segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A FIBROMIALGIA COM O RPG



RPG X Fibromialgia, como funciona? 


Você já ouviu falar em RPG? RPG, Reeducação Postural Global, é um método utilizado por fisioterapeutas para o tratamento da dor e do desconforto causados por erros de postura. 

Sempre que nosso corpo sofre, ele consciente e/ou inconscientemente, reage. Cada um de nós tem, no entanto, sua própria resistência à agressão e sua própria maneira de reagir a ela. O que vemos é que muitas vezes a maneira de se defender é através de padrões de postura não fisiológicos – compensações. Tais padrões levam a vícios posturais que mais tarde passam a ser causa de mais dor e desconforto. Alimenta-se assim, um círculo vicioso. 

Quem tem Fibromialgia sofre uma agressão constante. Tem mais dor do que as demais pessoas, mais cansaço, mais sonolência e consequentemente mais dificuldade em suas atividades de vida diária. Sabemos que enfrentar essa situação requer grande esforço dos pacientes que, pouco a pouco, vão esculpindo em seu corpo a forma da sua dor.
Fibromialgia e RPG combinam muito! 

É importante lembrar que a duração e a frequência das sessões dependem de cada paciente. Toda ajuda é necessária no início e as progressões se dão lentamente. 

O paciente de Fibromialgia para realizar o RPG deverá, como em outras terapias, procurar um profissional que além de ter a formação específica em RPG (método original), trabalhe com dor crônica. A RPG requer do paciente uma participação muito ativa. Durante cada sessão o fisioterapeuta realiza pequenos ajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas (de pé, sentada ou deitada). Pode ser indicada sem limite de idade e, além da Fibromialgia, pode ser utilizada para a maioria das doenças do sistema músculo-esquelético, agudas ou crônicas.
Fonte:fibromialgia.com.br

VEJA TAMBÉM
MATÉRIA POSTADA NESTE BLOG
EM 16 MAIO 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário