Aos 63 anos, ela tem paralisia na metade esquerda do corpo, sequela de um derrame cerebral.

"Esta é a melhor maneira 
de reabilitar a área do controle motor 
que está danificada."

Estreando os sapatos, Ney’La logo alerta que pela primeira vez em muito tempo consegue levantar a perna esquerda a cada passo, em vez de arrastá-la. Os cientistas pretendem vender o sapato a clínicas de reabilitação e a consumidores a partir do ano que vem. Até lá, quem sabe, Abrar já terá se despedido da incômoda muleta.

Os pacientes vão ter de usar os sapatos até que o cérebro reaprenda a comandar os movimentos das pernas. A ideia é que, no fim do tratamento, eles consigam a reabilitação total – ou seja, deixem de usar as muletas definitivamente.
Fonte: Jornal Nacional

 

sexta-feira, 23 de abril de 2010

PACIENTES COM PARALISIA TOTAL PODEM RECUPERAR MOVIMENTOS

Nova tecnologia é esperança

para pacientes com

paralisia total 

 

Através de nanotecnologia** pacientes 

poderão voltar a recuperar

parte dos movimentos


Os cientistas da Universidade Case Western, nos Estados Unidos, conseguiram controlar os músculos de um paciente com paralisia total, em estado inconsciente, enviando pulsos de eletricidade diretamente para os nervos, sem precisar interferir no cérebro. O estudo foi publicado recentemente no Journal of Neural Engineering.

De acordo com os cientistas, a tecnologia marca o início de um futuro promissor para pacientes com algum tipo de paralisia, mesmo os tetraplégicos, que poderão recuperar a capacidade de controlar seus músculos, podendo sentar-se na cama ou até mesmo voltar a andar.

Quando a medula é lesionada, a conexão que traz os comandos de movimentação no cérebro ? dos nervos até os músculos ? se rompe e os nervos situados abaixo da região que perdeu o movimento ficam inertes, como fios elétricos sem energia. A nova técnica consiste em conectar minúsculos fios elétricos diretamente a esses nervos inativos, permitindo o envio de comandos de forma artificial para movimentar os músculos.


O desenvolvimento da nanotecnologia está permitindo a fabricação de fios cada vez mais finos e sua conexão de forma precisa, permitindo selecionar músculos individuais para serem ativados através de comandos artificiais gerados por computador.

Nesta pesquisa, os cientistas demonstraram a possibilidade de controle preciso dos quatro músculos necessários para que uma pessoa possa ficar de pé, o que já seria um avanço sem precedentes para um paciente totalmente paralisado sobre uma cama.

Agora, os pesquisadores estão solicitando autorização às autoridades de saúde para fazer um teste em larga escala da nova técnica, envolvendo um maior número de pacientes e objetivando o controle muscular mais preciso.  

Fonte: minhavida 


A Nanotecnologia** é hoje objeto de estudos e pesquisas cientificas, sendo vista como alternativa de uma ciência revolucionária que afetará todo planeta. 
O tamanho da Nano partícula é de um milionésimo do milímetro, ou seja, uma parte do milímetro dividido em um milhão de partes.

*unid. Nanometro = nm (1nm = 1/1.000.000 mm) 
Imagine quão ínfima é o tamanho desta partícula. E por isso é tão cobiçado e estudado por suas inúmeras aplicações.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

POSTURA X ESTADO EMOCIONAL



Nosso estado emocional está intimamente relacionando à nossa fisiologia (ritmo respiratório, postura corporal, ritmo cardíaco, etc), de modo que, para cada estado emocional temos uma estimulação fisiológica diferente. Por exemplo, você já tentou permanecer deprimido enquanto tem uma crise de riso?

O fato é que se você se coloca numa fisiologia rica em recursos, não pode ficar deprimido. 

Tente isso:


Fique ereto e respire profundamente, enchendo os pulmões de ar, inspirando profundamente, e expirando lentamente. Jogue os ombros para trás e olhe para cima enquanto coloca um sorriso tímido e bobo no rosto. Movimente o corpo. 

Veja se você consegue se sentir deprimido com essa postura. 

Você descobrirá que isso é quase impossível. Pelo contrário, o cérebro está recebendo uma mensagem da sua fisiologia para ficar alerta, cheio de vigor e de recursos. 

