sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA - FISIOTERAPIA CARDIOFUNCIONAL OU CARDIOLÓGICA#8



Fisioterapia tem campo de atuação amplo




A abordagem fisioterápica em Cardiologia está relacionada à prevenção e ao tratamento das doenças cardíacas através do exercício físico.


A reabilitação cardíaca envolve várias fases. Na hospitalar, o Fisioterapeuta evita complicações dos efeitos deletérios do repouso no leito e orienta quanto à prevenção dos fatores de risco. Nos pacientes cirúrgicos, cuida-se principalmente do sistema respiratório. O Fisioterapeuta também oferece suporte e cuidados com a ventilação mecânica. Nessa fase, o conhecimento da interação do coração com o pulmão e da manutenção da oferta de oxigênio adequada obriga o profissional a intensificar a atenção durante a ventilação, no desmane e na extubação.




Na fase ambulatorial, o objetivo é melhorar o status funcional. Os dados obtidos com o teste ergométrico, ou cardiopulmonar, fornecem informações que permitem avaliar as limitações funcionais dos sistemas envolvidos e prescrever exercícios com segurança e eficiência. “É importante que o profissional conheça a fisiologia do exercício, suas repercussões e principalmente as alterações fisiológicas e sintomatológicas das diversas doenças cardiovasculares”, alerta o vice-diretor do Departamento de Fisioterapia da SOCESP, Wladimir Musetti Medeiros.



No acompanhamento do paciente, visa-se ainda algum ganho de capacidade funcional, mas principalmente a manutenção do programa. O Fisioterapeuta passa a acompanhar o paciente à distância, devendo enfatizar e estimular a manutenção dos exercícios.

Pacientes com Insuficiência Cardíaca e transplantados merecem destaque. Na fase descompensada, ou na reabilitação pós-transplante, a intervenção por meio de exercícios respiratórios e motores é de suma importância.


VEJA TAMBÉM: FISIOTERAPIA DO SONO












Nenhum comentário:

Postar um comentário