Esse não seria um ótimo instrumento para usar da próxima vez em que se sentisse um pouco pra baixo?
Fonte:mosaico

"O pilates se renova e atrai cada vez mais adeptos. 
Segundo pesquisa da Sporting Goods Manufacturers Association (Associação de Fabricantes de Produtos Esportivos), 

só nos Estados Unidos o número de praticantes 
aumentou 471% de 2000 para 2008,
e hoje estima-se que sejam quase nove milhões".

domingo, 18 de abril de 2010

DEPRESSÃO PÓS PARTO PODE SER ALIVIADA COM FISIOTERAPIA




Um estudo publicado no periódico PHYSICAL THERAPY

revela que depressão pós-parto pode ser minimizada


A depressão pós-parto, que atinge 13% das mães, pode ser minimizada com exercícios de fisioterapia, conforme mostrou um novo estudo publicado no periódico "Physical Therapy". 

A pesquisa avaliou 161 mulheres, divididas em dois grupos. Durante oito semanas, o primeiro grupo foi submetido, com os bebês, a exercícios de fisioterapia, e recebeu também 30 minutos de aulas sobre cuidados maternais. O segundo grupo só participou das aulas. 

Os resultados revelaram que houve melhora significativa nos sintomas entre as mulheres do primeiro grupo e também uma redução de 50% no risco de necessidade de medicação em decorrência do distúrbio. As participantes, passadas as oito semanas, completaram a Escala de Depressão Pós-Parto de Edinburgh, teste que mede a gravidade do quadro. 

A maioria dos casos de depressão pós-natal 
tem início nos primeiros três meses 
depois do nascimento do bebê. 

A duração do distúrbio varia de mulher para mulher. Além da questão hormonal, a depressão pode ser agravada por fatores socioculturais, como a baixa autoestima da mãe, sua experiência durante o parto e a falta de apoio e de serviços de saúde específicos. 

De acordo com Miriam Zanetti, coordenadora do curso de especialização de fisioterapia em obstetrícia da Unifesp, há estudos que mostram que gestantes que sentem dores lombopélvicas, que pioram a qualidade de vida e o sono da mulher, têm três vezes mais chance de ter depressão. 

A fisioterapia pode ajudar a mulher grávida com exercícios (aeróbicos e anaeróbicos), alongamentos, técnicas para melhorar a capacidade cardiopulmonar e com orientações educacionais sobre as alterações físicas pelas quais ela está passando, o que a deixa mais segura.


"O que se sabe hoje é que, durante os exercícios físicos, são liberadas substâncias como serotoninas e endorfinas que trazem bem-estar à praticante", diz Mary Nakamura, professora do departamento de obstetrícia médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Segundo ela, os exercícios físicos, de modo genérico, podem melhorar muito os sintomas da depressão pós-parto.
Fonte: MARIANA VERSOLATO
para A FOLHA

DAVID BECKHAM E O PILATES

David Beckham faz Pilates para ganhar elasticidade



Não é nenhuma novidade para ninguém, que o jogador David Beckham, sempre teve uma preocupação com seu físico, seja por causa de sua profissão, ou mesmo por vaidade.

Agora o jogador resolveu praticar Pilates, para conseguir ganhar elasticidade.

Beckham disse que desde que começou à praticar a atividade, durante 1 hora por dia, sente-se melhor.

Animado com a nova atividade, Beckham disse que deseja garantir mais tempo nos campos, matendo seu corpo tonificado, forte e elástico.

O primeiro contato que o jogador teve com o Pilates, foi quando estava no clube italiano Milan, já que o clube exige que seus jogadores façam a atividade porque ajudam com o equilíbrio e a elasticidade.

Para ter uma noção dos benefícios, Beckham conseguiu reduzir a gordura corporal de 13,7 por cento para 8,5, além claro de tonificar seus músculos.


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 24 DEZ 2010

HOMEMS ADEREM AO PILATES PARA FORTALECER ABDOMEM

PESCOÇO MAL POSICIONADO PODE CAUSAR CEFALÉIA

 
A má postura da coluna cervical, isto é, costas arredondadas e cabeça para frente pode ser a causa do aparecimento de cefaléia, dor no pescoço, no ombro e no braço, devido à compressão das raízes nervosas que saem da coluna cervical.


As cefaléias cervicais são queixas comuns, podendo ser sentidas de um lado só ou dos 2 lados da cabeça. Os locais da dor geralmente são: testa, fundo dos olhos, têmporas ou nuca.


Além das cefaléias cervicais, a compressão das raízes nervosas cervicais também pode ocasionar tonturas e sensação de náuseas.

A maioria das atividades cotidianas, como as atividades domésticas, trabalhos em computador, etc, acarretam mau posicionamento de cabeça e ombros, que são mantidos em atividades por períodos prolongados, gerando o aumento da cifose dorsal e lordose cervical e, conseqüentemente, o aparecimento de dores, encurtamento muscular e perda da mobilidade.


É o caso do digitador de computador, do desenhista, da dona de casa ou do cirurgião que se mantêm em uma mesma posição executando uma atividade minuciosa com as mãos.


Inicialmente, pode haver só uma tensão muscular, que no decorrer do tempo, pode levar a uma lesão articular e compressão das raízes nervosas. 

Cefaléia é uma sensação dolorosa percebida pelo paciente numa região que vai dos supercílios até a base de implantação dos cabelos na nuca.

As cefaléias podem ser classificadas em primárias, quando não está presente nenhuma outra doença subjacente, e secundárias, quando a dor existe como sintoma de outra condição. O diagnóstico das cefaléias é baseado na anamnese.

As cefaléias ao contrário do que comumente se acreditam, também podem ser originadas por distúrbios localizados fora do crânio, como sendo resultante do espasmo muscular.

As diferentes posturas podem ser causa da tensão excessiva no pescoço que transforma-se em dor de cabeça. 

A posição bípede causa conseqüências, que vão desde afecções dolorosas até deformidades, como causa de uma perturbação do equilíbrio do corpo em relação corpo e plano de apoio, podendo causar patologias, e até associação de patologias.

A cefaléia resultante de lesões na coluna cervical é um tema pouco pesquisado e recente, reconhecida na literatura médica no inicio deste século.





CHUTE ENQUANTO DORME: PODE SER SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS

 

Bastante comum em idosos, 

o problema é considerado 

um distúrbio do sono


Formigamento e inquietação involuntária das pernas que incomoda de tal maneira que fica difícil dormir bem são sinais do quadro que indica a síndrome das pernas inquietas, um mal que atinge 30% da população mundial.

"Existem dois distúrbios do sono relacionados ao movimento das pernas: a síndrome das pernas inquietas e os movimentos periódicos das pernas, que se manifestam em situações de relaxamento, em geral antes de dormir e durante o sono".

 "Na síndrome, que antecede o sono, a pessoa sente formigamento e caimbras que só passam quando se movimenta as pernas. No caso dos movimentos periódicos, ocorrem chutes e despertares noturnos", explica a educadora física do Instituto do Sono Andrea Maculano. 


"O quadro mais comum 
é que as pessoas apresentem
as duas patologias associadas"

A resposta está no sistema nervoso central. 
Para a especialista do Instituto do Sono, a doença é resultado de uma disfunção no sistema nervoso central que altera a recepção dos estímulos motores pelas pernas.

De acordo com Andrea, não há causas comprovadas do problema, mas sabe-se que algumas situações podem agravar o quadro: 



A síndrome está diretamente ligada à:
  • falta de ferro no organismo, 
  • ao uso de medicamentos que alteram o sistema nervoso central
  • e fatores genéticos.

A síndrome se caracteriza por movimentos rítmicos, repetidos e estereotipados das pernas, ocasionados por contrações musculares como extensão do dedão do pé, dorso flexão do tornozelo ou graus variáveis de flexão e extensão do joelho ou do quadril. A contração muscular ocorre em intervalos regulares de 10 a 120 segundos. 




"Muitas vezes a pessoa nem percebe o problema e as contrações se tornam cada vez mais frequentes. Então, tornam-se comuns chutes e insônia. O ideal é buscar ajuda logo aos primeiros sinais do distúrbio para não desenvolver outras patologias e machucar quem compartilha a mesma cama", explica Andrea.

O diagnóstico vem após um exame chamado polissonografia, que avalia o padrão do sono da pessoa. "São colocados eletrodos em regiões especificas do cérebro para monitorar o que acontece durante uma noite de sono. Assim o paciente consegue perceber a inquietação", explica. 



A idade interfere sim!
Na maioria das vezes, a inquietação das pernas aumenta com a idade. Segundo a especialista, estima-se que 40% dos casos ocorram em pessoas acima de 60 anos.

No entanto, essa síndrome pode ter caráter genético. Nestes casos, os sintomas podem aparecer mais cedo, por volta dos 20 anos ou até mesmo em crianças.


Outras doenças associadas

Em geral, o movimento involuntário das pernas está associado à insuficiência renal, lesão medular, anemia e é mais presente em gestantes devido a redução dos níveis de ferro no organismo durante a gravidez: 



"Alguns nutrientes ajudam a manter o equilíbrio 
entre as ações dos sistema nervoso e sua execução pelo corpo. Quando há deficiência destas substâncias, 
ocorrem alterações motoras 
como as que caracterizam a síndrome"

Mas nem sempre a inquietação tem origem na falta de nutrientes e, muitas vezes, indica a presença de outras patologias, como as que atingem os rins, a medula e músculos, além de anemia e doenças típicas do sistema nervoso central como o Parkinson.




Exercícios físicos contra o mal
A prática regular de exercícios físicos é capaz de melhorar os sintomas da síndrome. "Praticar atividades físicas ajuda a manter corpo e mente em equilíbrio. No primeiro momento, partimos para a prática de exercícios coordenados e específicos e, caso na funcionem, prescrevemos o uso de medicamentos que agem direto no sistema nervoso", explica Andrea.



Tratamento 
Vários tipos de tratamento estão sendo usados para melhorar a síndrome. A especificação de cada um deles depende muito da gravidade do caso e dos impactos no dia a dia do paciente.

"Em geral, usam-se substâncias para o tratamento farmacológico, como, por exemplo, os agentes dopaminérgicos, os opiáceos, os benzodiazepínicos, os anticonvulsivantes e o ferro, que ajudam a controlar os movimentos ou a diminuir a intensidade das contrações", afirma a especialista do Instituto do Sono. 
Fonte:Natalia do Vale 

sábado, 17 de abril de 2010

MELHOR HORA PARA FAZER ATIVIDADE FÍSICA


Quem faz atividades físicas já deve ter se questionado alguma vez.
Que horário do dia é melhor para fazer exercícios?

Para encontrar a resposta, muitos pesquisadores realizaram estudos com atletas e concluíram que fazer exercícios pela manhã pode queimar mais calorias do que em qualquer outro horário. Isso porque, nesse período do dia, o metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite.

Após as horas de sono, quando o corpo está profundamente relaxado, os músculos e o organismo, em geral, precisam de uma dose extra de energia para ficar de pé e fazer exercícios. Por isso, a taxa metabólica é mais alta pela manhã.

Mas, como em toda regra há exceções, existem aqueles que preferem ficar acordados à noite e dormir pela manhã. Nesses casos, o metabolismo atinge seu ápice no último período do dia.

Além de gastar mais energias, fazer exercícios pela manhã tem uma série de benefícios. Movimentar o corpo no início do dia garante mais disposição e bom humor, já que atividades físicas estimulam a produção de endorfina e serotonina, substâncias liberadas pelo cérebro que proporcionam a sensação de bem-estar.

Durante a atividade, liberamos adrenalina. Quando terminamos, ficamos mais relaxados e tranqüilos, com disposição para o trabalho e facilidade para lidar com os problemas que poderão surgir.

O clima também é favorável para quem prefere se exercitar durante o dia. No início da manhã o sol está ameno, e a atividade fica mais agradável e menos cansativa. Ainda mais para quem opta por exercícios ao ar livre.

Nesse período, o indivíduo ainda não está sobrecarregado do estresse e do cansaço do dia-a-dia, o que muitas vezes diminui a disposição para o exercício físico.


ALGUMAS SUGESTÕES ÚTEIS:
* Escolha o horário em que sente mais disposição ou que você sabe que conseguirá manter uma freqüência;


* Nunca faça exercícios em jejum para evitar a hipoglicemia, por isso, se você pretende se exercitar de manhã veja com a nutricionista o que comer antes e depois dos exercícios;

* Da mesma forma se você se exercita perto do horário do almoço, tome cuidado com o que comer e quanto tempo comer antes ou depois dos exercícios;

* No verão, tome cuidado com os horários de sol muito forte, pois em vez de saudável, se exercitar nestes horários pode ser prejudicial, provocando queimaduras, desidratação, câncer de pele (em longo prazo se você não faz uso de protetor solar);

* Para você que corre nas ruas, escolha lugares arborizados e horários com menos poluição.

Enfim, de manhã, de tarde ou à noite, o que importa é fazer e manter uma regularidade nas atividades físicas.
fonte: jornalvidasaudável

PILATES: FEBRE ENTRE FAMOSOS

Pilates, o exercício do momento


 - Foto: 
Thiago Bernardes - 0
No aparelho conhecido como Cadillac ou Trapézio, Sarah faz um exercício chamado Bottom Exercise, que fortalece os glúteos e alonga as pernas

Corpo definido, com ênfase em bumbum, pernas e abdômen, alívio do estresse, da ansiedade e uma postura exemplar. Como conseguir isso? Praticando pilates. 

A modalidade é febre entre famosas, como Angélica, Deborah Secco e Maria Fernanda Cândido.

O método foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967). ''Todos os exercícios focam três pontos básicos: abdômen, parte interna das coxas e glúteos. Colabora na perda de medidas, no fortalecimento da musculatura, na postura, no alongamento, além de trabalhar a respiração e o equilíbrio'', conta Glaucia Adam, do The Pilates Studio Brasil. 

''Como utiliza a harmonia de movimentos, ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade'', fala Yara Moraes, fisioterapeuta do Pilates Mania. 

Normalmente, as aulas de pilates clássico, ou seja, feito com aparelhos, são para três alunos. Nas academias, o comum é encontrar aulas de mat pilates feitas no chão, ministradas para turmas maiores. ''Um complementa o outro. Pode-se optar só pelo mat, mas o resultado é mais demorado'', diz Glaucia.
 Revista  Contigo  edição 1794
Por:Fabiana Loiacone

O QUE FAÇO PARA PERDER PESO?





Invista em exercícios aeróbicos, como a caminhada e a corrida. A musculação também tem que fazer parte da sua planilha de treinos.

"Os músculos aumentam o metabolismo basal, 
ou seja, nos fazem gastar mais energia para manter o corpo funcionando", 
 

FREQÜÊNCIA
O ideal é que o exercício aeróbico seja feito diariamente, mas praticá-lo cinco vezes por semana já é suficiente. No caso da musculação, a indicação é três vezes por semana para cada grupo muscular, com um intervalo de 48 horas entre um treino e outro.

TEMPO
Você só consegue queimar o estoque de gordura se o exercício durar pelo menos 30 minutos. Antes disso, o organismo usa o açúcar circulante para obter energia.

INTENSIDADE
Consulte um médico para saber qual é a freqüência máxima que seu coração pode atingir durante o teste de esforço físico. "O exercício deve ser feito entre 60% e 80% desse valor",

O QUE FAÇO PARA GANHAR MÚSCULOS?

Quem quer exibir bíceps, tríceps vai ter que puxar muito ferro.

"Só se conseguem músculos desenvolvidos
com paciência e perseverança"

A atividade aeróbica também é importante nesse caso, porque dá resistência ao organismo.
 
FREQÜÊNCIA
Para a musculatura crescer e aparecer é preciso treinar, no mínimo, três vezes por semana. 

"Um intervalo de 48 horas entre uma sessão e outra é imprescindível.
Do contrário, eleva-se o risco de ocorrer uma lesão nos músculos e nos tendões."

TEMPO
"Antes de começar faça de dez a 15 minutos de aquecimento para cada hora de musculação".
O treino precisa trabalhar todos os grupos musculares. "Senão, pode haver uma descompensação das articulações e da coluna".

INTENSIDADE
vai depender do seu objetivo. Se a idéia é deixar os músculos mais volumosos, aumente a carga e reduza as repetições.
Para definir a musculatura e torná-la resistente, faça o oposto, ou seja, prolongue as séries e diminua o peso.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

DURMA MAIS E VIVA ATÉ OS 100 ANOS

Feche os olhos durante 6 horas pelo menos. 

Em vez de dormir menos para ganhar mais horas de atividades por dia, durma mais para acrescentar anos à sua vida. 

“Dormir é uma das mais importantes funções
que seu corpo usa para regular e curar as células,” 

“O mínimo de sono que os idosos necessitam para conseguir as fases REM curativas é aproximadamente de 6 horas.” 

Aqueles que alcançam a marca de um século de vida colocam o sono como prioridade máxima.

ÁGUA DURANTE O EXERCÍCIO



Para atletas, recomenda-se uma ingestão entre 400-600 ml por hora, de acordo com o metabolismo próprio de cada praticante e das características da atividade física. 

Por exemplo, os ciclistas toleram quantidades de líquidos superiores aos corredores, porque grande parte do seu peso corporal está  sobre o selim.

A hidratação durante o exercício é muito parecida com a fase de pré-exercício. O desportista  pode optar por menores quantidades em intervalos mais curtos de tempo. 

A capacidade de ingerir  água é muitas vezes limitada pelas regras da própria atividade.

O DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER


Em novembro de 1906, num congresso de psiquiatria realizado na cidade alemã de Tubingen, o neuropatologista Alois Alzheimer (1864-1915) proferiu uma palestra que entraria para a história da medicina. 

Sob o título "Uma enfermidade específica do córtex cerebral", ele descreveu o quadro da senhora Auguste D. Aos 51 anos, em 1901, depois de ter em público um ataque feroz de ciúme do marido, ela foi internada com problemas de comportamento no Hospital Municipal de Lunáticos e Epiléticos, em Frankfurt, onde Alzheimer trabalhava. 

O local era um sanatório famoso por tratar de usuários de drogas mediante terapias humanizadas, como banhos terapêuticos e psicoterapia. Não havia explicação para a mudança tão brusca de comportamento de Auguste. 

Ela sempre se mostrara recatada e saudável em seus hábitos. O único dado destoante era que, seis meses antes, Auguste começara a ter lapsos de memória e apresentar dificuldade para se expressar. 

Esses déficits cognitivos se agravaram até sua morte, cinco anos mais tarde. Durante a necrópsia da paciente, Alzheimer analisou amostras do tecido cerebral dela. Foi então que ele observou o acúmulo de uma "substância incomum" no córtex cerebral. 

A tal substância, mais tarde se descobriria, era a proteína beta-amiloide. Ele descreveu seu achado da seguinte forma: 

"Uma patologia neurológica
de causa desconhecida 
que envolve déficit de memória, 
alterações de comportamento 
e incapacidade para as atividades rotineiras". 

O distúrbio ganhou o sobrenome do neuropatologista em 1910, quando o psiquiatra Emil Kraepelin (1856-1926), também alemão, descreveu a descoberta de Alzheimer em seu Manual da Psiquiatria, uma das principais referências médicas no século passado. 

Até então, todos os lapsos de memória eram atribuídos sobretudo à senilidade ou ao uso de substâncias entorpecentes. 

Por muito tempo, não foi dada a devida importância ao achado de Alzheimer. Não por desleixo, mas por uma questão demográfica. Como até a II Guerra Mundial a expectativa de vida na Europa e nos Estados Unidos mal chegava aos 60 anos, a doença descrita por ele era rara.




veja também matéria publicada neste blog
em 2 mar 2010

EXISTE PREVENÇÃO PARA O ALZHEIMER?

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O CALÇADO IDEAL

Caminhar é um ato complexo e sincronizado que envolve todo o aparelho locomotor.
É importante escolher o sapato mais adequado a tão nobre função. 

O solado não deve ser muito raso. 
Ele tem que amortecer o impacto
o ideal são solados de 2 a 3 centímetros acima do piso.


O solado tem que amortecer o impacto, o ideal são solados de 2 a 3 centímetros acima do piso. 
Esta altura ajuda a circulação, induz uma contração da panturrilha que melhora o retorno de sangue para o coração e evita que a perna inche.



O mais confortável
O sapato ideal não deve apertar, é feito de material flexível, permite a transpiração e tem salto de 2 a 3 centímetros de altura. 

Se for comprar um calçado assim, prefira ir à loja no final da tarde, quando seu pé está mais inchado. E sempre verifique se há um dedo de folga na ponta.


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG 
EM 26 SET 2010
QUAL O TÊNIS CERTO PARA O MEU TIPO DE PISADA?






Contra-indicação no Pilates


O Pilates pode ser feito por todas as faixas-etárias, desde as crianças até os idosos. O ideal é que seja praticado em um ambiente que permita a concentração na atividade.


A única contra-indicação do método é para casos de lesões no sistema músculo-esquelético em processo de dor aguda. Passada essa fase, inicia-se a reabilitação, na qual o Pilates é utilizado para trabalhar a força muscular, a flexibilidade e o ganho ou recuperação de movimento.

Histórico do criador do método Pilates



Joseph Humbertus Pilates nasceu em 1880, nos arredores de Düsseldorf, na Alemanha. Desde criança muito doente, teve raquistismo, febre reumática e asma. 


Para superar sua debilidade física 
resolveu dedicar-se a esportes como
ginástica, esqui, boxe e luta romana, 
para adquirir força muscular e corpo saudável. 


Aos 14 anos, já exibia invejável boa forma e dedicou-se ao fisiculturismo chegando a posar para cartazes de anatomia (Panelli, 2006).

Segundo Dillman (2004), em 1912, Pilates mudou-se para a Inglaterra, onde exerceu várias atividades: lutador de boxe, performance em circo e instrutor de autodefesa. 

Quando a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) explodiu, Pilates, por ser alemão, foi confinado em um campo de prisioneiros, com outros compatriotas. Nesse período ele desenvolveu exercícios para manter a si e aos companheiros saudáveis. 


Usou as camas e outros artefatos para construir os protótipos dos aparelhos, que são encontrados ainda hoje nos estúdios de pilates. Anos depois, pilates atribui a esses exercícios a sobrevivência dos prisioneiros que não pegaram a epidemia de Influenza em 1918, que matou milhares de ingleses.  


Foi também o excelente condicionamento físico que os protegeu, inclusive, de outras doenças comuns em locais onde existe uma grande concentração de pessoas em condições desfavoráveis.

No final da guerra, Pilates voltou à Alemanha, onde continuou a desenvolver seu método, que chamou a atenção, em primeiro lugar, de membros do mundo da dança, como Rudolf Von Laban, Martha Graham e George Balanchine. 


Quando foi chamado para treinar a nova polícia da Alemanha, com seu método, Pilates resolver sair do país e escolheu os Estados Unidos para viver  (Abrami; Browne, 2003).

Em 1926, no navio, indo para Nova York, conheceu a enfermeira Clara, e logo descobriram afinidades: o interesse pela saúde e em como manter o corpo saudável. Mais tarde acabaram se casando. Durante a viagem, eles resolveram que iriam abrir um estúdio de fitness juntos, o qual veio a ser instalado no mesmo prédio de bailarinos famosos no New York City Ballet (Becker, 2003).

Na América, o método criado por Pilates continuou atraindo bailarinos, por complementar o treinamento tradicional deles. Mas também caiu no gosto de atores, atrizes, atletas, socialites e pessoas comuns, todos querendo praticar o único método que fortalece o corpo, sem deixá-lo excessivamente musculoso (CDOF, 1999).

Craig (2005) afirma que o método original trabalhava com a retificação da coluna, contração do abdômen, dos glúteos e do assoalho pélvico, que Pilates chamava de Power House. Ele dizia que todo movimento deve sair do abdômen. Estava correto. Só que, a partir do momento em que faz uma retificação de coluna, você está forçando a sua fisiologia.


Com a evolução científica, o Pilates moderno não trabalha mais com a coluna retificada, procura preservar e restaurar as suas curvas fisiológicas, com a posição neutra da coluna.

Pilates estava 50 anos à frente de seu tempo. 


A definição de Pilates para o condicionamento físico ideal é: obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, da saúde mental e ser capaz de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade nossas várias tarefas diárias (Camarão, 2004).
Fonte: fisioweb

Com que idade pode se iniciar a prática do Pilates?


Joseph Pilates só aceitava em seu Studio crianças à partir de 12 anos de idade por acreditar que crianças muito jovens, não apresentavam maturidade e concentração suficientes para a prática dos exercícios.